NaColher / Receitas / Peixes

Bacalhau à Portuguesa

Preparos: 15 minutos
Preparação: 45 minutos
Rende: 7 porções
Brasileira

Receita de Bacalhau à Portuguesa

Bacalhau à Portuguesa! Falar de bacalhau remete a família, Natal, semana santa. Mas porque esse nome? O peixe está diretamente relacionado ao sucesso das pescas no Porto no século XVI e as viagens marítimas portuguesas. Sendo assim um prato muito consumido pelos portugueses.

E você sabia, que o bacalhau não é um peixe especifico, mas sim cinco espécies de peixes submetidos a um processo de salga e secagem.

Hoje vou ensinar como fazer bacalhau no forno à portuguesa, do jeitinho que minha família faz. Detalhe, a família da minha mãe é de descendentes direto dos portugueses. A receita não tem segredo e nem precisa ser um masterchef para preparar. É só juntar tudo dentro de uma assadeira e ter paciência na hora de assar.

Bacalhau a Portuguesa3

Na minha opinião o bacalhau à portuguesa é uma dos pratos mais fáceis, práticos e saborosos de fazer para sexta feira santa. E se você esqueceu de dessalgar o bacalhau na noite anterior, veja como dessalgar o bacalhau rápido!

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Na noite anterior, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 24 horas na geladeira - troque a água a cada 4 horas durante o processo, sempre use água fria; Bacalhau a Portuguesa4
  2. No dia do preparo, preaqueça o forno a 200º C.
  3. Lave e seque os pimentões e os tomates cerejas. Corte cada pimentão ao meio e descarte as sementes; corte em seguida as metades em tiras. Descasque a cebola e corte em fatias. Lave bem a casca das batatas, corte no sentido do comprimento, corte cada parte ao meio e depois ao meio novamente.
  4. Escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Adicione o alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a ferver, abaixe o fogo e conte 5 minutos. Desligue.
  5. Com uma escumadeira retire o bacalhau e transfira para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque batatas. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos - espete com um garfo para verificar se estão macias por dentro e firmes por fora. Escorra as batatas e reserve.
  6. Regue o fundo de uma assadeira com azeite, disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. Entre as postas, coloque as batatas, adicione também os pimentões, os tomates, as cebolas, o alho descascado e dividido ao meio, as azeitonas e cubra com papel alumínio. Se desejar salpique sal e pimenta a gosto. Regue tudo com o azeite restante. Bacalhau a Portuguesa2
  7. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau com o líquido da assadeira e volte ao forno por mais 15 minutos. Bacalhau a Portuguesa1
  8. Cozinhe os ovos em água fervente por 10 minutos. Descasque e corte ao meio. Quando o bacalhau estiver pronto decore com os ovos e sirva a seguir.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100

Calorias211
Gorduras10
Carboidratos8
Colesterol57
Proteinas19
Godura Saturada2
Sódio401

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *