NaColher / Receitas / Sopas e Caldos

Caldo de Camarão

Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira

Receita de Caldo de Camarão

Hoje eu te trouxe uma receita maravilhosa que, geralmente, a gente come em restaurante ou em ocasiões mais especiais: o caldo de camarão! Um prato ótimo para dias que pedem aquela “comida conforto”!

E o bom dessa receita de caldo de camarão é que nós vamos utilizar mais as cascas e a cabeça do camarão, sendo uma opção de uso muito bem aproveitada das partes que não temos costume de comer. E é super simples de fazer, viu? Vou te mostrar!

Apesar do camarão em si não ser um ingrediente barato, essa receita é econômica porque, como falei, estaremos utilizando somente as cascas e cabeça! Inclusive, fica a dica, se você tem costume de comprar camarão na feira ou em peixarias especializadas, você pode pedir os camarões limpos, mas aproveita e pede pra eles embalarem as cascas e cabeças para levar para casa.

Sem contar que essas partes do camarão trazem diversos benefícios, como a suplementação de cálcio, colágeno, ômega-3 e vitaminas! Além de saboroso, esse caldo de camarão faz muito bem para o nosso corpo!

Então, chega de falar e vamos direto ao passo a passo!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Comece limpando e lavando as cascas e cabeças de camarão em água corrente - e é importante reforçar que são cascas e cabeças referente à 500 g de camarão, não são 500 g só de casca e cabeça, ok?
  2. Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite e ligue o fogo. Assim que o azeite estiver aquecido, adicione a cebola cortada em pedaços médios e misture para refogar.
  3. Adicione o alho cortado em pedaços, o pimentão cortado em pedaços médios e as cascas e as cabeças de camarão - os ingredientes podem ser cortados a grosso modo porque vamos cozinhar e depois bater tudo. Misture e deixe refogando.
  4. Depois, adicione as batatas sem casca e cortadas em pedaços médios também. Acrescente o sal, o suco do limão, a pimenta-do-reino, o colorau, o coentro e a cebolinha - os temperos podem ser a gosto.
  5. Acrescente a água e deixe no fogo alto até cozinhar bem todos os ingredientes. Assim que a batata estiver macia, desligue o fogo.
  6. Agora, coloque uma parte da mistura em um liquidificador e bata bem - se o seu liquidificador for grande e aguentar toda a mistura, pode bater tudo de uma vez.
  7. Bata bem até ficar um caldo homogêneo e se estiver muito grosso, acrescente um pouco de água para facilitar.
  8. Depois, peneire o caldo e descarte a parte grossa que não passa pela peneira. Repita esses últimos passos com toda a mistura.
  9. Assim que coar todo o caldo, volte-o para a panela no fogo.
  10. Adicione o leite de coco e misture. Se você quiser, você pode fritar um pouco de camarão para acrescentar no caldo, mas é totalmente opcional.
  11. Experimente o tempero e acerte se necessário.
  12. Mantenha no fogo até ferver e pode desligar.
  13. E pronto, só servir esse delicioso caldo de camarão!

Armazenamento:

Geladeira: 2 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 150 g

Calorias185,99 kcal
Proteinas19,54 g
Sódio185 mg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *