NaColher / Receitas / Peixes

Bacalhau com Natas

Preparos: 720 minutos
Preparação: 70 minutos
Rende: 10 porções
Portuguesa

Receita de Bacalhau com Natas

O bacalhau com natas é uma das formas mais deliciosas de se preparar esse peixe com sabores tão intensos, na minha opinião. No preparo, eu ainda vou te dar algumas dicas de como dessalgar o bacalhau, facilitando ainda mais a sua vida!

Se você quiser, já anota as dicas e prepare a receita porque essa é uma ótima opção para a quaresma, em que os frutos do mar e os peixes tornam-se protagonistas nas refeições. O bacalhau com natas também pode ser uma escolha muito certeira para o domingo de páscoa, em que toda a família reunida poderá aproveitar esse prato delicioso!

O bacalhau faz parte da tradição portuguesa e há quem diga que existem mais de 365 formas de cozinhá-lo, uma para cada dia do ano, acredita? O peixe que foi introduzido na cozinha brasileira somente no século 19, faz sucesso em nosso país até hoje, principalmente nas comemorações mais religiosas como a semana santa.

Apesar de ser um prato delicioso, eu entendo que às vezes criamos uma barreira de desafios quando vamos preparar um peixe tão específico. Mas, eu te garanto, seguindo o passo a passo da receita de hoje, você vai conseguir fazer um maravilhoso bacalhau com natas.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Como a forma mais fácil de encontrar o bacalhau é ele salgado e curado, o primeiro passo é dessalgar o peixe. Para isso, lave os pedaços de bacalhau para retirar todo o excesso de sal.
  2. Depois, transfira os pedaços para um recipiente com bastante água gelada, o suficiente para cobrir toda a carne. Acrescente alguns cubos de gelo e leve para a geladeira por 4 horas. Após esse tempo, retire o bacalhau da geladeira, troque a água e os gelos, e repita esse processo por mais duas vezes - eu deixei o meu bacalhau dessalgando por 12 horas no total e foi o suficiente.
  3. Agora vamos para o preparo do bacalhau com natas. Primeiro, leve uma panela grande para o fogo alto com bastante água e já com o bacalhau - pode colocar um pouco da água salgada também para dar mais sabor.
  4. Deixe o bacalhau cozinhando por, aproximadamente, 20 minutos.
  5. Enquanto isso, vamos preparar as outras partes. Em uma frigideira grande ou panela larga com uma quantidade boa de azeite, coloque as cebolas cortadas em meia lua e deixe cozinhar em fogo baixo.
  6. Assim que as cebolas começarem a cozinhar, esmague os dentes de alho e adicione os pedaços inteiros sem casca, e tempere como preferir.
  7. Nesse meio tempo, o bacalhau já cozinhou. Por isso, retire os pedaços com uma peneira e passe-os diretamente para a panela com a cebola.
  8. Na água em que o bacalhau foi cozido, adicione as batatas cortadas em pequenos cubos - e aqui, você pode utilizar a batata que preferir, seja inglesa, baroa, doce ou até mesmo batata frita, ok? - se for a batata frita, basta pular esse passo e servir como acompanhamento depois.
  9. Assim que as batatas cozinharem, retire do fogo. Reserve.
  10. Adicione um pouco mais de azeite e misture bem o bacalhau com a cebola e o alho.
  11. Prove o tempero e ajuste conforme necessário.
  12. Com a panela ainda com fogo ligado, adicione a farinha de trigo e misture bem. Depois, adicione o leite integral e o creme de leite fresco - pode ser nata ou creme de leite de caixinha também, caso prefira.
  13. Mexa bem até começar a engrossar, depois abaixe o fogo e continue misturando para não queimar embaixo - nesse passo, você pode fazer seguindo o que ensinei ou também pode fazer o molho Bechamel separadamente e juntar com o bacalhau depois, fica a seu critério.
  14. Experimente e acerte os temperos.
  15. Para finalizar, passe as batatas cozidas em um refratário que possa ir ao forno e tempere como preferir. Adicione o bacalhau, misture e espalhe bem.
  16. Por cima, coloque farinha panko espalhada por toda superfície e, depois, o parmesão ralado e um pouco de azeite - se você quiser acrescentar mais algum complemento, como azeitonas ou alcaparras, fica à sua escolha.
  17. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC de 20 a 30 minutos - até dourar a parte de cima.
  18. Deixe descansar por 5 minutos e está pronto! Só servir e aproveitar o seu bacalhau com natas!

Armazenamento:

Geladeira: 4 diasNotas: Armazenar em refratário com tampa. Recomenda-se congelar somente o bacalhau cru.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 200 g

Calorias350 kcal
Gorduras21 g
Carboidratos24 g
Proteinas16 g
Sódio380 mg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *