NaColher / Receitas / Aves

Peru de Natal

Preparos: 60 minutos
Preparação: 120 minutos
Rende: 1 porção
Brasileira

Receita de Peru de Natal

A receita tão esperada, o tão aguardado peru de natal. Esse prato tão suculento, cheio de sabores e muito saboroso com certeza não deveria ser servido apenas em dezembro, só acho! Depois de ler está receita incrível de peru de natal assado, você com certeza irá querer faze-lo mais vezes ao ano.

Fala serio, Ceia de Natal sem peru, não dá né!! Essa carne macia e suculenta que já é tradição no mundo inteiro não poderia faltar aqui no NaColher. Existem centenas de maneiras de se preparar um peru assado, você pode fazer com ou sem recheio, com ou sem legumes, pode fazer no vinho ou na cerveja, com ou sem batatas, mas o único jeito que você não pode fazer é comprar um peru de natal temperado, acredite em mim.

fatias do peru de natal

Hoje eu vou te ensinar como fazer peru de natal de um jeito incrivelmente fácil e suculento. O seu peru irá ficar com a carne super macia e com uma crostinha dourada e crocante por fora. Depois é só terminar de montar a sua ceia de natal econômica com as outras dezenas de receitas que compartilhei.

Esse ano, faça você o peru assado no forno e chame os amigos e toda a sua família para prepararem um linda de deliciosa ceia de natal. E não esquece, se você fizer ai na sua casa, volta aqui para me contar o resultado e se você gostou.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Para manter a textura da carne, o certo é descongelar o peru de maneira lenta. Para isso, coloque-o sobre uma assadeira ainda na embalagem e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 24 horas na geladeira.
  2. Retire o peru da geladeira e separe os miúdos (você pode reservar na geladeira para fazer uma farofa). Coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e reserve.
  3. Pique as ervas frescas, reserve. Dentro de um recipiente junte a manteiga - ela precisa estar mole, como se fosse uma pomada. Junte as ervas picadas com a manteiga, adicione o alho amassado, as raspas da laranja, as raspas de limão, algumas gotas de limão, pimenta moída e sal a gosto. Adicione um pouco de azeite e misture bem.
  4. Usando os dedos, separe a pele do peru da carne, soltando sem rasgar - não use uma faca e não esteja com as unhas grandes.
  5. Pegue porções da manteiga temperada, coloque entre a carne e a pele, esfregue por todo o peru. passando manteiga entre a pele e a carne do peru
  6. Pegue o restante da manteiga temperada e passe sobre o peru, espalhando e esfregando bem.
  7. Corte 1 cebola em 4 partes, retire a casca e coloque dentro do peru. Corte também 1 limão siciliano e também coloque dentro de peru, reserve.
  8. Pique em cubos as outras 2 cebolas, o alho poró, a cenoura e amasse com a faca alguns dentes de alho como opcional. Junte tudo dentro de uma assadeira forrando o fundo, formando uma camada. vegetais picados dentro de uma assadeira para prepara o peru de natal
  9. Despeje o vinho branco sobre os vegetais, quase cobrindo tudo - também pode ser cerveja. Adicione alguns ramos de ervas frescas e coloque o peru. Cubra as pontas das asas e das coxas para não queimar e leve para assar.
  10. Asse o peru por aproximadamente 30 minutos a 230ºC.
Observações e dicas:
A primeira de todas é a limpeza! Verifique se está completamente limpo, por dentro e por fora. Retire os miúdos e lave a ave em água corrente, para que os líquidos escorram.
Outra dica é: escolha bem o recheio! Quanto mais suculento, melhor. Assim ele não vai ressecar a carne do peru assado. Uma farofa molhadinha de miúdos, vai super bem, porém legumes e ervas ficam ainda melhor para não roubar a cena do seu peru de natal.
Se você optou pelo peru recheado, não se esqueça de fechar bem as cavidades, para que o recheio não escape.
Para fazer o peru assada suculento, não esqueça de sempre regar com o molho.

Lista de Ingredientes para Pincelar

Modo de Preparo

  1. Amarre com um barbante as ervas e um pedaço de casca de laranja previamente lavada.
  2. Dentro de uma panela, coloque o vinagre, as ervas amarradas, a manteiga e leve ao fogo baixo.
  3. Deixe derreter em fogo baixo, mexendo as vezes, quando começar a ferver desligue o fogo e deixe amornar. retire as ervas amarradas.
  4. Retire o peru do forno, pincele o molho de manteiga.
  5. Volte o peru ao forno, mas agora em fogo baixo 160ºC, até que o pininho salte para fora. Pincelo o molho a cada 10 minutos para pegar bem o sabor.
  6. Quando o pino levantar, retire o papel alumínio, deixe mais 5 minutos no forno. Sirva em seguida.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 253

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 fatia fina

Calorias26 kcal
Gorduras0,9 g
Carboidratos0 g
Proteinas4 g

PERU PERFEITO

Aprenda como preparar, temperar e assar um peru delicioso com Mohamad Hindi

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *