NaColher / Receitas / Carnes

Fígado com Jiló

Preparos: 10 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira

Receita de Fígado com Jiló

Tradicionalmente parte da culinária de Belo Horizonte, o fígado com jiló tornou-se hoje um dos tira-gostos mais populares do país. Esse prato é uma combinação de sabores e texturas que garante uma experiência única e deliciosa para aqueles que provam.

Este era um dos pratos preferidos do meu pai e, quando eu era criança, ele sempre colocava um pouco no meu prato para eu experimentar, mas confesso que eu não era fã de fígado com jiló. Acredito que seja algo comum entre as crianças, mas, com o passar do tempo e a consequente sofisticação do paladar, eu aprendi a amar essa receita e até hoje ela me lembra do meu pai.

Esta receita de fígado com jiló também passou a ser muito apreciada pelos viciados em academia, visto que o fígado do boi é muito rico em proteínas, além de ser uma ótima fonte de energia. Já o jiló é rico em fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo.

A combinação da textura do fígado com o amargo do jiló é difícil de resistir, pois, além de nutritivo, é muito saboroso. E se você acha que não é possível comer um prato delicioso de fígado com jiló, tente fazer essa receita em casa!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Corte o fígado em tiras. Descasque e amasse metade do alho, a outra metade apenas pique em cubinhos - na hora de comprar, você pode pedir para o açougueiro já cortar o fígado em tiras.
  2. Tempere a carne com o alho amassado e suco de limão. Misture bem. Para pegar bem o gosto do tempero, deixe descansando na geladeira por 10 minutos.
  3. Em uma frigideira, coloque a banha. Quando estiver bem quente, adicione o alho picado e deixe dourar bem - você pode usar banha, óleo, azeite ou manteiga para fritar.
  4. Assim que o alho estiver bem dourado, adicione todo o fígado. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe refogar por cerca de 4 minutos - o fígado pode ser frito inteiro ou em tiras.
  5. Enquanto isso, prepare o jiló. Corte-o em rodelas bem finas. Descasque e corte a cebola em rodelas bem finas também. Lave e pique a salsinha e a cebolinha. Reserve.
  6. Com o fígado ainda refogando, adicione o molho inglês. Deixe refogar por mais alguns minutos até a água reduzir um pouco.
  7. Assim que o líquido reduzir, acrescente o jiló fatiado e misture bem - o jiló cozinha rápido, cerca de 3 a 4 minutos.
  8. Adicione a cebola e mexa novamente, até a cebola dar uma leve murchada. Tempere salsinha e cebolinha picadas.
  9. Pronto para servir!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 2 horasGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 4 mesesNotas: Dentro de um recipiente com tampa.

Anotações

Se você preferir fritar o bife de fígado inteiro, prefira fritá-lo com um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Basta deixar fritar cada lado por cerca de 2 minutos.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 128 g

Calorias184 kcal
Gorduras4,94 g
Carboidratos6,84 g
Colesterol381 mg
Fibras0,7 g
Proteinas26,86 g
Godura Saturada1,54 g
Sódio82 mg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *