NaColher / Receitas / Pães

Rosca Húngara

Preparos: 30 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 12 porções
Brasileira

Receita de Rosca Húngara

Quando fui viajar com a minha amiga para Nova York, ela queria porque queria ir até Nova Jersey para conhecer a Carlo’s Bakery original, aquela confeitaria que aparece no programa Cake Boss, sabe? Chegando lá a primeira coisa que ela pediu foi um cinnamon roll com um café gelado cremoso. Ela achando que era uma iguaria que não encontraria em mais nenhum outro lugar, até estranhei, porque na padaria perto de casa tem uma rosca húngara deliciosa que é bem parecida com esse doce.

Claro que o cinnamon roll da Carlo’s Bakery tem um toque bem especial. Mas cá entre nós, eu faço uma rosca húngara muito deliciosa também! A diferença é que nos EUA, eles costumam fazer com canela, já a rosca húngara é um pão doce recheado com manteiga e açúcar, coberto com coco ralado, um ingrediente tipicamente brasileiro.

Existem outras versões espalhadas pelo mundo também. Que eu saiba, a receita mais antiga já registrada na história foi a do Chelsea bun, na Inglaterra, no século 18. Outra versão muito famosa da rosca húngara é justamente uma receita da Hungria, chamada “kakaós csiga”, a maior diferença é que utiliza-se baunilha no lugar do coco ralado.

Que tal fazer aí na sua casa essa rosca húngara que vai fazer você se sentir no Cake Boss?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes da Massa

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande, coloque trigo, fermento, sal e açúcar. Misture os ingredientes secos. Em seguida, adicione os ovos e o leite - a quantidade de leite pode variar de acordo com o tipo de farinha utilizada.
  2. Com uma colher, comece a misturar a parte central. Quando não conseguir mais misturar com a colher, utilize as mãos. Segure a tigela com uma mão e amasse a massa com a outra. Aperte com os dedos para que a massa fique bem uniforme, sem gruminhos - se perceber a massa muito seca, pode acrescentar mais um pouco de leite.
  3. Quando a massa parar de grudar nas mãos, transfira para a bancada e comece a sovar. Com a base da mão, empurre a massa na bancada, dobre-a ao meio, vire e continue sovando. Repita esse processo por 5 minutos.
  4. Aperte com os dedos para abrir a massa e adicione a manteiga amolecida para ficar mais fácil de misturar na massa. Dobre para encapsular a manteiga e comece a sovar novamente - nessa etapa, a massa começa a se desfazer, mas não se preocupe, continue sovando por mais 3 minutos que ela vai voltar a ficar homogênea.
  5. Sove a massa por mais 5 minutos até ela ficar bem lisinha e seja possível esticá-la sem rasgar.
  6. Unte uma tigela com óleo ou manteiga, coloque a massa e cubra com um pano úmido ou um plástico filme. Deixe a massa crescer por cerca de 30 a 60 minutos, ou até ela dobrar de volume.
  7. Divida a massa em duas partes iguais e faça uma bola com cada pedaço. Reserve um deles em um saco plástico e deixe na geladeira. Cubra o outro com um pano limpo e espere 5 minutos.
  8. Enquanto isso, faça o recheio.

Lista de Ingredientes do Recheio

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture o açúcar e a manteiga amolecida em ponto de pomada. Misture bem até formar uma pasta - eu prefiro misturar com as mãos, mas pode utilizar uma colher.
  2. Divida o recheio ao meio e reserve - uma metade para cada pedaço de massa.
  3. Polvihe um pouco de farinha na bancada e coloque a massa. Aperte-a um pouco com os dedos e utilize um rolo de madeira para abri-la. Coloque o rolo no meio da massa, role para cima, volte ao meio e role para baixo. Vire em 90° e repita o mesmo processo, abrindo apenas de um lado agora - a massa tende a ficar em formato oval, ajeite com as mãos para deixá-la quadrada.
  4. Com a massa já aberta, utilize uma colher para distribuir e espalhar o recheio. Passe o rolo de leve por cima para deixar tudo bem lisinho - deixe uns 2 cm de cada extremidade da massa sem recheio.
  5. Espalhe metade do coco ralado em toda a superfície da massa já recheada - reserve o resto do coco para a outra parte da massa.
  6. Faça uma leve dobra em um dos lados e enrole a massa inteira com cuidado, deixe bem justinho. Sele bem a emenda, formando um rolinho. Embale-o em plástico filme e reserve na geladeira.
  7. Repita todo esse processo com o outro pedaço de massa - abrir, rechear, enrolar e embalar.
  8. Enquanto o outro pedaço refrigera, corte o primeiro rolo em 6 partes iguais - recomendo utilizar uma faca de serra para evitar que esmague o rolinho e deforme a fatia.
  9. Unte uma forma alta com manteiga ou óleo vegetal. Coloque as peças dentro da forma, mantendo uma distância de 2 cm entre cada. Aperte-as levemente para que fiquem firmes e não caiam enquanto assam. Cubra a assadeira com um pano úmido ou plástico filme. Espere a massa crescer por cerca de 30 a 60 minutos.
  10. Quando faltar apenas 20 minutos, deixe o forno pré-aquecendo a 180°C.
  11. Leve as roscas ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Na metade do tempo, vire a assadeira para que elas assem igualmente - não deixe passar muito desse tempo para não ressecar o miolo, as roscas devem ficar douradas em cima e mais clarinhas nas laterais.
  12. Assim que as roscas saírem do forno, comece a fazer a cobertura.

Lista de Ingredientes da Cobertura

Modo de Preparo

  1. Em um recipiente pequeno, misture o leite e o açúcar.
  2. Despeje 2 colheres de sopa dessa cobertura em cada fatia.
  3. Para finalizar, polvilhe o coco ralado por cima.
  4. Agora, suas roscas húngaras já estão prontas para servir!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 4 diasGeladeira: 7 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Embrulhada em papel alumínio, plástico filme ou dentro de um recipiente com tampa.

Anotações:

Nessa receita, cada rosca húngara ficou com cerca de 120 gramas, mas você pode fazer em fatias menores, se preferir.
Se você for sovar a massa na batedeira, o leite deve estar gelado. Se não, pode ser em temperatura ambiente mesmo.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 118

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 unidade

Calorias476 kcal
Gorduras8,4 g
Carboidratos84 g
Proteinas10,4 g

Como Fazer Rosca Húngara

video cover play button

Se você é uma pessoa mais visual, assista ao vídeo do canal Amo Pão Caseiro, onde o chef Adriano Ribeiro te ensina direitinho como fazer uma rosca húngara.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *