NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Melhores 100 Receitas de Natal

Preparos: 60 minutos
Preparação: 180 minutos
Rende: 8 porções
Brasileira

Receita de Melhores 100 Receitas de Natal

Ainda não estamos em dezembro, mas muitas pessoas já estão me perguntando o que fazer na ceia de natal, quais as melhores comidas para ceia de natal, como preparar um almoço de natal e também receitas com sobras da ceia. E como devem imaginar existem centenas de receitas deliciosas para preparar uma ceia de natal completa. Por isso hoje eu vou ensinar as 100 melhores receitas, uma verdadeira lista para ceia de natal com receitas simples e baratas, e também com receitas chiques e super elaboradas.

Todas as receitas que você vai encontra aqui, são receitas que preparamos ao longo de todos esses anos em minha família, receitas de almoço de natal da minha avó, receitas da minha mãe, receitas minhas e também receitas da minha sogra. Sucesso garantido!

Na minha opinião o natal é sem duvidas a melhor época do ano, é um dos únicos momentos em que toda a minha família se reúne, se ajudam e esquecem de quaisquer conflitos que exista entre eles. Além disso, as crianças adoram brincar em volta da arvore, abrir os presentes e comer as deliciosas sobremesas. Já virou tradição cada um trazer um prato e a sua bebida, enquanto o anfitrião, que no caso antigamente era minha avó, depois minha mãe e atualmente eu, preparamos a mesa de ceia de natal, a decoração e os pratos principais como peru, chester, peixe assado ou bacalhau.

Então se você já está se perguntando quais comidas fazer na ceia de natal, está no lugar certo! Aqui no NaColher você vai ver uma ceia de natal completa, com ideias de entradas, acompanhamentos, sobremesas de natal, salada de natal, drinks, bebidas em geral e deliciosas e práticas receitas para preparar o prato principal. Também aprendera dicas para preparar receitas usando as sobras da ceia de natal.

Sei que para alguns ter que pensar quais comidas servir na ceia de natal e organizar tudo acabada sendo um verdadeiro desafio, na maioria das vezes quase impossível. Mas hoje você vai ver um cardápio para ceia de natal simples e completa, com bem mais de 50 receitas natalinas incríveis para você escolher. Cada receita foi escolhida a dedo, uma mais incrível que a outra, tem para todos os gostos. Você vai poder economizar dinheiro, com algumas receitas poderá até economizar tempo.

Brusqueta

Essas três primeiras receitas foram escolhidas por um simples motivo. Elas NÃO PODEM faltar na sua ceia de natal! Estou falando da brusqueta, também conhecida como Bruschetta. Ela tem um nome bem diferente, mas é uma delicia! Simples, prático, barato e todo mundo ama.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Comece fatiando os pães na horizontal. O pão precisa estar levemente duro para poder cortar, por isso usar pão amanhecido é a melhor opcional. Você pode utilizar qualquer pão, mas na minha opinião o baguete é melhor.
  2. Unte uma frigideira com azeite, disponha as fatias e leve para dourar em fogo médio. Desligue o fogo e retire as fatias de pão.
  3. Separadamente amasse bem o alho, misture com um pouquinho de azeite e em seguida passe essa pastinha em todas as fatias. Você também pode assar uma cabeça de alho, enrolada dentro do papel alumínio em forno preaquecido a 200º por 15 minutos. Ele ficará delicioso e super fácil de amassar, essa pastinha ficara ainda melhor.
  4. Prepare o recheio. Lave os tomate, corte ao meio e se desejar retire a polpa. Pique o tomate em cubinho bem pequenos e transfira para um recipiente. Adicione azeite a gosto, sal, pimenta do reino, orégano e se desejar queijado fresco ralado de qualquer tipo, misture.
  5. Distribua o recheio de tomate sobre as fatias de pão tostadas. Regue novamente com azeite, adicione algumas folhas picadas ou inteiras de manjericão fresco e leve pra assar.
  6. Asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 8-10 minutos, ou até os tomates murcharem.
Observações e dicas:
Algumas pessoas adicional cebola roxa, fazendo um tipo de vinagrete, mas isso é bem opcional.

Lombo de Porco Assado

O prato mais tradicional para o almoço de natal ou jantar de Natal dizem que é o peru, depois temos o chester, o frango recheado e como ultima opção o lombo. Mas porque? Você sabia que o lombo também é uma opção rápida, prática e econômica para a sua ceia de natal simples? Ele têm o fator "uau", para esta minha coleção das melhores ideias de comida de Natal e por isso colocarei entre as 3 primeiras. Mas não se preocupe, você ainda terá dezenas de opções de carnes e aves aqui nessa lista de natal.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Coloque o lombo dentro de um recipiente ou travessa e tempere com o alho em pó, adicione pimenta dedo de moça picadinha, a salsinha picadinha, raspas de 1/2 limão (usei o siciliano), pimenta-do-reino moída na hora e 1/2 xícara de vinho branco seco. Tampe bem o recipiente, leve para a geladeira e deixe marinando por no mínimo 6 horas.
  2. Passado o tempo da marinada, tempere o lombo com sal a gosto, reserve.
  3. Aqueça uma frigideira larga com azeite e sele a carne, de todos os lados em fogo médio. Reserve. Essa técnica manterá a carne úmida por dentro. A crosta que forma por fora irá evitar que os sucos naturais da carne se percam.
  4. Usando a mesma frigideira, coloque 1 xícara de vinho branco seco, leve ao fogo baixo e quando ferver adicione a água. Com uma espátula raspe todo o fundo da frigideira para soltar a “crostinha” que ficou da selagem da carne. Acrescente os dentes de alho, volte o lombo (com a gordura para cima), espalhe raminhos de alecrim, finalize com azeite e raspas de limão siciliano.
  5. Leve ao forno preaquecido, em temperatura média, por cerca de 50 minutos. Para saber se está no ponto certo, espete uma faca fina na lateral do lombo e de uma apertadinha; se o líquido sair rosado precisa assar mais um pouco; se o líquido sair transparente, está pronto.
  6. Transfira o lombo para uma travessa, decore com alecrim se desejar, regue com um pouco do molho da assadeira e sirva em seguida.
Observações e dicas:
O molho da assadeira pode ser engrossado em uma frigideira, com um pouco de manteiga e 1 colher de sopa de farinha de trigo. É só levar ao fogo baixo e mexer por alguns minutos.

Salada de Batata com Ovo e Maionese

Eu poderia estar escrevendo uma sobremesa de natal aqui, mas um pouco mais a baixo você verá uma lista com varias receitas de sobremesas. Então decidi ensinar como fazer salada de batata simples com maionese e ovo, já que esse é um dos pratos que eu costumo comer todo domingo na minha sogra. Essa salada de batata sem duvida é um dos melhores acompanhamentos para se ter em uma ceia de natal completa, ela é leve, refrescante, casa com qualquer outro prato da mesa e fica incrivelmente deliciosa.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Descasque as batatas, corte ao meio e leve para cozinhar e água fervente.
  2. Cozinhe as batatas até ficarem deixe macias, porém firmes, despois corte em cubinhos pequenos.
  3. Cozinhe separadamente os ovos, e corte em pequenos pedaços, mas reserve as gemas inteiras.
  4. Junte metade das batatas com as gemas de ovos, amasse bem até virar um purê. Adicione os temperos, o creme de leite e a maionese, misture até ficar homogêneo.
  5. Junte com as claras de ovos cozidas e picadas, com o restante das batatas, adicione o limão, a mostarda como opcional, misture e sirva.
Observações e dicas:
Amassar as batatas com as gemas, é opcional.

Entradas para Ceia de Natal

Todo cardápio precisa de receitas com entradas para petiscar, com o cardápio de natal não seria diferente. Vou te mostrar que além das castanhas, frutas, tabuas de frios e amendoins, existem varias opções simples, práticas e bem deliciosas de receitas para servir na sua ceia. Também vou ensinar alguns drinks e bebidas natalinas para confortar e aquecer o corpo.

Brusqueta de Tomate

Brusqueta de Tomate

Brusqueta ou bruschetta? Na verdade, é quase que indiferente a forma que a escrevermos, ambas são preparadas da mesma maneira.

Ver Receita

Guacamole

Guacamole

Não tem receita mais fácil e saborosa que o guacamole. O segredo está na escolha dos avocados (abacates).

Ver Receita

Patê de Azeitona Preta

Patê de Azetona Preta

E para aproveitar esses dias lindos, nada melhor que um patê de azeitona preta para comer com torradas, bolachinhas

Ver Receita

Salsicha no Palito

Salsicha no Palito

Corndog, salsicha empanada ou salsicha no palito? De qualquer forma, é uma excelente dica de lanche para as crianças!

Ver Receita

Queijo Coalho na Frigideira

Queijo Coalho na Frigideira

Quem não ama comer queijo coalho? Essa delicia é a minha primeira pedida quando vou a praia, um espetinho de queijo e uma gelada.

Ver Receita

Coxa de Frango Empanada

Se tem uma coisa que eu amo, é coxa de frango empanada. É tão bom reunir os amigos, sentar em um barzinho.

Ver Receita

Gemada

Gemada0

Você já ouviu falar em eggnog? A tradicional gemada natalina, essa receita que sempre tem espaço garantido nas celebrações.

Ver Receita

Caipirinha de Vinho

Caipirinha de Vinho

Não quero induzir ninguém a beber, mas essa caipirinha de vinho servida bem gelada é uma tentação.

Ver Receita

Caipirinha de Maracujá

Caipirinha de Macaruja

Para tomar com os amigos, com o mozão ou para vender no seu estabelecimento, a caipirinha de maracujá é a pedida perfeita.

Ver Receita

Limonada com Leite Condensado

Uma jarra de vidro e um copo de vidro decorado com limonada com leite condensado, uma fatia fina de limão

Já dizia minha avó; se a vida te der limões, faça uma limonada! Mas no meu caso uma limonada com leite condensado

Ver Receita

Molho Verde

Molho Verde

A primeira vez que fiz molho verde, foi num churrasco em família. Estávamos sem nenhum molho para acompanhar a carne e minha tia veio com a ideia de preparar um molho verde simples.

Ver Receita

Molho Rose

Molho Rose Caseiro

Os favoritos das lanchonetes, nos churrascos e das hamburguerias é o molho verde, o molho de alho e o molho rose.

Ver Receita

Sopa de Cebola Simples

Sopa de Cebola Simples

A sopa de cebola simples já é tradicional aqui em casa, bem econômica e leve 4 ingredientes (sim apenas 4!).

Ver Receita

Acompanhamento para Ceia de Natal

Não sabe quais pratos para ceia de natal fazer? Vem comigo que eu vou te dar uma ceia de natal pronta e sensacional! Aqui você vai encontrar mais de 15 acompanhamentos deliciosos para servir e ninguém colocar defeito, escolha os que você mais gostou e mão na massa.

Arroz a Grega

Receita de Arroz a grega

A dica de almoço de hoje é arroz a grega, um arroz tradicionalmente servido na ceia de natal, mas tão simples e fácil de fazer.

Ver Receita

Salpicão

Salpicão de frango simples

Esse sim é um verdadeiro prato versátil, prático e muito fácil de fazer, porém muitas pessoas ainda não sabem como fazer salpicão.

Ver Receita

Salada de Maionese de Natal

Salada de Maionese de Natal

Ceia de Natal é tradição aqui em casa e cada um trás seu prato, sendo ele salgado ou uma sobremesa. A salada de maionese de natal.

Ver Receita

Salada de Batata com Maionese

Salada de Batata com Maionese

Hoje a receita é pra lá de especial, uma salada de batata com maionese alemã, também conhecida como kartoffelsalat.

Ver Receita

Bolinho de Tilápia

Bolinho de Tilápia

Que tal um bolinho de tilapia para o final para o jantar. Fui passar minhas férias no Mato Grosso do Sul, e quando estava.

Ver Receita

Molho à Bolonhesa

Molho a Bolonhesa1

Vou ensinar a fazer um molho à bolonhesa super fácil, que da para você usar em varias receitinhas.

Ver Receita

Pão de Batata Doce

Pão de Batata Doce

Hoje estou aqui para tentar te convencer a ir para a cozinha e aprender como fazer pão de batata doce caseiro.

Ver Receita

Farofa de Miudos

farofa de miudos

Você com certeza já se perguntou - o que eu vou fazer com esse pacote de miúdos? Com certeza você não deve jogar fora!

Ver Receita

Prato Principal para Ceia de Natal Completa

E chegamos ao prato principal, esse sim gera muitas duvidas e até mesmo algumas discussões. O mais esperado por todos, o mais caro e mais demorado sempre foi o prato principal. Existem varias opções, você pode prepara parar peru de natal, chester recheado, lombo assado, bacalhau a portuguesa, tender ao molho de laranja, fricassê, peixe recheado, frango assado, são infinitas possibilidades, porém não dá para escolher todas, a não ser que você tenha uma família muuuuito grande. Vou ensinar as melhores receitas para sua ceia de natal, você só precisa escolher!

Chester de Natal

Chester de natal

Precisando de receitas para deixar sua ceia de natal completa? Hoje vou te ensinar como fazer chester de natal repleto de sabores

Ver Receita

Pernil Assado

pernil assado no forno suculento

O pernil assado é quase que obrigatório em festas de final de ano, principalmente nas casas mineiras. Ele tem presença garantida.

Ver Receita

Farofa para Rechear Frango

Farofa Para Rechear Frango

Sabe aquela receita coringa que não pode faltar no caderninho? Hoje você vai aprender como fazer farofa para rechear frango.

Ver Receita

Bacalhau no Forno com Azeite

Bacalhau no Forno com Azeite3

Essa receita de bacalhau no azeite com certeza é do tipo que se faz poucas vezes no ano, receita de ano novo!

Ver Receita

Bacalhau à Portuguesa

Bacalhau a Portuguesa

Bacalhau à Portuguesa! Falar de bacalhau remete a família, Natal, semana santa. Mas porque esse nome? O peixe está diretamente.

Ver Receita

Escondidinho de Fricassê

Um prato colorido com uma fatia do escondidinho de fricasse que está em uma travessa de vidro ao lado.

Sabe aquele prato simples e gostoso que reunia toda a família para um jantar? O escondidinho de fricassê é exatamente esse prato.

Ver Receita

Escondidinho de Camarão

Escondidinho de Camarão

Existem centenas de receitas para o almoço de domingo na internet, mas hoje você vai aprender como fazer escondidinho de camarão.

Ver Receita

Sobremesa de Natal

Depois de comer tanta comida, a gente sempre guarda um espacinho para comer nem que seja um pedacinho da sobremesa de natal. São tantas opções para preparar, são tantas combinações. Hoje eu vou te ensinar como fazer sobremesa de natal fácil, chicks e deliciosas. Vamos ter um pouco de tudo, bolo, sorvete, geladinho, brownie, rabanada, panetone, tudo!

Panetone de Liquidificador

panetone de liquidificador

Para os amantes de panetone e chocotone, dá só uma olhada nesse panetone de liquidificador. Nunca mais você vai esperar.

Ver Receita

Pudim com Furinhos

Pudim com Furinhos

Quem não gosta de um pudim com furinhos? Com furo, sem furo, de coco, de leite, gelado ou quente, todo mundo ama um pudim.

Ver Receita

Bolo de Travessa

Bolo de Travessa

Você já conhece o bolo na travessa? Essa sobremesa que muitas vezes é confundida com o bombom de travessa, é uma receita.

Ver Receita

Brigadeirão Branco

Brigadeirão Branco decorado com coco rolado, sob um prato de vidro com uma pequena fatia cortada.

Você já experimentou brigadeirão branco? Em um final de tarde estava navegando pela internet procurando uma receita de sobremesa.

Ver Receita

Mosaico de Gelatina

Mosaico de Gelatina

O mosaico de gelatina colorida é uma sobremesa linda e que impressiona qualquer um. Além de saborosa, o é simples.

Ver Receita

Bolo de Natal com Frutas Cristalizadas

Bolo de Natal com Frutas Cristalizadas

Podem falar o que quiser, mas na minha ceia de natal não pode faltar bolo de natal com frutas cristalizadas.

Ver Receita

Bombom de Uva na Travessa

Bombom de uva na travessa

Procurando uma sobremesa fácil e que irá agradar todo mundo na ceia de ano novo, ou até mesmo na ceia de natal?

Ver Receita

Gelado de Abacaxi

Receita de Gelado de Abacaxi

Com certeza essa é uma das receitas mais nostálgicas que eu tenho no meu caderninho. A receita de gelado de abacaxi.

Ver Receita

Pão de Ló

Pao de Lo03

Eu não trabalho confeitaria, mas amo preparar pão de ló para fazer bolo de camada, semana passada uma amiga me pediu.

Ver Receita

Chico Balanceado

Chico Balanceado2

Essa sobremesa de chico balanceado, me traz ótimas lembranças. Uma receita típica de vó, muito consumida nas requintadas padarias

Ver Receita

Rabanada de Panetone

Rabanada de Panetone

O que poderia ser melhor que rabanada? Rabanada de panetone! Fácil, deliciosa e quem prova adora!

Ver Receita

Geladinho Gourmet de Nutella

Vários geladinho gourmet de nutella sob uma taboa de madeira, com um pote de nutella e um de leite ninho atrás;

Apresento essa maravilha, geladinho gourmet de Nutella, ideal para todas as idades e apreciada por todos.

Ver Receita

Toucinho do Céu

Toucinho do Ceu

Toucinho do céu é uma sobremesa de origem portuguesa, feita à base de ovos e açúcar com uma cor intensa amarelada.

Ver Receita

Pudim de Amendoim

Pudim de Amendoim

Sabe aquele pudim para servir pós almoço? Esse com certeza não pode faltar na sua mesa! Pudim de amendoim é pra lá de especial.

Ver Receita

Bolo de Fanta

Bolo de Fanta

Esse bolo lembra minha infância, bolo de fanta é sagrado para comer depois da escola. E você já comeu bolo de fanta?

Ver Receita

Cardápio para Ceia de Natal Simples

Arroz Colorido de Natal

Arroz Colorido de Natal

Você já deve ter se perguntando como fazer arroz colorido de natal, aquele que encontramos em praticamente todas os jantares.

Ver Receita

Linguiça Assada com Batatas

linguiça assada com batata na travessa

Linguiça assada com batatas! Quando se trata de receitas com carne, aves ou linguiça, existem infinitas possibilidades.

Ver Receita

Farofa de Calabresa com Bacon

Farofa de Bacon com Calabresa

Pensa num acompanhamento que eu amo servir com a comida, na verdade todo mundo ama, é a farofa de calabresa com bacon

Ver Receita

Massa de Lasanha Caseira

Massa de Lasanha Caseira

Chame toda a família porque hoje vai ter uma bela lasanha: e essa massa de lasanha caseira vai deixar todos de queixo caído!

Ver Receita

Mousse de Melancia

Mousse de Melancia

A melancia é uma fruta deliciosa e muito refrescante então imagina só uma receitinha de mousse de melancia.

Ver Receita

Ambrosia

ambrosia

Considerada um manjar dos Deuses, a ambrosia é uma sobremesa super simples, econômica e deliciosa para fazer em casa.

Ver Receita

Almoço de Natal

Risoto de Frango

risoto de frango simples

Meu risoto favorito de todos os tempos (pelo menos neste exato momento) é este risoto de frango. Lembro-me do dia exato

Ver Receita

Pudim de Mandioca

Quem diria que da para fazer pudim de mandioca? Eu sinceramente nunca tinha ouvido falar até semana passada.

Ver Receita

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 369

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *