Preparos: 720 minutos
Preparação: 60 minutos
Rende: 8 porções
Portuguesa
Receita de Bacalhau à Gomes de Sá
Existem centenas de receitas com bacalhau, mas hoje nós vamos falar do famosíssimo bacalhau à Gomes de Sá! Nomeado em homenagem ao seu criador, José Luís Gomes de Sá Júnior, esse prato tradicional português vai deixar qualquer um com água na boca.
O bacalhau à Gomes de Sá é clássico da cidade do Porto e tem uma preparação simples e fácil de acompanhar. Sua versão mais original leva o bacalhau cozido com azeite, alho e cebola, mas o que torna o prato o que ele é, são os acompanhamentos: azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.
O prato é tão marcante para o povo português da cidade do Porto que ele foi um dos candidatos finalistas para tornar-se uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa. Que loucura! Então, principalmente, depois dessa afirmação, a gente precisa aprender a fazer o bacalhau à Gomes de Sá, não é mesmo?
Além de tudo, a receita ganhou lugar nas mesas de muitas famílias brasileiras devido à tradição de comer peixe em celebrações como o domingo de páscoa e, em algumas casas, na ceia de natal e ano novo.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como fazer um bacalhau à Gomes de Sá maravilhoso!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- O primeiro passo, se você comprou o bacalhau salgado, é dessalgar o peixe. Para isso, lave bem os pedaços para tirar o excesso do sal e coloque em um pote com água até cobrir a carne.
- Troque a água a cada 4 horas, mais ou menos, e repita o processo 2 ou 3 vezes.
- Para o preparo, leve uma panela grande com bastante água ao fogo e deixe que ferva. Assim que a água ferver, coloque as postas de bacalhau, tampe bem a panela e desligue o fogo.
- Deixe o peixe por 10 minutos desse jeito e retire da água - se ele estiver um pouco cru ainda, fique tranquilo porque ele ainda vai finalizar no forno.
- Na mesma água do bacalhau, coloque as batatas cortadas em rodelas de, aproximadamente, 1 centímetro - eu acrescentei meio limão e alguns dentes de alho amassados para aromatizar a água, mas esse passo é opcional.
- Tampe a panela e deixe cozinhar até que as batatas estejam ligeiramente macias, mas não muito.
- Enquanto isso, corte as cebolas em lâminas meia lua e acrescente-as em uma panela com um pouco de azeite para caramelizar - se quiser, pode aromatizar com algumas folhas de louro que fica uma delícia.
- Tempere com sal e mantenha a panela no fogo baixo para ela cozinhar lentamente. Continue misturando para não queimar. Acrescente os dentes de alho bem picados e misture mais um pouco. Desligue o fogo.
- Verifique as batatas e se estiverem macias, mas não desmanchando, pode retirá-las da água e reservar.
- Depois, aproveite a mesma água e a mesma panela para cozinhar os ovos por, aproximadamente, 8 minutos. Eles devem cozinhar, mas manter uma gema mole.
- Na travessa que vai ao forno, coloque um pouco de azeite para untar o fundo - eu usei um alho amassado para espalhar o azeite, deixando um aroma de alho em todo a refratário. É uma ótima dica, faz diferença, mas é opcional.
- Para a montagem, comece colocando uma camada de batata, depois uma boa quantidade de cebola junto com seu azeite e depois o bacalhau lascado. Repita as camadas, batata, cebola, bacalhau e finalize com o restante da cebola caramelizada.
- Leve a travessa para o forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos.
- Para finalizar o prato, salpique bastante salsa, acrescente os ovos cozidos cortados e as azeitonas cortadas por cima. Termine colocando um fio de azeite generoso por cima de toda a superfície.
- E está pronto! Um tradicional bacalhau à Gomes de Sá!
Armazenamento:
Geladeira: 4 diasNotas: Armazenar em potes com tampa. Se for congelar o bacalhau, é recomendado congelá-lo somente o próprio peixe.Informação Nutricional
Porção de 250 g
Calorias | 329 kcal |
Gorduras | 8,34 g |
Carboidratos | 24,16 g |
Fibras | 3,07 g |
Proteinas | 40,33 g |
Sódio | 132 mg |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar o bacalhau à gomes de sá!