NaColher / Receitas / Doces

Pastel de Belém

Preparos: 45 minutos
Preparação: 240 minutos
Rende: 18 porções
Portuguesa

Receita de Pastel de Belém

A estrela de hoje é um dos maiores ícones da gastronomia portuguesa: o pastel de Belém. A combinação perfeita de massa folhada, recheio cremoso e crosta crocante. A famosa sobremesa do habib’s. E tem mais, aqui você também vai aprender como fazer a massa folhada do ZERO! Mas se preferir, pode comprar a massa pronta para ficar ainda mais pratico e rápido o preparo da receita.

Esse doce tradicional foi criado no início do século XIX na cidade de Belém, em Lisboa. Para entender melhor é preciso saber que, em 1834, todos os mosteiros e conventos de Portugal foram fechados como consequência da Revolução Liberal de Porto. Assim, como forma de sobrevivência, clérigos do Mosteiro dos Jerônimos começaram a fabricar e vender o pastel de Belém.

receita de pastel de belem

Sua popularidade se deu à proximidade do mosteiro à Torre de Belém, a qual atrai muitos visitantes. A receita do pastel de Belém permanece intacta e secreta até os dias de hoje.

A receita que vou mostrar aqui é MUITO parecida com a tradicional receita portuguesa. Isso porque meus tios viajaram para Portugal e não perderam a oportunidade de experimentar o pastel de Belém e aprenderem a receita com um padeiro português. Obvio que não é o mesmo, mas fica extremamente parecido.

Então, se você ainda não tem como ir até Portugal para comer essa sobremesa histórica, dá uma olhadinha nessa receita de pastel de Belém e se surpreenda com essa explosão de sabores.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Ingredientes da Massa Folheada

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande ou na própria bancada, junte a farinha de trigo, o sal, a manteiga sem sal e por ultimo a água em temperatura ambiente. Comece misturando com uma colher e depois use as mãos, levando a farinha seca do fundo até o meio. Aperte até deixar a massa bem uniforme e ela não grudar mais na tigela - se achar necessário, adicione mais água. juntando os ingredientes da massa
  2. Transfira a massa para uma bancada. Aperte com as pontas dos dedos até formar uma disco - como ela não foi sovada, a massa ainda deve estar rugosa e quebradiça. Embale-a em plástico filme e leve para a geladeira por 30 minutos.
  3. Enquanto espera, faça a manteiga para laminação. Corte o bloco em 8 ou 9 fatias - procure uma manteiga que não seja muito quebradiça. Posicione as fatias em cima de um plástico mais grosso, que não rasgue com facilidade. Deixe-as bem juntinhas, formando um retângulo.
  4. Cubra-as com outro pedaço do mesmo plástico, amasse levemente com as mãos e, depois, passe o rolo de madeira até que vire uma placa uniforme. Se necessário, use uma espátula ou uma faca lisa para deixar as laterais retas.
  5. Antes de que derreta, leve a placa de manteiga para a geladeira. Reserve. amassando a manteiga
  6. Polvilhe farinha na bancada e retire a massa da geladeira. Com o auxílio de um rolo, abra a massa, sempre partindo do meio para as extremidades. Ajeite as pontas para que ela mantenha o formato retangular - procure deixar a massa com 18x30 cm. abrindo a massa
  7. Retire a manteiga da geladeira, retire apenas uma folha de plástico e posicione no centro da massa. Aperte de leve para que a manteiga atinja as duas extremidades. Retire a outra folha de plástico.
  8. Dobre os dois lados da massa, embrulhando a manteiga, sem sobrepor um lado sob o outro. Com uma faca afiada, faça cortes laterais na massa, de modo que a manteiga fique exposta dos quatro lados. colocando a manteiga dentro da massa
  9. Polvilhe mais farinha na bancada, vire a massa com a emenda para baixo e faça um X nela apertando com o rolo. Depois, pressione toda a superfície com cuidado e tente abrir a massa até ultrapassar 30 a 40 cm de comprimento. Vire a emenda para cima, dobre um lado até 2/3 de comprimento e feche com o outro lado por cima. Embale com plástico filme e deixe na geladeira por 30 minutos (essas são as 3 primeiras camadas de massa folhada). enrolando a massa e sovando
  10. Repita todo o processo acima mais duas vezes. Mas, na terceira vez, dobre até 1/3 da massa já aberta, dobre o outro lado até encostar na extremidade oposta e dobre novamente a massa sobre si mesma. Com isso, você terá mais 4 camadas. Embale em plástico filme e deixe na geladeira até o dia seguinte.
  11. Para preparar os pastéis, é preciso abrir a massa uma última vez, da mesma forma que foi explicado acima. Mas, dessa vez, tente abrir a massa de 40 a 50 cm de comprimento. E não dobre!
  12. Marque a metade da massa com uma régua e corte com carretilha ou uma faca lisa. Polvilhe farinha na bancada e abra suavemente cada metade até chegar a 25 cm de comprimento.
  13. Borrife um pouco de água na massa e vá enrolando como um rocambole, sem deixar muita folga. Borrife mais um pouco de água para selar a emenda. Embrulhe em plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos. Repita esse mesmo processo com a outra metade da massa.

Anotações

Ou compre uma massa pronta.

Ingredientes do Recheio

Modo de Preparo

  1. Enquanto isso, prepare o recheio dos pastéis. Em uma panela, adicione açúcar e água. Misture bem e ligue o fogo em médio para alto. Quando começar a ferver, marque 2 minutos no relógio e desligue.
  2. Em outra panela, coloque farinha de triga e vá adicionando aos poucos o leite integral. Quando a farinha dissolver, coloque a canela em pau e as tiras de casca de laranja. Misture bem em fogo baixo, sempre mexendo para evitar que a farinha grude no fundo. Quando surgirem as primeiras bolhas de fervura, deixe mais 2 minutos no fogo baixo para engrossar o leite, sem parar de mexer. Desligue o fogo e retire a canela e as tiras de laranja.
  3. Adicione a calda de açúcar aos poucos, sempre mexendo com o auxílio de um batedor. Deixe essa mistura amornar por cerca de 5 minutos.
  4. Adicione as gemas e misture até ficar bem homogêneo. Despeje a mistura em uma jarra enquanto peneira para retirar os gruminhos de farinha. Reserve.

Montagem

  1. Retire os rolinhos de massa da geladeira. Divida-os em 3 partes iguais e cada uma delas em mais 3 partes, totalizando 9 pedaços. Corte com uma faca.
  2. Pegue as formas de empadinha e posicione a massa no centro dela. Umedeça o polegar e aperte bem no meio. Usando os dois polegares, vá girando a forminha e abrindo a massa até a borda. Deixe-a bem fininha no fundo e nas laterais, apenas um pouco mais grossa nas bordas. Repita o processo com todos pedaços.
  3. Coloque as forminhas em uma assadeira rasa ou em uma tela de pizza, cubra com um plástico e leve para a geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno na temperatura mais alta que tiver ou 250° C.
  4. Retire as forminhas da geladeira e coloque o creme, preencha até um pouco mais da metade, mais que isso corre o risco de vazar. E leve-as para assar por cerca de 15 minutos - procure deixar o menor tempo possível, pois a massa precisa ficar crocante, mas o recheio deve continuar cremoso.
  5. Retire do forno e espere esfriar até conseguir pegar as forminhas com a mão. Desinforme os pastéis e já pode servir!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 5 horasGeladeira: 2 diasFreezer/Congelador: 2 mesesNotas: Dentro de um recipiente com tampa.

Anotações:

Você pode comprar a massa pronta, neste caso, será preciso 2 pacotes de massa folhada laminada de 300 g cada um.
Para misturar mais fácil, é melhor utilizar a manteiga sem sal amolecida em ponto de pomada.
Não precisa assar todas as forminhas de uma vez. Pode assar uma primeiro para ir testando qual o tempo certo.
Aqui foram usadas formas de empadinha N°4

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 93

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 unidade

Calorias297 kcal
Gorduras9,89 g
Carboidratos45,73 g
Colesterol132 mg
Fibras0,6 g
Proteinas6,17 g
Godura Saturada5,359 g
Sódio69 mg
Açúcar26,67 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *