Preparos: 45 minutos
Preparação: 240 minutos
Rende: 18 porções
Portuguesa
Receita de Pastel de Belém
A estrela de hoje é um dos maiores ícones da gastronomia portuguesa: o pastel de Belém. A combinação perfeita de massa folhada, recheio cremoso e crosta crocante. A famosa sobremesa do habib’s. E tem mais, aqui você também vai aprender como fazer a massa folhada do ZERO! Mas se preferir, pode comprar a massa pronta para ficar ainda mais pratico e rápido o preparo da receita.
Esse doce tradicional foi criado no início do século XIX na cidade de Belém, em Lisboa. Para entender melhor é preciso saber que, em 1834, todos os mosteiros e conventos de Portugal foram fechados como consequência da Revolução Liberal de Porto. Assim, como forma de sobrevivência, clérigos do Mosteiro dos Jerônimos começaram a fabricar e vender o pastel de Belém.
Sua popularidade se deu à proximidade do mosteiro à Torre de Belém, a qual atrai muitos visitantes. A receita do pastel de Belém permanece intacta e secreta até os dias de hoje.
A receita que vou mostrar aqui é MUITO parecida com a tradicional receita portuguesa. Isso porque meus tios viajaram para Portugal e não perderam a oportunidade de experimentar o pastel de Belém e aprenderem a receita com um padeiro português. Obvio que não é o mesmo, mas fica extremamente parecido.
Então, se você ainda não tem como ir até Portugal para comer essa sobremesa histórica, dá uma olhadinha nessa receita de pastel de Belém e se surpreenda com essa explosão de sabores.
Ingredientes da Massa Folheada
Modo de Preparo
- Em uma tigela grande ou na própria bancada, junte a farinha de trigo, o sal, a manteiga sem sal e por ultimo a água em temperatura ambiente. Comece misturando com uma colher e depois use as mãos, levando a farinha seca do fundo até o meio. Aperte até deixar a massa bem uniforme e ela não grudar mais na tigela - se achar necessário, adicione mais água.
- Transfira a massa para uma bancada. Aperte com as pontas dos dedos até formar uma disco - como ela não foi sovada, a massa ainda deve estar rugosa e quebradiça. Embale-a em plástico filme e leve para a geladeira por 30 minutos.
- Enquanto espera, faça a manteiga para laminação. Corte o bloco em 8 ou 9 fatias - procure uma manteiga que não seja muito quebradiça. Posicione as fatias em cima de um plástico mais grosso, que não rasgue com facilidade. Deixe-as bem juntinhas, formando um retângulo.
- Cubra-as com outro pedaço do mesmo plástico, amasse levemente com as mãos e, depois, passe o rolo de madeira até que vire uma placa uniforme. Se necessário, use uma espátula ou uma faca lisa para deixar as laterais retas.
- Antes de que derreta, leve a placa de manteiga para a geladeira. Reserve.
- Polvilhe farinha na bancada e retire a massa da geladeira. Com o auxílio de um rolo, abra a massa, sempre partindo do meio para as extremidades. Ajeite as pontas para que ela mantenha o formato retangular - procure deixar a massa com 18x30 cm.
- Retire a manteiga da geladeira, retire apenas uma folha de plástico e posicione no centro da massa. Aperte de leve para que a manteiga atinja as duas extremidades. Retire a outra folha de plástico.
- Dobre os dois lados da massa, embrulhando a manteiga, sem sobrepor um lado sob o outro. Com uma faca afiada, faça cortes laterais na massa, de modo que a manteiga fique exposta dos quatro lados.
- Polvilhe mais farinha na bancada, vire a massa com a emenda para baixo e faça um X nela apertando com o rolo. Depois, pressione toda a superfície com cuidado e tente abrir a massa até ultrapassar 30 a 40 cm de comprimento. Vire a emenda para cima, dobre um lado até 2/3 de comprimento e feche com o outro lado por cima. Embale com plástico filme e deixe na geladeira por 30 minutos (essas são as 3 primeiras camadas de massa folhada).
- Repita todo o processo acima mais duas vezes. Mas, na terceira vez, dobre até 1/3 da massa já aberta, dobre o outro lado até encostar na extremidade oposta e dobre novamente a massa sobre si mesma. Com isso, você terá mais 4 camadas. Embale em plástico filme e deixe na geladeira até o dia seguinte.
- Para preparar os pastéis, é preciso abrir a massa uma última vez, da mesma forma que foi explicado acima. Mas, dessa vez, tente abrir a massa de 40 a 50 cm de comprimento. E não dobre!
- Marque a metade da massa com uma régua e corte com carretilha ou uma faca lisa. Polvilhe farinha na bancada e abra suavemente cada metade até chegar a 25 cm de comprimento.
- Borrife um pouco de água na massa e vá enrolando como um rocambole, sem deixar muita folga. Borrife mais um pouco de água para selar a emenda. Embrulhe em plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos. Repita esse mesmo processo com a outra metade da massa.
Anotações
Ingredientes do Recheio
Modo de Preparo
- Enquanto isso, prepare o recheio dos pastéis. Em uma panela, adicione açúcar e água. Misture bem e ligue o fogo em médio para alto. Quando começar a ferver, marque 2 minutos no relógio e desligue.
- Em outra panela, coloque farinha de triga e vá adicionando aos poucos o leite integral. Quando a farinha dissolver, coloque a canela em pau e as tiras de casca de laranja. Misture bem em fogo baixo, sempre mexendo para evitar que a farinha grude no fundo. Quando surgirem as primeiras bolhas de fervura, deixe mais 2 minutos no fogo baixo para engrossar o leite, sem parar de mexer. Desligue o fogo e retire a canela e as tiras de laranja.
- Adicione a calda de açúcar aos poucos, sempre mexendo com o auxílio de um batedor. Deixe essa mistura amornar por cerca de 5 minutos.
- Adicione as gemas e misture até ficar bem homogêneo. Despeje a mistura em uma jarra enquanto peneira para retirar os gruminhos de farinha. Reserve.
Montagem
- Retire os rolinhos de massa da geladeira. Divida-os em 3 partes iguais e cada uma delas em mais 3 partes, totalizando 9 pedaços. Corte com uma faca.
- Pegue as formas de empadinha e posicione a massa no centro dela. Umedeça o polegar e aperte bem no meio. Usando os dois polegares, vá girando a forminha e abrindo a massa até a borda. Deixe-a bem fininha no fundo e nas laterais, apenas um pouco mais grossa nas bordas. Repita o processo com todos pedaços.
- Coloque as forminhas em uma assadeira rasa ou em uma tela de pizza, cubra com um plástico e leve para a geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno na temperatura mais alta que tiver ou 250° C.
- Retire as forminhas da geladeira e coloque o creme, preencha até um pouco mais da metade, mais que isso corre o risco de vazar. E leve-as para assar por cerca de 15 minutos - procure deixar o menor tempo possível, pois a massa precisa ficar crocante, mas o recheio deve continuar cremoso.
- Retire do forno e espere esfriar até conseguir pegar as forminhas com a mão. Desinforme os pastéis e já pode servir!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 5 horasGeladeira: 2 diasFreezer/Congelador: 2 mesesNotas: Dentro de um recipiente com tampa.Anotações:
Informação Nutricional
Porção de 1 unidade
Calorias | 297 kcal |
Gorduras | 9,89 g |
Carboidratos | 45,73 g |
Colesterol | 132 mg |
Fibras | 0,6 g |
Proteinas | 6,17 g |
Godura Saturada | 5,359 g |
Sódio | 69 mg |
Açúcar | 26,67 g |
Sugestão de Cardápio
Confira algumas receitas para acompanhar o seu pastel de Belém.