NaColher / Receitas / Carnes

Pernil Assado

Preparos: 10 minutos
Preparação: 150 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Pernil Assado

O pernil assado é quase que obrigatório em festas de final de ano, principalmente nas casas mineiras. Ele tem presença garantida em quase todo evento que reúne mais de 4 pessoas, eu simplesmente adoro. Mais que isso: amo!⁣

O pernil assado é muito fácil de fazer, pois aqui quem pega pesado mesmo no trabalho é o forno (você só prepara a marinada). Depois de um bom tempo marinando e assando, a carne fica macia e suculenta, e a pele, crocante com aquela pururuca que o brasileiro ama.

pernil assado no forno pururuca

⁣O segredo para deixar seu pernil assado no forno suculento é ter paciência enquanto ele assa com papel alumínio, a dica é: para cada quilo de carne, deixe assar por 1 hora em forno baixo! E para ter um pernil assado suculento, investe em boas marinadas. Eu conheço quatro opções deliciosas. Marinada com laranja, com abacaxi e vinho branco, com açúcar a outra com temperos e vinho branco. Eu amo marinada com vinho branco, por isso vou ensinar ela.

Você sabia que pernil de porco cai bem acompanhamento agridoces? Invista em farofa adocicadas, saladas com frutas, um molho cremoso e adocicado para servir, por exemplo o molho de laranja. Um arroz natalino também vai bem!

Pernil Assado

Tenho certeza de que você irá amar essa receita de Pernil de Natal, ele fica extremamente macio, do tipo que puxamos com o garfo e a carne separa facilmente do pernil. Confira o passo a passado desta receita de pernil assado no forno suculento e prepare para receber seus amigos e família numa ocasião especial.

Lista de Ingredientes Marinada

Modo de Preparo da Marinada

  1. Comece descascando o alho, amassa bem e reserve - se desejar adicionar cebola corte em quartos: passe a faca pelo meio da raiz, descasque e mantenha a raiz de cada gomo, assim as pétalas ficam unidas.
  2. Transfira o pernil para m recipiente com tampa, de preferencia um não tão largo para podermos cobri-lo com a marinada. Tempere com o alho, as folhas de louro, os cravos, o alecrim, sal a gosto e a pimenta do reino. Esfregue bem esse tempere na carne usando as mãos.
  3. Regue toda a carne com o vinho branco e tampe ou cubra com plástico filme. Deixe marinar na geladeira por pelo menos 12 horas - vire a carne durante esse período para todos os lados ficarem imersos na marinada. Se preferir, deixe por 24 horas.

Lista de Ingredientes para Assar

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC (ou a temperatura mais baixa do seu forno). Retire o pernil da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno aquece - a carne não pode ir gelada ao forno.
  2. Transfira o pernil para uma assadeira, reserve o liquido separadamente. Descarte os cravos e as folhas de louro.
  3. Com um papel toalha seque bem a pele do pernil, aquela casca na parte superior. Com uma faca afiada faça cortes diagonais na pele, formando losangos - corte apenas a pele, superficialmente, sem chegar até a carne. Salpique a páprica, esfregue bem e regue a carne com azeite.
  4. Cubra a assadeira com 2 folhas de papel-alumínio, deixando o lado brilhando virado para dentro e leve ao forno para assar por 1h30 (1h para cada 1kg de carne). Para verificar, espete uma faca no centro da peça rente ao osso e verifique se o líquido sai limpo – se ainda estiver com sangue, deixe cozinhar por mais tempo.
  5. Assim que estiver assado, retire o papel-alumínio, adicione a marinada reservada e volte o pernil ao forno. Aumente a temperatura para 200 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 30 minutos ou até a pele ficar crocante. Se tiver a opção grill no seu forno, coloque!
  6. Retire do forno e sirva numa travessa rasa e grande.
Observações e dicas:
Você pode transferir o caldo da assadeira para uma panela e adicionar 1 colher de sopa de maisena dissolvida em 3 colheres de sopa de água. Levar ao fogo e mexer até engrossar, depois é só regar o pernil na hora de servir. Adicionar mel ao molho fica incrível.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100

Calorias211
Gorduras9
Carboidratos0
Proteinas29
Godura Saturada3
Sódio64

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *