NaColher / Receitas / Sobremesa

Goiabada Cascão

Preparos: 60 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 20 porções
Brasileira

Receita de Goiabada Cascão

Hmmm, goiabada cascão. Quem não ama goiabada? Esse simples doce pode virar uma sobremesa depois do almoço, bom pra quem quer comer algo rápido sem exagerar, e ainda pode ser comido com queijo minas, virando o clássico Romeu e Julieta. Eu amo comer com aqueles biscoitos cream cracker, sabe? O salgado do biscoito com o doce da goiabada, pra mim, é uma excelente combinação. Aqui em casa a gente gosta tanto de inventar receitas com goiabada de corte que até misto de queijo e goiabada já fizeram. Dá pra ver que a goiabada cascão é bem versátil.

goiabada cascao

A goiabada cascão pronta no mercado é gostosa e é uma opção mais fácil, mas depois de aprender como fazer doce de goiabada de cortar, você vai ver que a opção caseira é tão gostosa (e nem é difícil de preparar) que dará adeus a goiabada do mercado, além de ser uma opção mais saudável.

A goiabada comum surgiu no Brasil quando os colonos portugueses queriam substituir o marmelo pela goiaba na fabricação da marmelada, doce típico de Portugal. Já o nome goiabada cascão tem duas versões para ter esse nome. A primeira diz que a goiabada feita pelas cozinheiras escravas só levava a polpa da fruta, sobrando as sementes e as cascas para os escravos, que as cozinhavam juntas e acaba ficando com pedaços da fruta aparente, dando origem ao nome Goiabada cascão. A segunda história diz que ela tem esse nome por conta dos resquícios do papel escurecido que embalava a goiabada, que se desfazia quando estava pronta e seca.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Lave e higienize as goiabas. Dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água e deixe as goiabas de molho por 15 minutos. Jogue a água fora e lave novamente em água corrente.
  2. Em uma vasilha, tire a casca de metade das goiabas e retire a semente de todas elas com uma colher.
  3. Leve a polpa com as sementes para bater no liquidificador. Adicione um pouco de água e bata por cerca 1 minuto.
  4. Em uma panela grande, peneire a polpa e as sementes batidas, descartando o que sobrar na peneira.
  5. Adicione o açúcar (pode adicionar menos açúcar ou trocar por açúcar demerara ou adoçante forno e fogão), o suco de limão e as goiabas com casca. Para cada 1 kg de goiabada, pode-se usar aproximadamente 400 g de açúcar.
  6. Comece a cozinhar em fogo alto, tampando a panela para esquentar mais rápido, e mexa de vez em quando. Depois que começar a ferver, diminua o fogo e termine de cozinhar em fogo médio.
  7. Quando começar a engrossar, adicione água para dissolver ainda mais a casca da goiaba. Desligue o fogo quando começar a soltar do fundo da panela.
  8. Em uma vasilha pequena com água, pingue uma gota da goiaba preparada, retire da água e aperte com os dedos, se conseguir modelar já está no ponto. Depois disso, coloque o doce em uma forma forrada com plástico e leve ao freezer até endurecer, ou deixe na geladeira.
  9. Coloque a goiabada congelada em uma tábua de carne ou em um prato e corte em fatias.
  10. Sirva em seguida.

Armazenamento:

Geladeira: 15 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Dentro de um pote fechado com tampa.

Anotações

Se colocar menos açúcar, lembre-se de que o doce poderá ficar mais mole.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 fatia

Calorias125 kcal
Gorduras0 g
Carboidratos31 g
Proteinas0 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *