NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Angu de Milho

Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira

Como Fazer Angu de Milho

Para quem ainda não conhece, o angu de milho verde é um tesouro gastronômico brasileiro! Consumido em todo o país, principalmente nos estados de Minas Gerais e Bahia, o angu de milho é uma preparação que oferece uma combinação única de simplicidade e sabor reconfortante.

Sinceramente, uma colherada bem quentinha de angu de milho verde com um frango e quiabo, não tem para ninguém, é uma explosão de sabores! Inclusive, o angu de milho só com molho à bolonhesa também fica divino e é super prático de preparar… Você pode encontrar aqui mesmo no NaColher uma receita deliciosa e simples de molho à bolonhesa.

O angu tem raízes na cultura africana e passagens pela culinária italiana e portuguesa antes de desembarcar no Brasil. Originalmente uma comida servida aos escravos, esse creme amarelado passou por transformações ao ser preparado com farinha de mandioca ou milho, que é o caso do angu de milho que vamos aprender hoje.

Uma receita muito versátil, podendo ser servido com inúmeros pratos, tanto para ser consumido como refeição principal ou até como um belo acompanhamento. Independente, eu tenho certeza que você vai surpreender qualquer convidado com esse maravilhoso angu de milho! Vamos lá?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Para fazer a massa de milho verde, debulhe as espigas de milho e bata os grãos no liquidificador, adicionando a água aos poucos até dar ponto e até bater o milho, e não para fazer um suco - 8 espigas de milho debulhadas e batidas vai dar aproximadamente, 2 kg de massa, somando os líquidos e bagaços da massa de milho. Você também pode ralar o milho no menor lado do ralador, se preferir._massa de milho para angu de milho
  2. Depois, coe a massa de milho com uma peneira fina até sair todo o líquido. Reserve o líquido e o bagaço em recipientes separados - para o angu, vamos utilizar somente o líquido, mas o bagaço também poderá ser usado nos complementos, caso você queira.coar a massa de milho para angu de milho
  3. Leve uma panela grande ao fogo e adicione um pouco de óleo até esquentar.
  4. Então, acrescente temperos a gosto - eu usei pimenta do reino, sal e alho triturado - e a cebola picadinha. Refogue bem todos os ingredientes.
  5. Depois, mexa o líquido que você peneirou para garantir que todo o amido natural do milho esteja incorporado, e despeje por cima dos temperos refogados na panela.temperando a massa do milho para angu de milho
  6. Em fogo médio, continue mexendo sempre para que o angu não queime e pegue o fundo da panela. Mexa até o líquido começar a engrossar - a dica é sempre mexer e passar a colher por toda a superfície e laterais da panela, para não formar pedaços duros em nenhum lugar. E, se você tiver, eu recomendo utilizar panelas grossas de alumínio para que não queime o nosso angu.
  7. Continue mexendo e, assim que ele começar a engrossar, abaixe o fogo e continue mexendo. Conforme o angu começa a ficar mais amarelado e grosso, para garantir que toda a massa fique cozida, sem queimar algumas partes, adicione um pouquinho de água e continue mexendo.engrossando a massa do milho para angu de milho
  8. Para saber se ele chegou no ponto ideal, experimente e sinta se o milho está com sabor de cozido ou se ainda tem um gosto de milho cru - caso ele ainda esteja cru, continue colocando água aos poucos enquanto mistura, até chegar no sabor ideal. Acerte os temperos, se necessário.
  9. Assim que ele estiver completamente cozido, passe imediatamente para o refratário em que ele será servido - se ele ficar na panela, ele vai endurecer lá.angu de milho para travessa
  10. Para o complemento do seu angu de milho, você pode fazer frango ensopado, molho bolonhesa e outras combinações que já temos aqui no NaColher - uma dica boa é aproveitar o bagaço do milho, deixando ele de molho por alguns minutos, depois coar novamente e utilizar a água do molho para incrementar no seu acompanhamento e deixá-lo mais grossinho, como o ensopado de frango, mas esse passo é opcional.
  11. Depois que o angu endurecer no refratário, é só servir o angu com o complemento que quiser e aproveitar! Bom apetite!

Armazenamento:

Geladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 60 diasNotas: Armazenar na geladeira, em potes com tampa.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 84

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias145 kcal
Gorduras0,97 g
Carboidratos30,03 g
Proteinas3,36 g

Como Fazer Angu de Milho

video cover play button

Aprenda como fazer um delicioso angu de milho verde com frango com o canal do Oloares Ferreira!

Sugestão de Cardápio

Veja algumas receitas para acompanhar esse delicioso angu de milho!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *