Preparos: 10 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira
Receita de Polenta de Milho Verde
Que o milho verde é um ingrediente maravilhoso, nós já sabemos… Afinal, curau de corte, polenta frita, bolo de milho, todas essas receitas são fantásticas, mas você já testou polenta de milho verde?
É uma receita simples, mas muito saborosa, ainda mais se você fizer com algum molho de acompanhamento. E a melhor parte é que você pode abusar das ideias e criar a combinação que você quiser para a polenta de milho verde.
Fácil de fazer, mas ainda mais fácil de comer, você vai ver! Eu aprendi essa receita de polenta de milho verde há muitos anos depois que eu fui em um restaurante que tinha o prato no self-service e eu me apaixonei. Sou suspeita porque amo tudo que é feito com milho rs.
Depois que você aprender o passo a passo de como fazer a polenta de milho verde, você me conta o que achou! A consistência dela fica maravilhosa, super cremosa, mas ao mesmo tempo com textura… hm, tá me dando água na boca só de lembrar!
Então, chega de conversa e vamos direto para a receita de polenta de milho verde. Eu tenho certeza que você vai amar e vai até incluir no próximo almoço de família!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, comece debulhando o milho da espiga, para isso segure a espiga na vertical com firmeza e passe uma faca afiada de modo a retirar os milhos o mais rente possível da espiga, mas sem cortar a parte branca - se preferir, pode utilizar o milho em lata, mas, nesse caso, adicione, pelo menos, 5 colheres de sopa de fubá ou 3 colheres de sopa de amido de milho dissolvido para que a polenta engrossar, ok?
- Depois, aos poucos, adicione o milho no liquidificador para não ficar muito pesado - eu bati em duas vezes, mas isso vai depender da potência do seu liquidificador.
- Adicione a água fria de acordo com a quantidade de milho - eu coloquei metade do milho, então adicionei metade da água.
- Bata bem até todo o milho triturar e depois passe por uma peneira para coar bem. Repita esse passo com todo o milho e com toda água fria.
- Assim que terminar de coar todo o suco do milho, reserve - você também pode guardar o bagaço para fazer bolos e outras sobremesas.
- Leve uma panela grande ao fogo alto e adicione a manteiga e um pouco de óleo para não queimar a manteiga.
- Assim que ela estiver toda derretida, adicione o alho bem picadinho e frite um pouco. Então, adicione a cebola picada e refogue bem por, aproximadamente, 1 minuto.
- Depois, despeje o caldo do milho batido na panela - antes de despejar, misture com uma espátula para retirar qualquer resquício de amido que fica no fundo do caldo do milho.
- Adicione o sal a gosto - eu utilizei, mais ou menos, 1 colher de sopa rasa - e misture.
- Abaixe o fogo e continue misturando em fogo baixo por, aproximadamente, 20 minutos ou até a mistura engrossar - quando ela começar a engrossar, pode dar a impressão de estar empelotado, mas é normal, continue mexendo até ficar homogêneo.
- Assim que ela estiver mais grossa, acrescente a água quente e continue misturando - se você quiser uma polenta ainda mais cremosa, você pode trocar a água quente por leite integral.
- Mexa sem parar até a polenta ficar homogênea, pode utilizar um fouet se você quiser. Você pode deixar ainda mais cremosa, adicionando queijo ralado e misturando mais um tempo.
- Assim que estiver bem lisinha e cremosa, desligue o fogo e passe para o recipiente que irá ser servido.
- E está pronta uma deliciosa polenta de milho verde! Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 7 diasNotas: Armazenar em potes com tampa. Não é recomendado congelar a polenta de milho verde, pois perde a consistência cremosa.Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 145 kcal |
Gorduras | 0,97 g |
Carboidratos | 30,03 g |
Proteinas | 3,36 g |
Como Fazer Polenta de Milho Verde
Aprenda como fazer uma polenta de milho verde bem cremosa com a Divina, do canal Divinas Receitas!
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar essa deliciosa polenta de milho verde!