NaColher / Receitas / Salgados

Bolinho de Bacalhau com Batata

Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira

Receita de Bolinho de Bacalhau com Batata

Ora, pois, se não vamos aprender a fazer um magnífico bolinho de bacalhau com batata? Esse bolinho é uma herança portuguesa! O bolinho de bacalhau, ou pastel de bacalhau, é muito servido em bares e botequins. Faz maior sucesso aqui no Brasil, assim como na Espanha, França e Angola. Uma comida que atravessou mares e caiu no paladar do mundo todo.

Eu comi muito bolinho de bacalhau na minha mãe. Ela é craque em fazer essa receita. Era certo que todo domingo ela colocava um Zeca Pagodinho a tocar, abria uma cerveja e fazia seus bolinhos de bacalhau com batata. Era uma delícia! Todo mundo curtindo a música, apreciando a comida, batendo um bom papo e claro, aproveitando uma cerveja geladinha. Bons tempos…

bolinho de bacalhau com batata

Hoje eu tento fazer esse mesmo ritual que a minha mãe. Procuro unir minha família para comer um bolinho de bacalhau com batata. Está virando tradição da família já que eu pretendo passar para os meus filhos, e espero que eles passem para os filhos deles e assim por diante. Gerações e gerações da nossa família aproveitando um delicioso bolinho de bacalhau com batata. Eaí na sua família, o bolinho de bacalhau com batata também vai virar tradição?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Lave bem as batatas, em seguida enrole em papel alumínio e leve ao forno para assar - se preferir, você pode assar na panela de pressão com pouca água para não ficar muito úmida na hora de fazer o bolinho. Assim que a batata estiver bem macia, retire do forno, espere esfriar, descasque, pique em cubos e reserve.
  2. Descasque o alho e pique miudinho. Reserve. Descasque a cebola e descarte a casca, pique e também reserve. Faça o mesmo com a salsa.
  3. Coloque o bacalhau em uma panela com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar para retirar todo o sal por 10 minutos. Assim que estiver bem cozido, retire do fogo, e desfie o bacalhau.
  4. Leve uma panela ao fogo, coloque um fio de azeite e acrescente o alho e a cebola. Refogue. Acrescente o bacalhau, salsinha e o sal. Misture bem e desligue o fogo. cozinhando o bacalhau
  5. Em uma tigela esmague as batatas até virar um purê. Acrescente a pimenta e rale a noz moscada por cima.
  6. Junte o bacalhau ao purê de batata e misture com uma colher. Após, adicione os ovos, mexa até que todo ovo se misture com os outros ingredientes. Para certificar que não tem nenhum espinho, mexa com as mãos.
  7. Passe duas colheres de sopa no óleo, depois, tire um pouco da massa de bacalhau e modele com as duas colheres - o óleo serve para o bolinho não grudar nas colheres. Repita o processo até que finalize toda a massa.
  8. Coloque óleo em uma panela, mas não pode cobrir os bolinhos. Depois leve a panela ao fogo e deixe o óleo esquentar, em seguida acrescente os bolinhos e frite-os. Vire os bolinhos para que fritem igualmente.
  9. Retire os bolinhos do fogo, coloque em um prato com papel toalha e é só consumir. Bom apetite!

Observações e dicas

Você também pode cozinhar a batata na água, caso a massa fique mole, adicione 2 colheres de sopa de amido de milho.
Se desejar um bolinho com sabor mais marcante, use 150g de batata e 450 de bacalhau.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias201 kcal
Gorduras10,49 g
Carboidratos12,38 g
Proteinas13,65 g

Como Fazer Bolinho de Bacalhau com Batata

Veja com o Receitas do Clau como preparar um incrível bolinho de bacalhau com batata.

Sugestão de Cardápio

Veja algumas opções deliciosas para servir com o bolinho de bacalhau com batata.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *