NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Catupiry Caseiro

Preparos: 5 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 35 porções
Brasileira

Receita de Catupiry Caseiro

Falo com convicção que o catupiry é um dos queijos mais populares entre os brasileiros, por isso que hoje eu vou te ensinar a fazer um delicioso catupiry caseiro! Para você ter em mãos sempre que bater aquela vontade.

Na verdade, nós estamos falando do requeijão cremoso, mas a marca Catupiry ficou tão famosa pelo produto que muitos passaram a chamá-lo por este nome. Inclusive, na língua indígena Tupi Guarani, catupiry significa “Excelente”. E, realmente, é um excelente requeijão…

catupiry caseiro

Ele combina com muitas coisas, desde recheios de pastéis, pão, tortas, ou até na coxinha de frango, no quibe… Vish, dá pra citar uma infinidade de receitas aqui! E é por isso que aprender a como fazer catupiry caseiro vai facilitar muito a sua vida, deixando os seus preparos cada vez mais saborosos.

E para você testar aí na sua casa, eu ainda vou te ensinar uma versão de catupiry caseiro sem amido de milho e outra com. Você faz os dois, experimenta e descobre qual deles você prefere!

Então, vamos lá? Duas receitas super fáceis e deliciosas de catupiry caseiro para você surpreender todas as pessoas!

Catupiry Caseiro SEM Amido de Milho

Aprenda a fazer um catupiry caseiro sem amido de milho que fica muito saboroso e cremoso! Feito com ingredientes fáceis de serem encontrados e com um passo a passo que vai conquistar o seu coração.
Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Em uma panela grande, adicione o leite e o vinagre para eles ferverem por, aproximadamente, 5 minutos. Você poderá observar o leite talhado e o queijo começando a se formar na panela.
  2. Depois, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar por 5 minutos - se você encontrar, recomendo utilizar o leite de saquinho ou direto da vaca para chegar em uma consistência mais cremosa.
  3. Com a mistura morna, passe o líquido por um coador fino ou por um coador de voal - para o catupiry caseiro, você não precisa escorrer o líquido a ponto de deixá-lo seco, pode deixar um pouquinho líquido se não conseguir tirar tudo, ok?
  4. Acrescente o queijo do coador em um processador ou liquidificador, adicione duas colheres de manteiga em temperatura ambiente bem cheia e bata por, aproximadamente, 10 minutos.
  5. Depois, em uma panela em fogo médio, adicione o restante da manteiga. Assim que a manteiga estiver completamente derretida, coloque o líquido do catupiry e misture sem parar por 5 minutos com o fogo ainda ligado - se você deixar mais tempo do que isso, ele poderá se transformar em requeijão de corte, por isso, se quiser o requeijão cremoso, deixe pelo tempo estipulado.
  6. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e despeje em um refratário com tampa para levar a geladeira.
  7. E está pronto o seu catupiry caseiro!

Armazenamento:

Geladeira: 10 diasNotas: Coloque o catupiry caseiro em potes com tampa e mantenha na geladeira. Evite congelá-lo.

Catupiry Caseiro com Amido de Milho

Uma versão tão surpreendente quanto, é o catupiry caseiro com amido de milho. Super fácil de fazer, mas que fica delicioso e muito cremoso. Perfeito para ser usado em diferentes receitas (ou até comer puro de colher, se você quiser rs).

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Dentro de uma panela, junte o leite com o amido de milho, misture bem até dissolver e leve ao fogo médio.
  2. Peneire uma gema, para retirar a película, junte ao leite e acrescente o restante dos ingredientes.
  3. Em fogo baixo, misture tudo sem parar até engrossar.
  4. Desligue o fogo e transfira para um pote de vidro com tampa.

Armazenamento:

Geladeira: 10 diasNotas: Coloque o catupiry caseiro em potes com tampa e mantenha na geladeira. Evite congelá-lo.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 30 g

Calorias80 kcal
Gorduras7,4 g
Proteinas3,1 g
Godura Saturada4,5 g
Sódio138 mg
Gorduras Trans0,3 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *