Preparos: 5 minutos
Preparação: 45 minutos
Rende: 1 porção
Brasileira
Receita de Arroz de Preguiçoso
Você já recebeu convidados na sua casa, de surpresa? Eu já e eu vou te contar que precisei pensar rápido para fazer essa receita e que todos gostassem. Por isso, hoje é dia de Arroz de Preguiçoso.
Confesso que eu adoro receber pessoas em casa, principalmente minha família. E nesse dia meus pais, meus irmãos, a cunhada, os filhos e até os animais de estimação resolveram me visitar. E se tem uma coisa que eu AMO fazer quando tem gente em casa é cozinhar. Mas colocar o papo em dia também rs. E como eu não os via há alguns meses, tive que optar por pegar os ingredientes que já tinha em casa, como o frango desfiado que eu uso na omelete, e fazer o famoso Arroz de Preguiçoso.
Essa receita de Arroz de Preguiçoso é diferente do arroz de forno ou até do risoto. Eu queria uma receita bem sequinha, mas se você quiser algo mais cremoso é só colocar 1 lata inteira de creme de leite. Foi algo bem improvisado mesmo e que ficou uma delícia!
Todos os meus familiares elogiaram o Arroz de Preguiçoso e por esse motivo resolvi compartilhar com vocês! Tenho absoluta certeza de que essa receita vai se tornar uma das queridinhas por aí também! Lembrando que eu usei os ingredientes da minha geladeira e você pode fazer a mesma coisa. Então, bora olhar o que tem por aí e também preparar um almoço ou jantar maravilhoso? Depois, me conta como ficou, tá? Vou ficar super feliz em ler as mensagens de vocês!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, organize os vegetais, a cenoura e a calabresa que estão na receita. Rale a cenoura, corte em cubos bem pequenos a calabresa, abra a lata de milho e coloque o frango desfiado em uma tigela (no meu caso estava reservado na geladeira já desfiado, mas você pode colocar na pressão o peito de frango também para criar a receita).
- Eu optei em não colocar cebola e alho, mas citei nos ingredientes porque muita gente não prepara arroz sem essas duas hortaliças. Então, se você quiser colocar é só cortar em cubinhos e reservar. Como esse arroz é super versátil, você também pode trocar o frango por carne desfiada ou calabresa por bacon. O importante mesmo é deixar a seu gosto e que fique delicioso. Reserve todos esses preparos
- Em uma tigela, adicione o molho de tomate, creme de leite, sal (a gosto) e páprica. Misture bem e reserve.
- Em um recipiente de vidro ou até mesmo uma fôrma, coloque o arroz, a cenoura ralada, o milho e a ervilha (congelada). A ervilha precisa ser congelada, ok? Isso porque se for de lata, pode virar uma papa e estragar a receita.
- Em seguida, coloque o frango desfiado, a calabresa picada e a mistura de molho, creme de leite, sal (a gosto) e páprica. Adicione água quente. Não pode ser gelada e nem temperatura ambiente. Misture bem.
- Agora você pode provar para verificar se está a seu gosto ou se precisar acertar os temperos ou o sal. Cubra o recipiente de vidro com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C, por 35 minutos.
- Retire do forno e com o auxílio de um garfo - cuidado para não queimar as mãos .Retire o papel alumínio e verifique se a água do arroz secou. Caso ainda o molho não tenha secado completamente, leve novamente ao forno por 5 minutos - e assim por diante se necessário. Apenas não esqueça de colocar o papel alumínio, para não ter risco de ressecar o arroz.
- Quando estiver totalmente seco, retire o arroz do forno, e corte 3 pedaços de queijo prato - bem picadinhos. Ou pode ralar também, caso o queijo seja mais firme. Volte ao forno e abaixe a temperatura para 180°C, até o queijo derreter. Se o forno tiver a opção de gratinar, deixe de 5 a 8 minutos gratinando.
- Depois do queijo ter derretido, retire do forno.
- Pronto! Agora é só colocar na mesa e servir com uma salada de acompanhamento. Bom apetite!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 3 meses Notas: Em uma tigela com tampaInformação Nutricional
Porção de 200 g
Calorias | 572 kcal |
Gorduras | 24,18 g |
Carboidratos | 44,88 g |
Proteinas | 20,3 g |