Preparos: 15 minutos
Preparação: 60 minutos
Rende: 2 porções
Francesa
Receita de Suflê de Legumes
Preparem-se para uma experiência culinária de textura surreal que vai mudar suas papilas gustativas! Hoje vamos falar sobre o incrível suflê de legumes, uma delícia que vai te conquistar logo na primeira garfada. Já ouviu falar desse prato? Aposto que sim, afinal, o suflê de legumes é uma estrela na gastronomia.
Mas antes de te contar todos os segredinhos para fazer um suflê perfeito, trouxe algumas curiosidades sobre esse prato tão famoso. O suflê é originário da França, onde, além do suflê de legumes, encontramos o sabor mais famoso que é o suflê de queijo.
O segredo do suflê de legumes perfeito está no preparo que vou te passar nessa receita. E já te adianto, algumas pessoas tentam simplificar e fazer tudo no liquidificador, mas a verdadeira magia do suflê está em incorporar delicadamente as claras em neve à mistura dos legumes. É esse cuidado e técnica que garantem a leveza e o aspecto inflado tão característico desse prato. Inclusive, eu já ensinei, aqui no Nacolher, como fazer clara em neve de um jeito bem fácil, dá uma olhada!
Por esses motivos, ele precisa ser apreciado imediatamente após sair do forno. Ele sai inflado, no entanto, à medida que esfria, ele vai murchando gradualmente. Não se preocupe, isso é totalmente normal. Quanto mais frio, menor e mais murcho ele fica, mas o sabor continua irresistível.
Então, se você está pronto para encarar o desafio de preparar um suflê de legumes de dar água na boca, vem comigo! Vou te passar todas as dicas e truques para obter um resultado magnífico.
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Antes de tudo, unte bem as formas em que o suflê será feito, com farinha e manteiga e leve para a geladeira para ajudar a segurar o suflê. Deixe gelar.
- Depois, já deixe os legumes cortados para facilitar o processo. Então, eu utilizei cenoura, ervilha, vagem e batata, todos cortados em pequenos cubinhos.
- Leve para cozinhar em água fervente ou no vapor até ficar al dente - é importante lembrar que cada legume tem um tempo de cozimento diferente, então cuidado.
- Deixe os cubos de legumes esfriarem e secarem totalmente - esse passo é fundamental. Reserve.
- Leve uma panela ao fogo baixo e comece adicionando a farinha e a manteiga em temperatura ambiente.
- Misture bem com um fouet de arame até os ingredientes derreterem e se incorporarem bem - eu mexi por, aproximadamente, 3 minutos.
- Ainda em fogo baixo, assim que começar a virar uma pastinha, adicione metade do leite - também em temperatura ambiente - e mexa rapidamente, sem parar, com o fouet. Quando a massa ficar homogênea, adicione o restante do leite, desligue o fogo e misture até incorporar novamente e não deixar gruminhos na massa.
- Depois, adicione sal e temperos a gosto - eu utilizei chimichurri, noz moscada e curry, mas este tempero é opcional - misture e deixe a massa amornar.
- Assim que começar a amornar, adicione uma gema por vez e vá misturando nos intervalos para que elas se incorporem bem à massa. Repita este passo até todas as gemas estarem misturadas à massa.
- Na massa, adicione os legumes em cubinhos secos e frios e misture para incorporar - a dica é adicionar os legumes antes da clara de neve, para que ela não abaixe enquanto misturamos os ingredientes. Reserve.
- Pré-aqueça o forno a 200ºC por 10 minutos.
- Enquanto isso, bata a clara em neve até um ponto bem firme - aqui no site já ensinei como fazer uma clara em neve bem fácil, vou deixar nas receitas relacionadas.
- Na massa, adicione colher por colher da clara em neve, aos poucos, misturando com uma colher, com cuidado, sempre de baixo para cima para não perder o ar. Faça isso com toda a clara em neve.
- Por fim, adicione o queijo ralado e misture com cuidado novamente - a dica que eu dou é adicionar o queijo junto com as gemas nos passos anteriores para que as claras não percam volume, ok?
- Assim que a massa do suflê estiver pronta, retire os recipientes untados da geladeira e adicione até sobrar, aproximadamente, 2 dedos ou mais da borda.
- Leve o recipiente para o forno pré-aquecido por, no mínimo, 20 minutos sem abrir o forno nesse meio tempo. Deixe assando até inflar e dourar a parte de cima, pode levar de 20 a 35 minutos dependendo do seu forno - se possível, observe através do vidro do forno, evite abrir antes dos 20 minutos.
- Assim que estiver dourado, retire do forno e sirva imediatamente!
- Só aproveitar! Lembrando que este prato é recomendado para consumo imediato para que ele não desça muito, ok? Bom apetite!
Armazenamento:
Notas: Sirva imediatamente após pronto.Informação Nutricional
Porção de 200 g
Calorias | 320 kcal |
Gorduras | 23,76 g |
Carboidratos | 14,10 g |
Proteinas | 12,66 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar o suflê de legumes!