Preparos: 20 minutos
Preparação: 50 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira
Receita de Escondidinho de Bacalhau
Chegou a época de escolher os pratos para a ceia de Natal e para a semana santa, mas você ainda está em dúvida do que fazer? Então, hoje eu te apresento essa maravilha que é o escondidinho de bacalhau.
Pode confiar, porque se você, assim como eu, adora experimentar novas receitas e surpreender seus convidados com pratos irresistíveis, o escondidinho de bacalhau é uma escolha certeira.
O escondidinho representa uma iguaria verdadeiramente brasileira. Originário da tradição culinária pernambucana, com raízes na herança africana, este prato ganhou, ao longo do tempo, diversas variações, como o escondidinho de linguiça e até escondidinho de camarão, que já ensinei aqui no NaColher!
E, claro, entre elas o maravilhoso escondidinho de bacalhau, que traz uma combinação deliciosa entre a autenticidade da culinária brasileira e a influência portuguesa. Portanto, se você busca uma receita que une tradição, praticidade e um toque de sofisticação, não deixe de experimentar o escondidinho de bacalhau.
Então, vamos para o passo a passo de como fazer escondidinho de bacalhau, pois tenho certeza que você e seus convidados vão amar!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- O primeiro passo é cozinhar o bacalhau dessalgado. Então, se você já comprou em lascas, basta colocá-los na água bem quente, mas sem levantar fervura, por, aproximadamente, 4 minutos. Caso sejam peças para você separá-los em lascas depois, deixe por 6 minutos - aqui no NaColher tenho um guia completo de como dessalgar bacalhau de forma rápida, caso tenha comprado o bacalhau salgado.
- Depois, na água em que cozinhou o bacalhau, coloque as batatas para cozinhar. Então lave as batatas e coloque com casca e tudo na água ou no vapor até que fiquem bem macias e fáceis de espetar com um garfo. Depois, espere amornar, descasque e amasse bem para que fique na consistência de um purê bem liso. Reserve.
- Leve uma frigideira grande ao fogo e adicione o azeite. Então, acrescente a cebola cortada em tiras de meia lua para dourar e depois adicione o alho picadinho. Refogue bem.
- Depois, adicione as lascas de bacalhau, a salsinha e a pimenta-do-reino. Desligue o fogo e mexa para incorporar todos os temperos - junto com o bacalhau, você pode por azeitona, cenoura, pimenta biquinho e entre outras coisas. Reserve.
- Para o purê, em um recipiente, adicione a batata amassada, o creme de leite e temperos a gosto - eu utilizei somente sal e pimenta-do-reino - misture. Reserve.
- Para a montagem, escolha um refratário que possa ir ao forno - eu usei um de vidro, fundo e com 30 cm de comprimento.
- Então, unte o fundo e as laterais com azeite e adicione metade do purê de batata. Espalhe bem para formar uma camada uniforme.
- Acrescente toda a mistura do bacalhau e depois uma camada fina de requeijão, mas ele é opcional. Também espalhe bem para ficar bem uniforme por todo o refratário.
- Coloque o restante do purê e espalhe. Por fim, adicione o queijo mussarela ralado por toda superfície, e para deixar o gratinado ainda mais bonito e saboroso, salpique o queijo parmesão por cima.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por, aproximadamente, 20 minutos ou até o queijo derreter todo e ficar bem dourado. Retire do forno e agora é só servir! Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 60 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 150 g
Calorias | 250 kcal |
Gorduras | 16 g |
Carboidratos | 15 g |
Proteinas | 10,5 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para a ceia de natal, além do escondidinho de bacalhau!