Preparos: 10 minutos
Preparação: 15 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira
Receita de Pudim de Natal
Hoje a receita é especial, e mantendo nosso especial de natal neste mês de novembro, hoje quero compartilhar com vocês uma receita de pudim de natal.
Como todos já sabem essa sobremesa que conquistou o mundo todo, é muito apreciada aqui no Brasil e podemos encontra-la em diversas versões, ou seja, fica difícil escolher uma para que seja a receita de natal. Demorei um um pouco, mas todos votaram aqui em casa, e o pudim de natal que ganhou um lugarzinho em nossa lista de ceia de natal, ou seja, faz parte de nossas sobremesas de natal. Foi um pudim feito com pão amanhecido, na panela de pressão, sem forno e muito cremoso! Ela é sensacional.
O pudim de natal fica com uma textura cremosa e um sabor delicioso de baunilha e canela. Você pode decorar o pudim com frutas cristalizadas, cerejas, nozes, coco ralado ou como preferir. Você pode servir o pudim gelado ou em temperatura ambiente, de acordo com o seu gosto. Você pode acompanhar o pudim com chantilly, calda de chocolate, doce de leite ou o que mais desejar. É uma sobremesa que vai agradar a todos os paladares e fazer sucesso na sua ceia de natal
Lista de Ingredientes para Calda
Modo de Preparo
- Dentro de uma panela, coloque o açúcar e depois a água.
- Misture bem até dissolver o açúcar. Leve ao fogo médio.
- Misture em fogo baixo, as vezes para que o caramelo não queime e não grude. Quando a calda ficar na cor de um caramelo dourado (não escuro), retire do fogo e faça o teste. Deixe ao lado um recipiente com água gelada ou em temperatura ambiente.
- Reserve e prepare o pudim.
Lista de Ingredientes para o Pudim
Modo de Preparo
- Dentro de um recipiente coloque rasgue o pão com as mãos, picando em pedacinhos. Cubra com metade do leite e deixe hidratando enquanto preparamos a calda.
- Com a calda pronta, prepare o pudim. Basta colocar dentro de um liquidificador o pão hidratado, o restante do leite, os ovos, o açúcar e bater bem. Depois adicione a farinha de trigo ou a mesma quantidade de amido de milho, para ajudar a dar sustentação ao pudim. Bata novamente.
- Transfira a calda do pudim para uma forma de furo no meio (20x20cm) e deseje a massa. Se quiser um pudim lisinho e sem furos, passe por uma peneira.
- Em seguida cubra toda a forma do pudim com papel alumínio, sem deixar nenhum furo. Coloque a forma dentro de uma panela de pressão ou assa em banho maria no forno.
- Adicione 2-3 dedos de água (cuidado, se colocar muita água a forma irá boiar e esparrar todo o pudim).
- Tampe e leve ao fogo alto até pegar pressão. Quando a panela pegar pressão, conte 15 minutos. Ou asse por 40 minutos no forno em banho maria.
- Desligue o fogo, deixe a pressão sair sozinha. Agora será a parte mais difícil da receita. Eu tive que pedir ajuda ao meu namorado. Enquanto eu segurava o pudim, ele foi virando a panela e retirando a água. Depois Ficou fácil de retirar a forma.
- Retire o papel alumínio, teste o ponto do pudim com um garfo. Saiu limpo está no ponto certo.
- Passe uma faca nas laterais da forma, e se desejar desenforme. Ou espere amornar, depois é só aquecer um pouco a forma na boca do fogão para derreter um pouco a calda.
- Sirva quente ou gelado.
Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 153 kcal |
Gorduras | 4,5 g |
Carboidratos | 23 g |
Proteinas | 5,2 g |
Sódio | 236 mg |
Açúcar | 14 g |