NaColher / Receitas / Sobremesa

Rabanada Recheada

Preparos: 15 minutos
Preparação: 50 minutos
Rende: 12 porções
Brasileira

Receita de Rabanada Recheada

Se você gosta de sobremesas tradicionais, então que tal uma rabanada recheada, deixando um prato que já é delicioso, ainda melhor? A rabanada é conhecida ao redor do mundo e é tradição forte, principalmente no Natal de muitas famílias brasileiras e portuguesas.

Ela surgiu como forma de aproveitar os pães amanhecidos sem desperdiçá-los, assim, recebendo o nome de “fatia dourada” também. De forma geral, são feitas com fatias grossas de pães amanhecidos molhadas em leite, ovo, leite condensado, vinho, calda de açúcar ou no que você preferir, e depois fritas ou assadas.

rabanada recheada

Sim, é isso mesmo! Em alguns modos de preparo, a rabanada leva vinho, e fica uma delícia!

É um prato muito adaptável e fácil de fazer! E, para deixar ainda melhor, você pode optar por fazer uma rabanada recheada com o que quiser, desde doces caseiros até chocolates. Ou seja, é uma opção perfeita para levar em festas, fazer em casa e agradar todo mundo, porque você pode utilizar o tipo de pão que tiver em mãos e os recheios que preferir.

Agora bora aprender como fazer rabanada recheada, um toque especial em um prato que já é maravilhoso! E eu vou te ensinar duas maneiras diferentes de recheá-las, garantindo opções para você poder escolher o que ficar mais fácil, beleza?

Vamos lá!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Comece cortando as fatias para a rabanada. Meça, aproximadamente, dois dedos de largura e corte o pão baguete ou francês em rodelas - eu utilizei dois baguetes que eu tinha aqui, mas você pode usar pão francês na quantidade que preferir, ok?
  2. Como vamos rechear as rabanadas, retire o final dos pães e utilize somente as rodelas que estejam uniformes de ambos os lados.
  3. Existem duas formas de rechear as rabanadas e tudo vai depender do recheio escolhido. Se for algo mais cremoso, como um creme ou uma nutella, por exemplo, sugiro que frite as rabanadas primeiro e depois adicione os recheios. No caso de recheios mais firmes, como brigadeiros e doces caseiros, você pode rechear primeiro e depois fritar. Vou te ensinar as duas formas para facilitar, ok?
  4. Para as rabanadas que serão recheadas antes de serem fritas, faça um corte no meio de cada fatia de pão até um pouco abaixo da metade, sem cortar o pão completo para o recheio não vazar. Já, se você optar por rechear após a fritura, mantenha as fatias inteiras com os dois dedos de largura.
  5. Para as fatias que já estão recheadas, escolha um recheio de sua preferência e coloque em um saco de confeitar, caso tenha em mãos - se não, você pode utilizar uma colher e adicione o recheio com cuidado para não vazar no óleo.
  6. Adicione o recheio somente na parte do meio do pão, mantenha as laterais secas e feche bem a fatia - desta forma, o recheio não fica vazando dos lados. Reserve.
  7. Em um recipiente grande, faça o caldo para umedecer os pães. Adicione o leite integral e o leite condensado, e misture até ficar homogêneo.
  8. Depois, mergulhe os pães na mistura por alguns segundos para eles absorverem o sabor da calda. Tire o excesso balançando e reserve em uma travessa - o processo é o mesmo para os já recheados e os pães que serão recheados depois de fritos. Repita o passo com todas as fatias.
  9. Em um outro recipiente, para o segundo banho, bata os ovos e a essência de baunilha com a ajuda de uma batedeira - a batedeira é opcional e você pode bater os ovos com um garfo, mas ela ajuda a rabanada a não ficar com cheiro de ovo.
  10. Para esse segundo banho, passe as fatias de pão uma vez em cada lado somente para cobrir, mas não mergulhe como no primeiro passo. Retire o excesso de mistura e volte para a travessa.
  11. Para fritar, leve uma panela funda com bastante óleo ao fogo alto até ele esquentar, depois mantenha o óleo no fogo médio para não queimar as rabanadas e também não encharcar com óleo, caso ele esteja frio.
  12. O processo de fritura para as fatias recheadas e sem recheio é o mesmo. Adicione as fatias no óleo, sempre mantendo um espaço na panela para você conseguir manuseá-las, e evite ficar virando muitas vezes. Retire as fatias quando estiverem douradas em uma travessa com papel toalha. Repita com todas as fatias.
  13. Depois de frio, para rechear as fatias sem nada, faça um corte pequeno e profundo na parte superior do pão, bem no meio, o suficiente para conseguir adicionar o recheio com um bico fino de saco de confeitar ou com uma colher pequena. Adicione o recheio, feche o pão e reserve.
  14. Depois, para a última camada de banho, misture o açúcar refinado e a canela a gosto. Passe as fatias na mistura seca, tire o excesso e pronto! Rabanadas recheadas deliciosas para você aproveitar! Bom apetite!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 60 diasNotas: Armazenar em sacos ou potes herméticos

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 unidade

Calorias221 kcal
Gorduras7,26 g
Carboidratos32,42 g
Colesterol92 mg
Proteinas6,61 g
Açúcar17,12 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *