NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Arroz a Grega

Preparos: 10 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Arroz a Grega

Sem duvidas nenhuma esse é o MELHOR arroz a grega da face da terra. Prático, gostoso e muito fácil de fazer. Por isso a dica de almoço de hoje é arroz a grega tradicional, tradicionalmente servido na ceia de natal, mas tão simples e fácil de fazer que aqui em casa ele aparece sempre!

O arroz a grega geralmente é composto por arroz cozido, uva passa e pequenos pedaços de legumes, como cenoura, ervilha, milho e decorado com salsinha. Algumas pessoas até reatualizam o arroz do dia anterior para preparar esse prato, é uma ideia boa para quem não gosta de desperdiçar comida. Já eu gosto de cozinhar o arroz junto com os legumes, esse é o meu segredinho!

Para quem não conhece ou nunca comeu, o arroz à grega é aquele arroz todo colorido delicioso, lindo que é servido normalmente dentro de uma travessa e que depois que se dá a primeira garfada, é impossível parar de comer. Com carne ou sem ele é delicioso. O arroz à grega simples é tradicionalmente brasileiro e motivo da receita ter recebido um nome de origem estrangeira é um verdadeiro mistério, pois esse prato não tem nenhuma relação com a Grécia, rs. Vai entender!

Arroz a grega pronto

Por aqui sempre que vamos fazer um almoço em família ou me pedem para preparar um arroz para churrasco, eu invento de fazer esse arroz a grega com bacon. Não tem segredo, é só juntar tudo e pronto. O mais gostoso de se fazer o arroz a grega é que você pode usar o que tiver em casa, desde que use uva passa o nome se mantem intacto!

Com um sabor incrível essa receita especial de natal fica deliciosa e super colorida para decorar qualquer almoço ou jantar.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Lave os legumes/vegetais, pique a cenoura em cubinhos bem pequenos, a cebola e os outros legumes - se for adicionar bacon, frite sem óleo antecipadamente e deixe reservado.
  2. Dentro de uma panela grande, adicione óleo ou azeite. Acrescente a cebola e o alho e leve ao fogo baixo, deixe dourar.
  3. Em seguida, acrescente a cenoura, o milho e o restante dos legumes - aqui vou adicionar pimentão colorido picadinho e ervilha. Deixe refogar por 5 minutos em fogo baixo, ou até que os legumes fiquem macios. Refogando legumes para arroz a grega
  4. Desligue o fogo e adicione os temperos desejados - adicionei páprica e chicichurri.
  5. Adicione as duas xícaras de arroz cru e cubra com as quatro xícaras de água, pode ser fervendo ou em temperatura ambiente. Tampe a panela e deixe cozinhar em médio/baixo até que toda a água tenha evaporado completamente. Cozinhando o arroz a grega
  6. Desligue o fogo, adicione a uva passa e misture tudo.
  7. Finalize com salinha e cebolinha a gosto como opcional.
Observações e dicas:
Bacon opcional, você pode fritar antes e juntar com o arroz na hora de servir.
Se desejar dar ainda mais sabor ao seu arroz a grega, cozinhe-o com caldo de legumes caseiro ou caldo de frango.
Você pode usar uva passa branca ou roxa.
Você também pode misturar todos os ingredientes dentro de uma forma, adicionar a água e cobrir com papel a alumínio. Depois é só assar a 200°C por 25 minutos. Retirar o papel alumino e voltar ao forno por mais 30 minutos ou até que a água seque.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100

Calorias121
Gorduras2,3
Carboidratos22,27
Fibras1,2
Proteinas2,5
Sódio231

ARROZ À GREGA

Simples e muito fácil de fazer.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *