Preparos: 60 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 20 porções
Brasileira
Receita de Paella Caipira
Hoje, vou te levar para uma viagem gastronômica cheia de sabor e tradição, apresentando uma receita que é muito mais do que apenas uma refeição – é uma paella caipira, um pedaço do meu coração e da minha história.
Quando criança, eu costumava passar as férias de verão na casa dos meus avós em uma pequena cidade do interior. Era um refúgio longe da agitação da cidade grande, onde o tempo parecia passar mais devagar e os sabores eram intensos e autênticos.
Minha avó era uma cozinheira excepcional e a paella caipira era uma das suas especialidades. Ela começava a preparação com uma verdadeira festa de ingredientes: frango caipira, linguiça defumada, ervas frescas e o arroz. Era uma experiência mágica ver como os ingredientes simples se transformavam. Hoje, essa receita de paella caipira carrega consigo não apenas o sabor da minha infância, mas também a paixão pela cozinha que minha avó me transmitiu.
Se você não conhece, a paella caipira é uma interpretação brasileira da paella espanhola, incorporando ingredientes regionais e um toque especial do interior. E a melhor parte é que a paella caipira é muito mais simples de fazer do que parece, e se desejar algo diferente, dê uma olhadinha na Paella Vegetariana.
Se você preferir um arroz um pouquinho mais leve, apenas com legumes, você pode tentar a receita que eu já ensinei aqui de arroz colorido. Se não, vamos juntos fazer a paella caipira!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Corte as cebolas, as calabresas e as linguiças em rodelas. Amasse os alhos. Pique o bacon e o tomate em cubinhos. Corte os pimentões também em cubos, descartando a parte branca do interior e as sementes. Pique as vagens em pedaços médios e rale a cenoura bem fina em rodelas.
- Frite as linguiças (eu usei linguiça caseira de porco, mas você pode escolher a que preferir), a panceta e a costelinha de porco. Reserve.
- Refogue bem a galinha e deixe cozinhar. Não deixe todo o caldo secar.
- Leve ao fogo alto uma panela bem grande que caiba todos os ingredientes com espaço. Adicione o bacon e a calabresa e deixe fritar, soltando um pouco da gordura. Quando estiver bom, separe um pouco da calabresa.
- Na panela com a calabresa e o bacon, adicione a cebola e o alho, refogando bem.
- Em seguida, acrescente o tomate. Ele vai soltar água e umedecer o refogado.
- Adicione o açafrão, o colorau e a pimenta do reino. Depois, acrescente os pimentões. Mexa bem para incorporar os temperos.
- Na panela, junte a linguiça, a panceta e a costelinas - todas já fritas. Misture.
- Depois, adicione a vagem e a cenoura e refogue bem.
- Adicione os pedaços da galinha cozida junto com o caldo, para molhar bem o refogado. Em seguida, adicione o arroz. Tempere com sal e misture tudo muito bem.
- Por fim, acrescente a água fervendo para cobrir tudo e tampe a panela. Deixa cozinhar por cerca de 15 minutos, checando se a água secou, se está no ponto certo e se precisa de mais água.
- Está pronto! Você pode decorar sua paella caipira como preferir. Eu costumo usar tiras de pimentões coloridos que foram previamente grelhadas, cenouras em fatias e ovos cozidos cortados ao meio. A paella caipira leva vários ingredientes saborosos e coloridos, então você pode usar sua imaginação na apresentação!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 horaGeladeira: 1 diaFreezer/Congelador: 4 mesesNotas: Armazene em um pote hermético com tampa.Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 158 kcal |
Gorduras | 5,44 g |
Carboidratos | 16,68 g |
Proteinas | 9,52 g |
Como Fazer Paella Caipira
Aprenda hoje a fazer uma deliciosa paella caipira, ensinada pelo canal RIC Rural.
Sugestão de Cardápio
Veja algumas ideias de acompanhamento para a sua paella caipira.