Preparos: 10 minutos
Preparação: 35 minutos
Rende: 6 porções
Francesa
Receita de Patê de Fígado
Prepare o seu paladar porque hoje vou compartilhar com vocês uma receita super fácil e super chique: o patê de fígado! Esse patê é simplesmente divino e vai conquistar até aqueles que torcem o nariz para o fígado de galinha. Eu mesmo, que sempre tive dificuldade pra comer fígado, acabei me apaixonando por essa receita.
Foi um amigo meu que é cozinheiro quem me ensinou a fazer. Pedi ajuda pra ele porque estava procurando uma receita diferente para surpreender nossos amigos em um jantarzinho descontraído em casa. Quando ele me falou do patê de fígado, confesso que fiquei meio desconfiada, pensando: Será que o fígado pode ser tão gostoso assim?. Mas resolvi arriscar e não me arrependi nem um pouquinho! Agora, sempre que tenho a oportunidade, reúno os amigos ou família em casa para um happy hour e sirvo esse patê como entrada junto com um croquete de costela.
.
Ele pode ser feito com fígado de boi, de ganso e também de frango, que é o que vou te ensinar hoje. Como é uma receita prática, além de ser uma maneira de variar o preparo de fígado de galinha no dia a dia, o patê de fígado funciona super bem como uma entrada em um jantar ou como aperitivo ou para comer no meio da tarde quando bater aquela fome. E o acompanhamento é clássico: uma fatia de pão torrada bem quentinha! Garanto que seus convidados vão ficar impressionados com o sabor e a textura desse patê – fica uma delícia! Então vamos fazer?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Antes de começar o patê, é preciso ter um cuidado com o principal ingrediente. Os fígados de galinha costumam vir juntos, unidos por uma pequena fibra de gordura e, às vezes, também com um pequeno coágulo de sangue. Como isso pode amargar a receita, é preciso retirar essa fibra e o coágulo antes de preparar o patê.
- Descasque e corte as cebolas e cubinhos; descasque e pique o alho, separe as folhas de tomilho dos talos.
- Em uma frigideira grande e com a borda baixa, acenda o fogo alto e refogue na manteiga o louro e a cebola. Não precisa dourar, basta que ela fique transparente. Para evitar que a manteiga queime, mexa de vez em quando.
- Adicione os fígados, o alho, o tomilho e o sal. Depois que o fígado mudar de cor, cozinhe por mais 5 minutos.
- Tire a folha de louro da frigideira e acrescente o conhaque. Deixe que ele se misture com a gordura da manteiga derretida e incline a frigideira ao ponto do fogo se aproximar do álcool presente no preparo. Deixe flambar até o álcool evaporar.
- Quando isso acontecer, adicione o creme de leite fresco e misture bem. Cozinhe por cerca de 7 minutos. Você deve desligar o fogão quando as bolhas de creme de leite estiverem menores, porque isso significa que o líquido reduziu.
- Despeje todo o conteúdo da frigideira ainda quente em um processador e bata até a mistura ficar homogênea. Prove o tempero para checar se precisa acertar o sal.
- Para que o patê fique lisinho, passe por uma peneira. E está pronto!
Anotações
Informação Nutricional
Porção de 1 colher de chá (10 g)
Calorias | 22 kcal |
Gorduras | 1,7 g |
Carboidratos | 0,6 g |
Proteinas | 1,1 g |
Godura Saturada | 0,500 g |
Sódio | 125 mg |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas opções de acompanhamento para o seu patê de fígado.