Preparos: 15 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 1 porção
Brasileira
Receita de Bolovo
Acompanhamento perfeito de uma cerveja gelada e de um bom papo na mesa do bar, o bolovo é famoso Brasil afora. O salgado frito perfeito feito da junção de carne com ovo é uma das comidas de boteco mais pedidas, principalmente, em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas vem conquistando o coração de todos que o experimentam!
Desde criança eu ouço falar do bolovo. Perto de onde meus pais trabalhavam tinha um bar que vendia muitos tipos de salgados, mas meu pai sempre pedia um bolovo e é claro que eu sempre roubava um pedacinho.
Eu amo esse bolinho de carne moída com ovo desde pequena, e vou contar um segredo: eu tinha até esquecido do bolovo depois de mais velha, até que um dia, em uma das temporadas do programa de culinária masterchef, eles tiveram que fazer bolovo em uma das provas. Assim que assisti o episódio fui levada diretamente para a infância e, na hora, fiquei com vontade de comer um bolovo crocante e saboroso.
Sorte a minha que aprendi a fazer uma ótima receita! Por isso, trouxe ela aqui para compartilhar com vocês. Inclusive, apesar da versão mais clássica ser feita com carne moída bovina, existem outros caminhos, como a que vou ensinar hoje, feito com linguiça.
O bolovo é uma verdadeira instituição da culinária brasileira e uma opção deliciosa para quem busca uma comida de boteco saborosa e simples de fazer. Com essa receita, você poderá preparar o seu próprio bolovo em casa, dando seu toque especial, experimentando um pouco dessa tradição tão amada por todos nós! Vamos lá?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Para essa receita, a quantidade de ingredientes vai depender de quantos bolovos você irá querer fazer. Então, para 1 bolovo, por exemplo, vamos utilizar 1 ovo cozido e 1 gomo de linguiça toscana ou 100g de carne moída, aproximadamente, e o restante dos ingredientes, como os temperos e os ingredientes de empanar serão baseados na quantidade.
- Então, o primeiro passo é cozinhar os ovos. Para isso, leve uma panela pequena com água para ferver - e uma dica muito boa para que fique mais fácil descascar os ovos com mais facilidade é acrescentar suco de meio limão na água fervendo e depois colocar a própria metade do limão espremido na água.
- Com a ajuda de uma escumadeira, adicione um ovo por vez com muito cuidado para não trincarem. O ponto da gema é opcional, mas se quiser uma gela bem molinha, deixe por, aproximadamente 6 minutos, mas se quiser uma gema bem cozida, deixe por 15 minutos.
- Assim que passar o tempo, basta retirar os ovos da água, colocar na água fria para parar o cozimento e descascar com cuidado.
- Para a massa, comece passando a faca na película da linguiça para retirar a pele e deixar somente o recheio solto - se você preferir, você pode seguir essa receita, mas fazendo com carne moída bovina também ou até misturar as duas carnes, fica a seu critério.
- Depois, tempere a linguiça de acordo com a sua preferência - eu utilizei dill, pimenta caiena, páprica defumada, sal e pimenta-do-reino - e adicione o dente de alho amassado e o cheiro verde picadinho.
- Misture bem para que todos os temperos se incorporem na carne da linguiça e para que os gomos se quebrem, ficando bem moído.
- Vamos para a montagem do bolovo. Para isso, pegue uma quantidade que preencha a sua palma das mãos ou que você consiga notar que é possível enrolar um ovo inteiro cozido.
- Faça uma bolinha de carne com as mãos e abra como se fosse um hambúrguer. Coloque o ovo cozido no meio do disco e enrole a carne por toda superfície. Aperte a carne com bastante cuidado enquanto molda, principalmente se você optar por um ovo com gema mole.
- Depois, para empanar, coloque a farinha de trigo em um recipiente, a farinha de rosca ou panko em outro e o ovo batido em outro - se quiser dar um toque a mais, pode temperar as farinhas e o ovo batido também, só cuidado para não exagerar no sal.
- Então, primeiro passe o bolinho de carne com o ovo dentro na farinha de trigo, depois no ovo batido e por último na farinha de rosca ou panko.
- Para fritar, coloque uma panela funda com bastante óleo no fogo e deixe esquentar bem, mas não muito. Neste passo, você pode utilizar menos óleo, até a metade do bolovo, porque é possível fritar primeiro de um lado e depois de outro, sem precisar submergir.
- Com uma escumadeira, coloque um bolovo de cada vez e deixe fritar por, mais ou menos, 6 minutos ou até ficar bem douradinho - é essencial que o fogo não esteja tão quente porque senão ele começa a fritar muito a farinha de rosca, mas sem deixar tempo o suficiente para cozinhar a carne. Se você tiver um termômetro de cozinha, pode deixar o óleo a 150ºC, aproximadamente.
- Depois é só retirar o bolovo do óleo direto para o papel toalha e deixar ele bem sequinho.
- E está pronto uma deliciosa comida de boteco, o bolovo! Bom apetite!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 2 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Se for congelar, congele o bolovo cru para fritar na hora do consumo. Armazenar em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 1 unidade
Calorias | 266 kcal |
Gorduras | 16,71 g |
Carboidratos | 16,28 g |
Proteinas | 11,7 g |
Açúcar | 1,73 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar o bolovo!