NaColher / Receitas / Prato Principal

Arroz Paraense

Preparos: 15 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira

Receita de Arroz Paraense

Uma clássica receita do Pará, o arroz paraense é tradicional e tem aquele toque conhecido das folhas de jambu. Se você quer se teletransportar para o norte do país em uma receita, chegou o seu momento!

O Pará é muito conhecido por sua gastronomia única e maravilhosa. Muito reconhecida por pratos, como o pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá, o caruru e por colocarem o açaí natural em tudo quanto é refeição.

Não existem registros de como o arroz paraense surgiu, mas há quem conte que ele foi sendo formado pelo hábito de fazerem um arroz com as sobras de diferentes alimentos da cozinha paraense. E, desde então, ele vem sendo aperfeiçoado e se tornou esse delicioso arroz típico da região.

O sabor dele é bem único e só experimentando mesmo para descobrir! Então, até você marcar sua próxima viagem para o estado do Pará, você pode ir treinando e criando suas próprias versões de arroz paraense, começando por essa receita que eu vou te ensinar agora! Vamos lá?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. No arroz paraense, são utilizadas somente as folhas do jambu, então retire-as do talo e lave bem - algumas pessoas colocam um pouquinho do talo também, mas fica a sua escolha.
  2. Em uma panela grande, coloque o óleo para refogar a cebola cortada em cubinhos e o alho picado - eu também coloquei quatro pimentas-de-cheiro para dar mais sabor, mas esse passo é opcional. temperos para camarão e arroz paraense
  3. Assim que eles começarem a dourar, acrescente o camarão cozido e refogue mais um pouco para temperá-los - algumas pessoas fazem sem o camarão, ele é opcional caso você prefira. camarão e arroz paraense
  4. Adicione o cheiro verde picadinho e mexa novamente.
  5. Depois, adicione o arroz, misture e refogue um pouco. refogando arroz para arroz paraense
  6. Coloque o tucupi, a água e o jambu, e misture para incorporar os ingredientes. jambu no arroz paraense
  7. Tampe a panela e deixe cozinhar até o arroz ficar no ponto ideal - se você achar que precisa de mais líquido, pode adicionar um pouco mais de água e de tucupi. _arroz paraense pronto
  8. Assim que o líquido secar, o arroz paraense está pronto! Só aproveitar!

Armazenamento:

Geladeira: 4 diasNotas: Armazenar o arroz em potes com tampa na geladeira.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 200 g

Calorias216 kcal

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *