NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Cuscuz de Camarão

Preparos: 5 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira

Receita de Cuscuz de Camarão

O Cuscuz de Camarão tem tudo a ver com as festas em família, né? Aquela mesa em que cada integrante leva um prato, doce ou salgado, e no final é lindo de ver tantas comidas deliciosas!

Essa receita de Cuscuz de Camarão é de uma tia que morava no nordeste. Muito versátil, você pode colocar o que quiser. Eu escolhi o camarão como ingrediente principal, mas é opcional. Pode-se fazer apenas com legumes – para os vegetarianos -, com sardinha, apenas ovo. Enfim, pode usar a criatividade!

receita de cuscuz de camarão

Como a família é grande – AMA Cuscuz – sempre tínhamos que fazer umas três ou quatro fôrmas. E adivinha, né? Eu e minha tia sempre ficamos com a responsabilidade de levar o Cuscuz de Camarão para as festividades em família.

Que tal você aprender essa delícia e arrasar no próximo encontro com a sua família? Já vou adiantar que todo mundo vai adorar e você também vai ter que levar sempre. Topa? Então vem comigo aprender o modo de preparo do Cuscuz de Camarão. E, depois, volte aqui para me contar como foi o encontro em família quando você levou esse prato maravilhoso, combinado? Bora para os ingredientes dessa maravilhosa receita!

Caldo de Legumes Caseiro (opcional)

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Dentro de uma panela grande, junte os legumes que preferir (ou tiver na geladeira). Para preparar o caldo você pode usar cascas de cebola, cascas de outros legumes, talos de vegetais, folhas, ervas o que tiver, nada pode ser jogado fora e tudo pode ser usado para fazer essa saboroso caldo.
  2. Cubra com 2 L de água e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 30-40 minutos.
  3. Depois é só peneirar e usar.

Cuscuz de Camarão

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Com o caldo pronto, ou outro de sua preferencia, reserve.
  2. Dentro de uma panela, adicione óleo ou azeite. Junte uma cebola picadinha em cubos, os tomates, a pimenta dedo de moça picada, o milho, a ervilha e o palmito. Leve ao fogo médio e refogue cerca de 2 minutos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Você pode usar outros legumes e até pimentão.
  3. Em seguida, adicione os camarões e as azeitonas. Deixe refogar por mais 2 minutos em fogo médio.
  4. Coloque o caldo de legumes e deixe ferver em fogo baixo.
  5. Assim que levantar fervura, adicione a farinha de milho. Gosto de usar ela pré-cozida, ou seja, cubro a farinha com água, deixo hidratando por 10 minutos e depois leve ao micro-ondas por 1 minuto. Esmigalho ela toda e uso para preparar o cuscuz de camarão. É opcional essa parte de cozinhar.
  6. Vá adicionando a farinha aos poucos sempre mexendo. Deixe o fogo baixo para não ter perigo de queimar.
  7. Adicione salsinha bem picadinha e misture bem. Para saber o ponto certo do cozimento, o Cuscuz deve estar macio e bem grudadinho. Deixe cozinhar em fogo baixo, por 5 minutos.
  8. Chegou a hora de decorar. Em uma forma com furo no meio, coloque o ovo cozido cortado e os tomates - ambos cortados em rodelas - os camarões. Essa parte pode ser com os ingredientes que você preferir, também. Eu optei por usar esses ingredientes e você também pode usar a imaginação!
  9. Adicione a massa com os ingredientes misturados por cima e pressione para que tudo fique preenchido. Pode usar uma colher, por exemplo.
  10. É só esperar esfriar, desenformar com cuidado e depois servir. Bom apetite!

Você sabia?

O cuscuz é um prato muito popular no Brasil e foi trazido pelos colonizadores portugueses durante a época da colonização. No entanto, é importante ressaltar que o cuscuz é um prato originário do Norte da África, mais especificamente do Magrebe, e que foi difundido por diversas culturas ao longo do tempo.

No Brasil, o cuscuz é especialmente popular nas regiões Nordeste e Sudeste, onde é comumente consumido no café da manhã com leite, manteiga e/ou açúcar, temos também outras opções mais recheadas com camarão, carne moída, carne seca, entre varias outras...o cuscuz também pode ser utilizado em diversas outras receitas salgadas.

O cuscuz é um prato feito a partir de uma farinha chamada sêmola de trigo ou sêmola de milho. A sêmola é um tipo de farinha grossa e granulada, obtida a partir do endosperma do trigo ou do milho, que é o principal componente do cuscuz.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 69

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias112 kcal
Carboidratos23,22 g
Fibras1,4 g
Proteinas3,79 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *