NaColher / Receitas / Saladas e Molhos

Maionese Caseira

Preparos: 15 minutos
Preparação: 5 minutos
Rende: 1 porção
Francesa

Como Fazer Maionese Caseira

A maionese é a base para centenas de receitas, mas nem todo mundo sabe como fazer maionese caseira. Acredite preparar em casa é bem mais fácil do que se parece, você precisa apenas de quatro ingredientes: gema de ovo, óleo, limão e sal. O tipo de receita que no inicio parece que não vai dar certo, mas conforme o óleo é acrescentado, essa emulsão vai formando a maionese caseira.

Existem centenas de teorias para se saber de onde surgiu e quem inventou a maionese. Uma das teorias diz que a maionese, originalmente conhecida como mahonesa em castelhano e maonesa em catalão, e depois popularizada como mayonnaise na cozinha francesa, teria se originado na cidade de Maó e depois levada à França após a Batalha de Minorca de 1756, em que os franceses derrotaram os britânicos (fonte: Wikipédia). O sucesso foi tanto que a maionese passou a ser consumida mundialmente.

passando maionese na torrada

Atualmente temos varias maneiras de se fazer maionese caseira, tem até maionese com sabor. Algumas delas chegam a ser mais famosa que a maionese tradicional, como a maionese de alho e a maionese verde. Inicialmente ela era feita com gema crua, com as recentes descobertas e dos perigos que a gema cru pode trazer a nossa saúde, hoje muitas pessoas preferem preparar maionese com ovo cozido. Hoje vou te ensinar 3 receitas.

Fazer maionese caseira é muito simples e rápido, e se você é da turma que não faz maionese em casa porque “cansa o braço”? Aprenda como fazer maionese de liquidificador! Depois é só usar em varias receitas como a salada de maionese ou adicionar temperos para servir como maionese para churrasco.

Maionese Caseira Simples

Sem duvidas essa é a melhor e a mais saborosa maionese caseira, a verdade maionese de vó. No entanto, você para diminuir os riscos de usar gema cru, vocês precisa usar ovos frescos. Se não quiser arrisca, ainda irei ensinar mais duas receitas a seguir.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Antes de começar coloque o óleo na geladeira e deixe gelar por pelo menos 15 minutos - o óleo gelado emulsiona melhor a maionese. Evite usar óleo de soja, seu sabor é mais fortes que os outros óleos vegetais.
  2. Separe as claras da gemas - guarde as claras para preparar um omelete. Transfira as gemas para um liquidificador ou para um recipiente para bater com um mixer ou batedor de arames.
  3. Adicione suco de 1/4 de limão - basta dividir o limão em 4 partes e usar apenas uma, ou adicione 1/2 limão se desejar.
  4. Em seguida adicione a mostarda se desejar, o sal e a pimenta do reino a gosto, bata somente para misturar esses ingredientes.
  5. Abra apenas a tampinha central do liquidificador e comece a bater, adicione o óleo em fio, bem devagar, até a maionese ficar firme - a quantidade de óleo necessária pode ser menor, dependendo do tamanho dos ovos. Atenção: não coloque o óleo de uma só vez a maionese pode talhar. Bata até a maionese emulsificar bem. Adicionando oleo em fio para fazer a maionese caseira
  6. Sirva em seguida. Maionese caseira pronta
  7. Ou ou transfira para um pote de vidro com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 3 dias.
Observações e dicas:
Se optar por adicionar o iogurte para dar um sabor mais acido a sua maionese, adicione óleo somente até criar um creme grosso, pare de bater e adicione 2 colheres de sopa de iogurte natural.

Maionese com Ovo Cozido

Está com receio de preparar maionese usando gema de ovo cru? Não se preocupe, vou te ensinar como fazer maionese com ovo cozido, melhor ainda ela é sem óleo, saudável e ainda sim deliciosa. Assim você não precisa se preocupar!

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Cozinhe os ovos por 15 minutos em água fervente. Deixe esfriar completamente, retire a casca e deixe na geladeira.
  2. Enquanto isso, asse o alho para tirar a acidez e deixa-lo ainda mais suculento para nossa receita. Embrulho o alho com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200º C por 15 minutos. Retire do forno, retire do papel alumínio e aperto os dentes de alho, eles iram desmanchar, a casca irá sair facilmente.
  3. Coloque o alho assado e amassado no liquidificador, adicione os ovos cozidos e gelados, adicione o creme de leite ou iogurte natural o sal e se desejar 1/4 de suco de limão.
  4. Bata até obter um creme homogêneo.

Maionese com Leite

Não quer se arriscar em preparar maionese com ovo? Então que tal trocar as gemas e os ovos cozidos por leite? É bem simples, fácil e dá super certo. Na hora ela fica cremosa no dia seguinte vira quase que um mousse de tão firme e cremosa.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Deixe o óleo gelar por 15 minutos.
  2. Dentro de um liquidificador coloque o leite gelado, o alho previamente amassado, suco de 1/4 de limão, sal e pimenta do reino a gosto.
  3. Bata por 1 minuto e comece a adicionar o óleo em fio com o liquidificador ainda batendo. Adicione e bata até obter um creme.
  4. Sirva em seguida ou transfira para um pote de vidro e armazene por até 3 dias na geladeira.
Observações e dicas:
Você pode preparar uma maionese verde adicione cheiro verde picado, aproximadamente 1/2 xícara.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 colher de sopa

Calorias37 kcal
Gorduras6 g
Carboidratos0,6 g
Godura Saturada1,1 g
Sódio89 mg

COMO FAZER MAIONESE CASEIRA

Nesse vídeo você vai aprender a fazer uma bela maionese.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *