Preparos: 15 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 4 porções
Italiana
Receita de Risoto de Linguiça
Hoje eu estou aqui para compartilhar com vocês uma receita que me conquistou de vez: o risoto de linguiça! Mas antes vou contar uma história engraçada. Eu morria de medo de fazer risoto, achava que era um prato super complicado e que eu ia acabar errando feio. Mas tudo mudou quando aprendi a fazer um maravilhoso risoto de camarão.
Depois dessa primeira vez, virei a louca do risoto! Comecei a fazer essa delícia uma vez a cada quinze dias e sempre testando sabores diferentes. E não é que vários deram certo? Além do de camarão, também já fiz risoto de filé mignon e de frango – e as duas receitas já ensinei aqui no NaColher!
Mas a primeira vez que fiz essa combinação de risoto de linguiça foi com a linguiça blumenau, típica do meu querido estado, Santa Catarina. Ficou tão bom que eu fiquei toda orgulhosa do meu feito culinário! Agora, testei a receita com outra linguiça, aquela comum que comemos no dia a dia. E, para minha surpresa, o resultado foi sensacional! A linguiça comum trouxe um sabor mais suave, mas igualmente delicioso.
Então hoje eu estou aqui para compartilhar com vocês a receita desse risoto de linguiça que agora vai entrar no cardápio mensal aqui em casa. E, olha, é tão simples de fazer que vocês não vão acreditar! Vamos lá?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Corte a tripa em que a linguiça está envolvida, descartando esse pele e desmanchando a carne até que fique parecendo carne moída, bem soltinha. Pique os dentes de alho e rale o queijo parmesão.
- Prepare o caldo de carne ou de legumes. Se preferir, pode ser o caseiro, mas para facilitar você pode usar o caldo industrializado. Lembre-se que para preparar cada cubo ou sachê, é preciso de 1 litro de água. Dissolva a mistura enquanto a água ainda está fria e depois leve ao fogo até ferver bem. Reserve.
- Em uma panela em fogo baixo, coloque azeite ou óleo e, quando esquentar, frite a linguiça até ficar bem douradinha, mexendo bem sempre. É importante deixar pegar um pouquinho no fundo da panela, porque é isso que vai dar sabor ao refogado do risoto depois.
- Quando a linguiça estiver dourada, retire da panela com uma escumadeira e reserve. Não descarte o óleo que sobrou.
- Na mesma panela que fritou a linguiça, refogue o alho até dourar. Junte o arroz arbóreo e mexa bem para incorporar o sabor. Depois, joque o vinho branco e misture bem.
- Logo depois que o vinho começar a evaporar, entre com o caldo que você preparou. Você deve colocar uma quantidade que cubra o arroz, mexendo até secar.
- Repita esse processo por três vezes, mexendo sempre de baixo para cima e experimentando para checar o ponto do arroz e o sal. Se necessário, acerte o tempero a seu gosto.
- Quando o arroz estiver ao dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, mexendo bem até derreter e incorporar no risoto. Depois, acrescente a linguiça que estava reservada e misture bem.
- Se quiser, adicione também o queijo parmesão ralado e pronto! Agora é só servir.
Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 180 kcal |
Gorduras | 8,96 g |
Carboidratos | 12,34 g |
Proteinas | 23,33 g |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas ideias de acompanhamento para o seu risoto de linguiça.