NaColher / Receitas / Prato Principal

Risoto de Frango

Preparos: 20 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Risoto de Frango

Meu risoto favorito de todos os tempos (pelo menos neste exato momento) é este risoto de frango. Lembro-me do dia exato em que tirei as fotos, não era nem eu que tinha preparado, a receita é da minha sogra, diferente de todos os outros risotos de frango que já fiz ou comi, sem duvidas o melhor que já experimentei. É uma daquelas receitas que realmente solidificou o risoto como uma refeição simples de se prepara usando uma panela só durante a semana na minha cozinha. Você pode preparar tanto um risoto de frango sequinho como um risoto de frango cremoso.

Existem três maneiras de se prepara um risoto. Eu sei, também achei que só existia uma. Mas na verdade existem três! A mais comum seria preparar uma receita com um ponto bem cremoso, aquele que você vai adicionando água aos poucos e malhando o braço de tanto mexer. A outra, seria você colocar a água e mexer aos poucos, e por ultimo seria o risoto de frango simples da minha sogra, é surreal de tão gostoso. Ela simplesmente coloca tudo numa panela, inclusive o segredo para esse risoto de frango é usar um frango inteiro cortado em partes, adicione bastante água, temperos e deixa lá, nada de ficar mexendo, apenas muita água e tempo de cozimento.

Risoto de Frango

Agora, me diz sobre a sua ceia de natal…ou almoço do dia das mães! Você faz um cardápio? Sei que estou um pouco atrasada ou melhor, adiantada, mas para ser sincero, gosto de planejar com muita antecedência. Porque e se eu quiser algo complicado ou mais elaborado? E se eu sentir vontade de panetone caseiro ao invés de comprar? É esse tipo de coisa que me faz ser super planejada. É por isso que ainda estou trabalhando no menu do meu de natal.

No entanto, este risoto é um candidato! Por tantos motivos: todo mundo gosta, pode ser feito em uma panela, funciona como uma refeição completa, deixando-me espaço para servir muitos outros pratos extras simples como, figos embrulhados em bacon e ovos recheados com abacate.

Vou ensinar as duas maneiras de como fazer risoto de frango, escolha a melhor e delicie-se.

Risoto de Frango Simples

Quase todas as vezes que faço risoto, ele funciona como um prato principal. Muitas vezes é o risoto de frango, por ser prático e poder usar o frango de ontem, pois é só desfiar. Vocês já devem ter percebido que não estou falando do risoto clássico, não é mesmo? Como viram logo acima, a receita clássica demanda tempo, vinho e paciência. Já esse risoto de frango simples é bem mais fácil e você não precisa ficar de olho na panela! Parece sofisticado, mas não é. Não é prejudicial à saúde, o que funciona de segunda a quinta-feira (eu sei que você me entende). É uma comida caseira, combina com o frio, com o calor e se precisar ser uma comida sofisticada, basta melhorar a apresentação e adicionar queijo. Receita da sogra, que já faz sucesso na minha família.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Pique a 1/20 cebola e o alho em cubinhos. Unte uma panela de pressão com azeite, leve ao fogo baixo e adicione o alho e a cebola. Refogue até dourar.
  2. Pique o frango, transfira para a panela e deixe o frango dourar, cubra com a água, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 15-20 minutos.
  3. Retire o frango da panela e reserve a água para preparar o arroz.
  4. Com a panela sem água e sem o frango, adicione azeite, adicione o restante da cebola previamente picada, o salsão picado, o tomate picadinho e o arroz. Refogue por 5 minutos, adicione sal e temperos opcional - colorau e pimenta do reino são opções deliciosas. Cubra com a água reservada do cozimento do frango, adicione também o frango, misture e deixe cozinhar em fogo baixo.
  5. Quando a água baixar o suficiente para ver o arroz, misture. Assim que começar a secar, misture novamente e desligue o fogo.
  6. Adicione o milho se desejar, misture e sirva.

Risoto de Frango Cremoso

Imagine só uma receita de Risoto de Frango para fazer sucesso no seu final de semana. O prato perfeito para qualquer ocasião, pode confiar! Hoje eu vou te ensinar como fazer risoto de frango do jeito tradicional, o jeito correto de se preparar um risoto perfeito sem erros e sem creme de leite! Um prato simples, leve e cheio de sabor.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Dentro de uma panela de pressão, adicione azeite a gosto e leve ao fogo baixo. Com a panela aquecida, adicione a coxa e sobrecoxa previamente picada em pedaços grandes e deixe dourar dos dois lados. Adicione sal a gosto, cubra com água, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos após pegar pressão. Desligue a panela, retire o frango, desfie e reserve. Separe 1 litro do caldo para preparar o risoto.
  2. Dentro de uma panela não muito grande adicione aproximadamente 1 colher de sopa de azeite, a manteiga, o alho previamente picado e a cebola.
  3. Leve ao fogo baixo e espere dourar. Acrescente em seguida o arroz, e delicadamente mexa refogando por cerca de 2 minutos, até que o arroz fique ligeiramente transparente.
  4. Agora está na hora de adicionar o vinho, aumente o fogo um pouco, bem pouco e misture delicadamente envolvendo os grãos de arroz com o vinho. O aroma é incrível.
  5. Assim que o vinho evaporar completamente, adicione a primeira concha de caldo de frango, use o caldo morno. Acrescente também uma boa pitada de sal, pimenta do reino, curry e misture e abaixo o fogo para o mínimo.
  6. Espere o caldo evaporar e acrescente outra concha. Cuidado para não deixar queimar, não demore demais para acrescentar o caldo e sempre mexa até envolver todos os grãos com o novo caldo adicionado.
  7. Misture e repita esse processo até que os grãos estejam macios. Experimente, o grão precisa estar macio, não mole ao ponto de desmanchar, ele ainda precisa ter consistência. Se necessário acerte os temperos.
  8. Retire a panela do fogo, acrescente a manteiga no centro do arroz e mexa bem. Adicione o frango desfiado e o queijo ralado se desejar. Misture, tampe e deixe descansar por 3 minutos.
  9. Sirva logo em seguida.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 xícara

Calorias355 kcal
Gorduras11 g
Carboidratos41 g
Fibras1 g
Proteinas21 g
Sódio359 mg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *