NaColher / Receitas / Prato Principal

Charuto de Repolho

Preparos: 15 minutos
Preparação: 45 minutos
Rende: 13 porções
Árabe

Receita de Charuto de Repolho

Se você está procurando uma receita diferente para surpreender as pessoas, chegou o momento de aprender a como fazer um charuto de repolho muito prático! Apesar de ser simples de preparar, esse prato dá a impressão de que foi difícil, deixando você com cara de cozinheiro profissional (risos).

O charuto de repolho é bastante popular nos restaurantes de culinária árabe, mas ele foi criado na Grécia, diferente do que muitas pessoas pensam. E só mais tarde ele foi incorporado aos pratos mediterrâneos, onde tornou-se uma iguaria por toda a região, como o Líbano, a Síria e a Turquia.

charuto de repolho

Além de ser muito saboroso, o charuto é um prato muito versátil, pois pode ser recheado de diversas formas, com muitos tipos de carnes, arroz, temperos e vegetais, agradando os amantes de carne e os vegetarianos. Ele também pode ser feito com outros “embrulhos”, como a folha de uva ou com couve, mas hoje vou te ensinar o charuto de repolho porque é um dos mais práticos e baratos.

Você vai ver como o preparo dele é simples e ainda rende muitas porções, perfeito para um almoço em família ou um encontro de amigos. Vamos lá?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. O primeiro passo é preparar o recheio. Para isso, em um refratário grande adicione a carne moída, o arroz cru, um tomate picado, metade da cebola triturada, o alho amassado, cheiro verde e temperos a gosto - eu utilizei chimichurri, alho em flocos, curry, cebola em pó e sal.
  2. Misture todos os ingredientes com a mão higienizada até que todos os itens e temperos se incorporem e a massa fique homogênea. Reserve.
  3. Agora, para o preparo do repolho, retire o miolo da parte de baixo, mantendo a cabeça do repolho inteira - com a ajuda de uma faca, com cuidado, faça um círculo na parte inferior do repolho e retire o miolo do caule por completo. Isso vai ajudar com que as folhas saiam inteiras e sem rasgar.
  4. Comece retirando uma folha de cada vez, por baixo, bem devagar para mantê-las inteiras. Tire uma quantidade razoável considerando o tamanho do seu repolho, e se precisar de mais, retire novamente depois.
  5. O próximo passo é escaldar as folhas inteiras por 2 minutos na água fervente. Para isso, em uma panela média, ferva a água e adicione quantas folhas couber e retire quando elas estiverem maleáveis - esse passo é essencial para conseguirmos enrolar os charutos sem quebrar o repolho.
  6. Com as folhas escaldadas, chegou o momento de recheá-las. Para facilitar o processo, comece retirando o relevo do caule que fica do lado exterior de cada folha, deixando uma superfície mais reta para a montagem dos charutos.
  7. Depois, molde o recheio no formato de um quibe, mais ou menos, e coloque-o sobre a parte funda da folha, deixando um espaço nas laterais.
  8. Enrole a massa com o repolho, faça a primeira dobra, feche as laterais e termine de enrolar até o final, formando o charuto - você pode colocar palitos para manter o charuto fechado.
  9. Repita os mesmos passos até acabar o recheio e reserve os charutos prontos.
  10. Para o molho, em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite e adicione metade de uma cebola picada, alho triturado e frite-os até dourar.
  11. Adicione o extrato de tomate, um tomate picado e temperos a gosto - eu coloquei orégano para dar um toque especial, mas fica a sua escolha. Finalize com a água, deixe ferver e acerte o tempero se precisar.
  12. Com o fogo ainda ligado, acomode os charutos no molho, sempre com a emenda para baixo.
  13. Pode colocar duas ou mais camadas, dependendo do tamanho da sua panela. E se o seu molho não for suficiente, pode acrescentar um pouco mais de água até cobrir os charutos.
  14. Deixe cozinhar em fogo alto por 30 minutos - para que os charutos de cima não fiquem com arroz duro, coloque uma tampa menor ou um prato para empurrá-los para baixo enquanto cozinham.
  15. Desligue o fogo e prontinho, um delicioso charuto de repolho para você curtir aí na sua casa!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Armazene em potes herméticos.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 92

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 150 g

Calorias165 kcal
Gorduras6,29 g
Carboidratos18,87 g
Fibras2,3 g
Proteinas8,53 g
Godura Saturada1,49 g
Sódio269 mg
Açúcar3,72 g

Sugestão de Cardápio

Veja outras receitas para acompanhar o charuto com repolho.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *