Preparos: 30 minutos
Preparação: 240 minutos
Rende: 1 porção
Portuguesa
Receita de Bolo de Rei
Que tal deixar a sua ceia de Natal ou aquele jantar especial ainda mais delicioso e com uma simbologia de fé? Isso mesmo! Hoje eu vou te ensinar a fazer uma receita tradicional portuguesa e que possui mais de 2 mil anos de existência – o Bolo de Rei.
Esse doce é lindo e sua simbologia ainda mais! O Bolo de Rei é a representação dos presentes que os Três Reis Magos deram ao menino Jesus, quando ele nasceu. Sua forma redonda com um furo no meio remete a coroa, a casca simboliza o ouro e as frutas secas e cristalizadas a mirra. E o aroma inconfundível desta receita representa o incenso.
Você tinha conhecimento desta simbologia? Muito especial, não é mesmo? E tem mais! A tradição conta que ao preparar o Bolo de Rei é necessário colocar uma fava de milho e um pequeno presente. Pode ser um doce pequeno com um formato natalino. Essas são apenas algumas ideias, tudo bem? O que vale mesmo é quem encontrar a fava deverá preparar o Bolo de Rei no próximo ano e felizardo que pegar o presente ganhará muita sorte.
Agora chegou o momento de você aprender a receita de Bolo do Rei, esse maravilhoso pão doce natalino! Vamos lá? Leia os ingredientes e o modo de preparo e adicione um presente para deixar o seu Natal ainda mais tradicional. Coloque a mão na massa!
Lista de Ingredientes Pré-Fermento ou Esponja
Modo de Preparo Pré-Fermento ou Esponja
- Esse pré-preparo vai ajudar a dar mais sabor, consistência e força para a massa do pão. Vamos lá?
- Primeiro, você precisa colocar em uma tigela a farinha de trigo e o fermento biológico seco. Caso escolha utilizar o fermento fresco, amasse com um garfo ou esfarele diretamente na farinha. Misture bem os dois ingredientes.
- Em seguida, acrescente aos poucos a água e mexa com uma colher até que a mistura fique homogênea. A água deve estar em temperatura ambiente em um dia de calor ou um pouco morna se o dia estiver mais frio.
- Coloque um pano úmido ou plástico filme para cobrir a tigela e reserve.
- Aguarde cerca de 30 a 60 minutos ou até que a esponja ganhe volume para utilizar na massa.
Lista de Ingredientes para Massa
Modo de Preparo Massa
- Você vai precisar de um recipiente grande para fazer essa massa. Eu usei também uma batedeira planetária para facilitar a mistura, mas você pode sovar a massa à mão, se preferir.
- No recipiente coloque a farinha de trigo, o sal, o açúcar refinado e a pré-fermentação (esponja) que estava reservada. Acrescente também os ovos e um pouco do leite. Eu prefiro colocar o leite aos poucos até conseguir atingir o ponto da massa homogênea e viscosa, pois a quantidade vai depender muito da marca da farinha e do tamanho dos ovos.
- Em seguida, inicie a misturar os ingredientes com a batedeira em velocidade baixa por cerca de 5 minutos.
- Verifique se conseguiu atingir uma massa homogênea e que não esteja grudando completamente no gancho da batedeira. Se precisar, coloque mais um pouco de leite, mas certifique de que ela não grude na sua mão.
- Agora vamos iniciar a sova da primeira fermentação! Bata essa massa por cerca de 10 minutos numa velocidade média, ou caso a sua batedeira seja mais acelerada mantenha na velocidade mínima.
- Depois de sovar, a massa vai ficar mais lisa e brilhante. Uma dica para saber se atingiu o ponto que precisa é você esticar um pouco a massa e ela rasgar suavemente.
- Ainda na batedeira, acrescente a manteiga sem sal amolecida. Você pode colocar por cerca de 30 segundos no micro-ondas essa manteiga para ajudar a amolecer.
- Em seguida, pegue uma laranja madura e raspe com um ralador, mas não deixe que chegue na parte branca, tá bom? Acrescente na massa e ligue a batedeira em velocidade baixa, por 5 minutos ou até que a manteiga seja incorporada.
- Nesta etapa a massa vai ficar mais grudenta e mole. Você vai precisar sovar novamente com a batedeira em velocidade média, por mais 5 minutos. Caso note que a sua batedeira precisa ficar desligada um pouco, devido ao uso prolongado, é super recomendado, tá? Aguarde uns 5 minutos para o motor esfriar e retorne para a receita.
- Bata a massa em velocidade média até que ela atinja o ponto de véu. Ela vai estar mais elástica, macia, lisa e homogênea.
- Pronto para a próxima etapa? Vamos lá!
Lista de Ingredientes Recheio e Cobertura
Modo de Preparo Recheio e Cobertura
- Em um recipiente, coloque as uvas passas e cubra totalmente com vinho do Porto. Ou se você não quiser bebida alcoólica, pode adicionar água. Essa etapa pode ser realizada enquanto prepara a esponja (que eu ensinei no início desta receita). Quanto mais tempo as uvas passas hidratarem, mais o seu Bolo de Rei vai ficar suculento. Você pode deixar por cerca de 30 minutos e 1 hora, por exemplo. Escorra bem e reserve.
- Aproveite também para cortar as nozes em pedaços rústicos e as laranjas cristalizadas podem ser divididas em pedaços pequenos. Se você quiser, retire o excesso de açúcar das laranjas cristalizadas. Reserve também.
- Já com a massa sovada, ainda na tigela, acrescente as nozes, as laranjas cristalizadas e as uvas passas. Esse recheio pode variar, tudo bem? Você pode colocar, por exemplo, a fruta cristalizada que melhor agrada o seu paladar.
- Caso queira entrar na tradição que eu contei aqui, pode acrescentar a fava e o presente de sua escolha na massa, como um doce pequeno em formato natalino.
- Volte a ligar a batedeira em velocidade baixa para misturar o recheio, por no máximo 5 minutos.
- Com a massa ainda na tigela, modele em formato de bola e acrescente algum recheio que possa ter ficado no fundo da tigela.
- Depois, cubra a tigela com pano úmido ou plástico filme. Deixe a massa descansar para crescer um pouco, por cerca de 30 a 60 minutos.
- Para facilitar a modelagem você pode colocar essa massa por 30 minutos na geladeira.
- Em seguida, retire a massa da geladeira e e transfira para uma bancada.
- A parte da massa que estiver mais lisa deve ser virada para baixo e aperte toda a superfície com a ponta dos dedos. Essa técnica vai retirar gás da fermentação.
- Agora vire a parte lisa para cima e gire a massa na bancada usando a base das duas mãos. Tudo precisa se feito com delicadeza para seu Bolo de Rei ficar delicioso.
- Deixe a massa bem firme e suavemente estique um pouco a massa, que ainda precisa ter o formato de bola.
- Agora polvilhe um pouco de farinha sobre a bola de massa para facilitar o manuseio.
- Usando dois dedos, faça um furo bem no meio e, em seguida, use as mães para aumentar o furo. Não esqueça de deixar a massa sempre com uma espessura uniforme.
- Para ter certeza de que está no caminho certo, a massa deverá estar com aproximadamente 25 cm de diâmetro externo e 12 cm de diâmetro interno.
- Em seguida, pegue uma assadeira com aproximadamente 35 centímetros de diâmetro e unte com óleo ou manteiga. Polvilhe também a assadeira com um pouco de farinha e coloque a massa sobre ela.
- Arrume o formato da massa circular e deixar a superfície bem esticada.
- Para começar a cobertura, pincele em toda a massa uma clara de ovo. Outra opção é usar um ovo batido com água, mas a clara garante mais brilho e deixa a crosta mais clarinha (que eu adoro!).
- Agora chegou a hora de decorar! Corte as frutas cristalizadas em três partes (figo, goiaba e abacaxi), ou da forma que preferir. Acrescente as cerejas e não esqueça de escorrer bem antes de colocar no bolo. Aperte um pouco as frutas para que elas sejam fixadas na massa.
- Cubra a assadeira com um pano e aguarde 45 minutos. Quanto mais quente estiver, maior será a fermentação da massa.
- Pré-aqueça o forno a 180 °C por 15 minutos antes de colocar o Bolo de Rei para assar.
- Coloque a assadeira no forno e borrife água na parte inferior e mantenha a temperatura a 180 °C.
- O bolo vai ficar por 40 minutos no forno e na metade desse tempo você pode virar a assadeira para dourar a crosta por igual.
- Pronto! Agora você pode tirar o Bolo de Rei do forno e usar uma espátula para descolar a calda ou pedaço de massa que tenha grudado no fundo.
- Passe o bolo para uma grade de resfriamento. Se não tiver essa base, retire a grade do forno e lave para retirar a quentura e coloque o bolo em cima dela. O objetivo é evitar que junte umidade na parte de baixo.
- Deixe esfriar.
- Assim que o Bolo de Rei estiver frio, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro em alguns pontos da crosta. Caso queira fazer o açúcar de confeiteiro, basta bater o açúcar refinado no liquidificador.
- Agora é só servir e torcer para encontrar o presente e ganhar muita sorte!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 3 diasGeladeira: 6 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Em uma boleira ou tigela com tampaInformação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 340 g |
Carboidratos | 57,5 g |
Fibras | 4,0 g |
Proteinas | 6,7 g |
Sódio | 0,70 g |
Açúcar | 28,60 g |