NaColher / Receitas / Frutos do Mar

Camarão à Provençal

Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 4 porções
Brasileira

Receita de Camarão à Provençal

Essa receita vai brilhar na sua mesa! Suculento e super bem temperado, o Camarão à Provençal é perfeito para aquele jantar especial e vai surpreender todos os seus convidados. E o melhor de tudo: é super fácil de preparar! Você só vai precisar cortar bem os ingredientes e colocar muito amor nos preparos, desde os temperos até o rei do prato: os camarões.

Eu já disse aqui algumas vezes, mas vou repetir que eu AMO frutos do mar. Eles me lembram aquele clima aconchegante do verão, do sol e da praia. Tem coisa melhor do que servir um Camarão à Provençal, depois de um dia de curtição na praia? Acho que não, né?

Então se prepare para anotar essa receita imperdível de Camarão à Provençal e aproveite a chegada das festas para oferecer essa receita para uma pessoa especial, com um bom vinho, ou até para amigos.

Vou te ensinar um super truque para fazer com a manteiga e deixar essa maravilha ainda mais deliciosa. E no final da receita eu também ensino alguns acompanhamentos perfeitos para o seu Camarão à Provençal! Ficou curioso? Então siga lendo essa receita e confira! Vamos lá?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Descasque os dentes de alho, pique em cubos bem pequenos e reserve.
  2. Lave a salsinha em água corrente ou deixe de molho por 5 minutos com uma colher de água sanitária, na proporção de 3 colheres (sopa) para cada litro de água, para esterilizar. Coloque a salsinha sobre a tábua, criando um formato de buquê com a mão e vá puxando aos poucos as folhas, ao mesmo tempo que corta as folhas com a faca em filetes finos. Reserve.
  3. Para essa receita, eu comprei camarões limpos. Mas se você quiser, pode limpar também retirando a cabeça do camarão e lavando o corpo em água corrente. Depois, retire a casca com o auxílio de um garfo. Com uma faca bem afiada, faça um corte na parte de trás do camarão e alargue um pouco essa abertura para retirar o intestino do animal, aquele fiozinho escuro. Tire o resto das vísceras escuras com os dedos e lave os camarões novamente em água corrente. Reserve.
  4. Em uma frigideira, coloque a manteiga e com o auxílio de uma colher mexa e deixe derreter por inteiro, em fogo baixo, para não ter perigo de queimar. Assim que a manteiga estiver derretida por inteira, desligue o fogo e retire com uma colher de plástico ou de madeira toda a espuma que ela produziu e coloque em um recipiente. A dica é suavemente deitar a panela um pouco e você conseguirá retirar com mais facilidade. Pegue outro recipiente e coloque toda a manteiga derretida, certificando-se de que não ficou nenhum resquício de espuma. Reserve.
  5. Em uma tigela, coloque os camarões, o sal e a pimenta do reino (a gosto). Misture bem para distribuir os ingredientes no camarão e garantir aquele sabor perfeito. Reserve.
  6. Em uma forma ou prato fundo, coloque a farinha. Pegue um camarão por vez, pelo rabinho, e enfarinhe dos dois lados. Retire o excesso da farinha sacudindo levemente os camarões. Reserve em outra forma.
  7. Em uma frigideira, coloque a manteiga derretida que foi reservada e frite os camarões empanados. Certifique-se de colocar a quantidade que deixe uma distância considerável entre os camarões, para conseguir virá-los, assim que estiverem douradinhos e crocantes. Cada lado fica por volta de 1 minuto e meio, em fogo médio. Retire os camarões e reserve.
  8. Na mesma frigideira com o óleo de manteiga quente acrescente o alho e a salsinha. Frite por cerca de 30 segundos e volte a colocar os camarões que foram fritos e mexa bem, para pegar o gostinho do tempero. Depois, retire os camarões com a ajuda de uma pinça de cozinha ou uma espumadeira.
  9. A frigideira ainda vai ficar com os alhos e a salsinha. Então, aproveite para acrescentar um bom acompanhamento, como o arroz branco, que pode ser aquecido na frigideira em que você fez o camarão. Ou servir com macarrão alho e óleo ou até um risoto de sabor neutro.

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 3 meses Notas: Em uma tigela com tampa

Anotações

Sirva com um bom vinho rosé, ele harmoniza muito bem!

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 unidade

Calorias7 kcal
Gorduras0,12 g
Carboidratos0,06 g
Colesterol10 mg
Proteinas1,38 g
Godura Saturada0,022 g
Sódio31 mg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *