NaColher / Receitas / Aves

Coxa de Frango Assada

Preparos: 7 minutos
Preparação: 50 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira

Receita de Coxa de Frango Assada

Todo mundo sabe que a coxa é a parte mais suculenta do frango. Tanto que quando minha mãe fazia o frango assado de almoço, eu e meus irmãos sempre disputamos para ver quem ficaria com a coxa. Mas isso é fácil de se resolver! Algumas pessoas preferem fazer o frango assado inteiro no forno, mas eu prefiro assim, a coxa de frango assada com batata. Confira aqui essa receita deliciosa e surpreenda seus amigos.

Essa coxa de frango assada tem diversas vantagens. A primeira delas é ser um prato fácil de fazer e econômico. Enquanto o frango assa, você pode ir preparando outros alimentos, papear com os amigos, ou até assistir TV (desde que confira o forno de vez em quando, claro).

Outra vantagem é que você pode fazer várias combinações com essa coxa de frango assada. Eu, particularmente, adoro servir com batata, seja frita, assada, purê, recheada. Acredite, qualquer forma ficará deliciosa. Além disso, o frango vai muito bem com legumes cozidos, maionese caseira, molhos, farofa, o clássico arroz e feijão, deixe sua imaginação fluir.

O que eu mais amo dessa coxa de frango assada é o despertar de memórias afetivas, de comida caseira, refeições em família. Desse modo, mesmo quando estou almoçando sozinha, tenho uma sensação de conforto e aconchego com esse prato delicioso. Se você também quer se sentir assim, confira a receita a seguir.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Descongele a coxa. Para lavar, coloque em uma vasilha com água corrente, vinagre e limão, e deixe por cerca de 5 minutos - mas você pode lavar da maneira que achar melhor.
  2. Em uma tigela, coloque sal, colorau, páprica picante, pimenta-do-reino, alho e azeite. Misture tudo e, com as mãos, tempere o frango, mexendo bem para pegar em todos os lados. Se a coxa estiver com pele, passe o tempero na parte de dentro também (entre a carne e a pele) - lembrando que você pode usar os temperos de sua preferência.
  3. Forre uma forma com papel alumínio. Adicione uma camada de rodelas de cebola e coloque o frango por cima - procure não deixar um pedaço em cima do outro.
  4. Se você desejar, pode acrescentar batatas. Basta cortar em rodelas grossas, passar no tempero que sobrou na tigela do frango e colocar na assadeira, espalhando bem e, se possível, deixando embaixo das coxas - por cima, você ainda pode salpicar páprica, orégano, pimenta-do-reino, fica a seu critério.
  5. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200° C por 50 minutos.
  6. Após esse tempo, tire o papel alumínio e, com um garfo, confira se a batata já está cozida. Se estiver mole, volte ao forno sem papel alumínio. Mas, se ainda estiver dura, coloque com o papel alumínio e deixe no forno por mais alguns minutos.
  7. Quando o frango estiver bem dourado na parte de cima, retire do forno. Você pode servir tanto na assadeira ou transferir para uma refratário.

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 2 horasGeladeira: 4 diasFreezer/Congelador: 6 mesesNotas: Dentro de um recipiente com tampa.

Anotações

Você também pode usar outra parte do frango, desde que tenha pele.
Você pode colocar batata, cebola e cenoura, porém devem ser colocados somente após retirar o papel alumínio.
Se você não estiver com pressa, antes de assar tudo, deixe as coxas e as batatas já temperadas dentro de um saco plástico fechado por um dia. Assim, a comida irá absorver mais o tempero.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 unidade

Calorias111 kcal
Gorduras5,75 g
Carboidratos0 g
Colesterol47 mg
Fibras0 g
Proteinas13,94 g
Godura Saturada1,57 g
Sódio214 mg
Açúcar0 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *