NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Chips de Coco

Preparos: 20 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Chips de Coco

Às vezes, o coco me surpreende por ser um fruto tão versátil. Com ele você pode beber a água de coco, ralar bem para polvilhar bolos e tortas, fazer leite, óleo, farinha ou manteiga de coco, entre várias outras possibilidades. Com tudo isso, dá até para fazer um recheio de prestígio, o qual pode ser usado em diversas sobremesas também. Mas um dos meus preferidos é esse chips de coco que vou ensinar para você!

como fazer chips de coco

Assim como o próprio fruto, o chips de coco também pode ser muito versátil. Dependendo do tempero utilizado, você pode fazê-los doces, salgados ou até picantes. Claro que você pode comer eles puros também. Você pode servi-lo tanto com um cafézinho da tarde quanto com um sorvete de sobremesa, ou quem sabe salpicar por cima de um bolo para decorar. São muitas opções, basta usar sua imaginação!

Eu sei que o chips de coco pode ser facilmente encontrado em supermercados ou em lojas de produtos orgânicos, mas, cá entre nós, o preço pode ser bem salgado. Por isso, eu prefiro fazer os meus próprios chips de coco e, vira e mexe, alguns familiares ou amigos me pedem para ensiná-los a fazer. Agora, ao invés de enviar um áudio para cada um, já vou deixar a receita pronta aqui no site!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Com uma faca, encontre o buraco mais macio do coco e faça um furo nele. Coloque-o virado em um copo para escorrer toda a água e reserva-a para beber depois - no lugar da faca, você também pode usar uma chave de fenda limpa.
  2. Coloque o coco direto na grade do forno pré-aquecido a 200°C e deixe assar por cerca de 20 minutos. Quando retirar do forno, a casca do fruto deve estar toda rachada.
  3. Com o coco ainda morno, bata nele com um facão ou um martelo limpo até conseguir retirar toda a casca - aqui você também pode usar uma chave de fenda limpa, se preferir.
  4. Com uma faca, corte a carne do coco em pedaços menores. Utilize um pano limpo para secar bem cada pedaço.
  5. Com um descascador de legumes, rale os pedaços de coco para formar os chips. Rale até acabar todo o fruto (é um processo demorado, mas que vale a pena) - não recomendo usar a faca para isso, pois pode demorar bem mais.
  6. Leve metade dos chips de coco a AirFryer a 160°C por 10 minutos, lembre-se de mexer para não queimar. Em seguida, repita o processo com a outra metade dos chips - o ideal é distribuir as lascas de coco pela base do cesto da AirFryer para que todos assem de forma uniforme.
  7. Outra opção é assar no forno. Para isso, unte uma forma e distribua os chips de coco, tentando não deixar um em cima do outro. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, mexa os chips e depois deixe por mais 12 a 15 minutos no forno.
  8. Quando os chips de coco estiverem bem douradinhos e crocantes, você já pode servir!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 1 mêsGeladeira: 3 mesesFreezer/Congelador: Não recomendadoNotas: Dentro de um recipiente hermético, pode ser um saquinho estilo zip lock ou pote com tampa.

Anotações

Outra alternativa para abrir o coco é colocá-lo dentro de um saco plástico, levar ao congelador por 12 horas no mínimo e, depois, utilizar o martelo ou o facão para retirar a casca.
Se você tiver, pode usar um mandolin (um fatiador de frutas e legumes) no lugar do descascador, desde que ele possa cortar bem lascas fininhas igual o chips.
Cuidado para não deixar muito tempo no forno, pois os chips de coco queimam com muita facilidade.
Se quiser, antes de levar ao forno, você pode temperar com sal, páprica, lemon pepper, açúcar de coco, molho de pimenta etc.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 96

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 20 g

Calorias88 kcal
Gorduras7,2 g
Carboidratos4,2 g
Colesterol0 mg
Fibras6,6 g
Proteinas1,5 g
Godura Saturada4,0 g
Sódio20 mg
Açúcar0 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *