NaColher / Receitas / Bolos

Bolo de Rei

Preparos: 30 minutos
Preparação: 240 minutos
Rende: 1 porção
Portuguesa

Receita de Bolo de Rei

Que tal deixar a sua ceia de Natal ou aquele jantar especial ainda mais delicioso e com uma simbologia de fé? Isso mesmo! Hoje eu vou te ensinar a fazer uma receita tradicional portuguesa e que possui mais de 2 mil anos de existência – o Bolo de Rei.

Esse doce é lindo e sua simbologia ainda mais! O Bolo de Rei é a representação dos presentes que os Três Reis Magos deram ao menino Jesus, quando ele nasceu. Sua forma redonda com um furo no meio remete a coroa, a casca simboliza o ouro e as frutas secas e cristalizadas a mirra. E o aroma inconfundível desta receita representa o incenso.

Você tinha conhecimento desta simbologia? Muito especial, não é mesmo? E tem mais! A tradição conta que ao preparar o Bolo de Rei é necessário colocar uma fava de milho e um pequeno presente. Pode ser um doce pequeno com um formato natalino. Essas são apenas algumas ideias, tudo bem? O que vale mesmo é quem encontrar a fava deverá preparar o Bolo de Rei no próximo ano e felizardo que pegar o presente ganhará muita sorte.

Agora chegou o momento de você aprender a receita de Bolo do Rei, esse maravilhoso pão doce natalino! Vamos lá? Leia os ingredientes e o modo de preparo e adicione um presente para deixar o seu Natal ainda mais tradicional. Coloque a mão na massa!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes Pré-Fermento ou Esponja

Modo de Preparo Pré-Fermento ou Esponja

  1. Esse pré-preparo vai ajudar a dar mais sabor, consistência e força para a massa do pão. Vamos lá?
  2. Primeiro, você precisa colocar em uma tigela a farinha de trigo e o fermento biológico seco. Caso escolha utilizar o fermento fresco, amasse com um garfo ou esfarele diretamente na farinha. Misture bem os dois ingredientes.
  3. Em seguida, acrescente aos poucos a água e mexa com uma colher até que a mistura fique homogênea. A água deve estar em temperatura ambiente em um dia de calor ou um pouco morna se o dia estiver mais frio.
  4. Coloque um pano úmido ou plástico filme para cobrir a tigela e reserve.
  5. Aguarde cerca de 30 a 60 minutos ou até que a esponja ganhe volume para utilizar na massa.

Lista de Ingredientes para Massa

Modo de Preparo Massa

  1. Você vai precisar de um recipiente grande para fazer essa massa. Eu usei também uma batedeira planetária para facilitar a mistura, mas você pode sovar a massa à mão, se preferir.
  2. No recipiente coloque a farinha de trigo, o sal, o açúcar refinado e a pré-fermentação (esponja) que estava reservada. Acrescente também os ovos e um pouco do leite. Eu prefiro colocar o leite aos poucos até conseguir atingir o ponto da massa homogênea e viscosa, pois a quantidade vai depender muito da marca da farinha e do tamanho dos ovos.
  3. Em seguida, inicie a misturar os ingredientes com a batedeira em velocidade baixa por cerca de 5 minutos.
  4. Verifique se conseguiu atingir uma massa homogênea e que não esteja grudando completamente no gancho da batedeira. Se precisar, coloque mais um pouco de leite, mas certifique de que ela não grude na sua mão.
  5. Agora vamos iniciar a sova da primeira fermentação! Bata essa massa por cerca de 10 minutos numa velocidade média, ou caso a sua batedeira seja mais acelerada mantenha na velocidade mínima.
  6. Depois de sovar, a massa vai ficar mais lisa e brilhante. Uma dica para saber se atingiu o ponto que precisa é você esticar um pouco a massa e ela rasgar suavemente.
  7. Ainda na batedeira, acrescente a manteiga sem sal amolecida. Você pode colocar por cerca de 30 segundos no micro-ondas essa manteiga para ajudar a amolecer.
  8. Em seguida, pegue uma laranja madura e raspe com um ralador, mas não deixe que chegue na parte branca, tá bom? Acrescente na massa e ligue a batedeira em velocidade baixa, por 5 minutos ou até que a manteiga seja incorporada.
  9. Nesta etapa a massa vai ficar mais grudenta e mole. Você vai precisar sovar novamente com a batedeira em velocidade média, por mais 5 minutos. Caso note que a sua batedeira precisa ficar desligada um pouco, devido ao uso prolongado, é super recomendado, tá? Aguarde uns 5 minutos para o motor esfriar e retorne para a receita.
  10. Bata a massa em velocidade média até que ela atinja o ponto de véu. Ela vai estar mais elástica, macia, lisa e homogênea.
  11. Pronto para a próxima etapa? Vamos lá!

Lista de Ingredientes Recheio e Cobertura

Modo de Preparo Recheio e Cobertura

  1. Em um recipiente, coloque as uvas passas e cubra totalmente com vinho do Porto. Ou se você não quiser bebida alcoólica, pode adicionar água. Essa etapa pode ser realizada enquanto prepara a esponja (que eu ensinei no início desta receita). Quanto mais tempo as uvas passas hidratarem, mais o seu Bolo de Rei vai ficar suculento. Você pode deixar por cerca de 30 minutos e 1 hora, por exemplo. Escorra bem e reserve.
  2. Aproveite também para cortar as nozes em pedaços rústicos e as laranjas cristalizadas podem ser divididas em pedaços pequenos. Se você quiser, retire o excesso de açúcar das laranjas cristalizadas. Reserve também.
  3. Já com a massa sovada, ainda na tigela, acrescente as nozes, as laranjas cristalizadas e as uvas passas. Esse recheio pode variar, tudo bem? Você pode colocar, por exemplo, a fruta cristalizada que melhor agrada o seu paladar.
  4. Caso queira entrar na tradição que eu contei aqui, pode acrescentar a fava e o presente de sua escolha na massa, como um doce pequeno em formato natalino.
  5. Volte a ligar a batedeira em velocidade baixa para misturar o recheio, por no máximo 5 minutos.
  6. Com a massa ainda na tigela, modele em formato de bola e acrescente algum recheio que possa ter ficado no fundo da tigela.
  7. Depois, cubra a tigela com pano úmido ou plástico filme. Deixe a massa descansar para crescer um pouco, por cerca de 30 a 60 minutos.
  8. Para facilitar a modelagem você pode colocar essa massa por 30 minutos na geladeira.
  9. Em seguida, retire a massa da geladeira e e transfira para uma bancada.
  10. A parte da massa que estiver mais lisa deve ser virada para baixo e aperte toda a superfície com a ponta dos dedos. Essa técnica vai retirar gás da fermentação.
  11. Agora vire a parte lisa para cima e gire a massa na bancada usando a base das duas mãos. Tudo precisa se feito com delicadeza para seu Bolo de Rei ficar delicioso.
  12. Deixe a massa bem firme e suavemente estique um pouco a massa, que ainda precisa ter o formato de bola.
  13. Agora polvilhe um pouco de farinha sobre a bola de massa para facilitar o manuseio.
  14. Usando dois dedos, faça um furo bem no meio e, em seguida, use as mães para aumentar o furo. Não esqueça de deixar a massa sempre com uma espessura uniforme.
  15. Para ter certeza de que está no caminho certo, a massa deverá estar com aproximadamente 25 cm de diâmetro externo e 12 cm de diâmetro interno.
  16. Em seguida, pegue uma assadeira com aproximadamente 35 centímetros de diâmetro e unte com óleo ou manteiga. Polvilhe também a assadeira com um pouco de farinha e coloque a massa sobre ela.
  17. Arrume o formato da massa circular e deixar a superfície bem esticada.
  18. Para começar a cobertura, pincele em toda a massa uma clara de ovo. Outra opção é usar um ovo batido com água, mas a clara garante mais brilho e deixa a crosta mais clarinha (que eu adoro!).
  19. Agora chegou a hora de decorar! Corte as frutas cristalizadas em três partes (figo, goiaba e abacaxi), ou da forma que preferir. Acrescente as cerejas e não esqueça de escorrer bem antes de colocar no bolo. Aperte um pouco as frutas para que elas sejam fixadas na massa.
  20. Cubra a assadeira com um pano e aguarde 45 minutos. Quanto mais quente estiver, maior será a fermentação da massa.
  21. Pré-aqueça o forno a 180 °C por 15 minutos antes de colocar o Bolo de Rei para assar.
  22. Coloque a assadeira no forno e borrife água na parte inferior e mantenha a temperatura a 180 °C.
  23. O bolo vai ficar por 40 minutos no forno e na metade desse tempo você pode virar a assadeira para dourar a crosta por igual.
  24. Pronto! Agora você pode tirar o Bolo de Rei do forno e usar uma espátula para descolar a calda ou pedaço de massa que tenha grudado no fundo.
  25. Passe o bolo para uma grade de resfriamento. Se não tiver essa base, retire a grade do forno e lave para retirar a quentura e coloque o bolo em cima dela. O objetivo é evitar que junte umidade na parte de baixo.
  26. Deixe esfriar.
  27. Assim que o Bolo de Rei estiver frio, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro em alguns pontos da crosta. Caso queira fazer o açúcar de confeiteiro, basta bater o açúcar refinado no liquidificador.
  28. Agora é só servir e torcer para encontrar o presente e ganhar muita sorte!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 3 diasGeladeira: 6 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Em uma boleira ou tigela com tampa

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias340 g
Carboidratos57,5 g
Fibras4,0 g
Proteinas6,7 g
Sódio0,70 g
Açúcar28,60 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *