NaColher / Receitas / Prato Principal

Bacalhau Zé do Pipo

Preparos: 15 minutos
Preparação: 45 minutos
Rende: 5 porções
Portuguesa

Receita de Bacalhau Zé do Pipo

Você já se imaginou saboreando um delicioso bacalhau Zé do Pipo na Semana Santa? Pois bem, é exatamente isso que eu quero te convidar a experimentar. O bacalhau Zé do Pipo é uma verdadeira tradição da culinária portuguesa, mas que já ganhou o coração de pessoas do mundo todo!

O nome bacalhau Zé do Pipo não é apenas uma designação culinária, ele vem de uma homenagem a José Valentim, carinhosamente conhecido como “Zé do Pipo”. Este personagem foi o proprietário de um restaurante tradicional na cidade do Porto, em Portugal, e é creditado como o autor desta receita icônica.

A receita em si é uma celebração do bacalhau, um ingrediente venerado na gastronomia portuguesa. Com camadas de sabor a cada garfada, o bacalhau Zé do Pipo é uma experiência culinária completa, uma mistura de aromas que certamente vai conquistar o seu paladar.

O bacalhau Zé do Pipo é uma ótima receita para a Semana Santa e seguindo esse passo a passo, você consegue preparar na sua casa mesmo! Inclusive, se você gosta da cozinha portuguesa, aqui no NaColher você encontra outras receitas, como o cremoso Bacalhau com Natas. Dá uma conferida no site depois. Agora, bora aprender como fazer bacalhau Zé do Pipo!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Primeiro, descasque as batatas e corte-as em pedaços menores para cozinhar mais rápido. Leve para ferver na água com sal até ficarem bem macias.
  2. Enquanto isso, em outra panela adicione o leite, a noz moscada e o alho bem amassado. Ligue o fogo médio para aquecer. Assim que estiver bem quente, adicione o bacalhau e deixe ferver por, aproximadamente, 10 minutos. Reserve.
  3. Depois, amasse bem as batatas, adicione manteiga e um pouco da água do seu cozimento. Misture bem e adicione aos poucos o leite em que o bacalhau foi cozido até o purê chegar em uma consistência cremosa. Reserve.
  4. Leve uma frigideira ao fogo baixo, adicione bastante azeite até cobrir todo o fundo e, assim que ele aquecer, adicione as cebolas cortadas em tiras. Deixe dourar em fogo baixo até elas murcharem - pode temperar com o que quiser as cebolas, eu utilizei somente sal.
  5. Para a montagem, em uma travessa que pode ir ao forno, coloque a cebola e espalhe bem para forrar todo o fundo.
  6. Depois, coloque as peças cozidas de bacalhau por cima e tempere com pimenta-do-reino e azeite.
  7. Nas laterais da travessa, coloque o purê de batata cobrindo todos os espaços vazios. E, por fim, adicione maionese e queijo ralado por cima do bacalhau - aqui, você também pode cobrir o peixe com requeijão e queijo ralado, fica a seu critério.
  8. Leve a forma para o forno pré-aquecido a 200ºC por, aproximadamente, 15 minutos ou até o queijo derreter e gratinar.
  9. E está pronto, um delicioso bacalhau Zé do Pipo! Bom apetite!

Armazenamento:

Geladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 60 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 79

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 320 g

Calorias428,38 kcal
Gorduras19,02 g
Carboidratos8,75 g
Proteinas53,10 g

Sugestão de Cardápio

Veja outras receitas para acompanhar esse delicioso bacalhau zé do pipo!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *