Preparos: 10 minutos
Preparação: 70 minutos
Rende: 5 porções
Brasileira
Receita de Pamonha Doce
Chegou o momento de aprender a fazer uma deliciosa pamonha doce feita de modo tradicional na palha, ela fica incrível e eu tenho certeza que você vai amar! E a receita é bem completa, viu? Vou te ensinar desde o momento de preparar o milho até a forma de embalar.
No sítio da minha avó tinha uma plantação de milho que, sempre que estava na época, dava muitaaaa colheita. Foi aí que eu aprendi, de verdade, como fazer uma pamonha doce que surpreende qualquer um. Ela sempre fazia para nós, as netas, mas também aproveitava para fazer um dinheirinho vendendo as pamonhas na feira no meio da semana.
E não tem erro, né? A pamonha é uma especialidade da culinária brasileira, com origens ancestrais e influências indígenas. É um prato que carrega consigo uma tradição familiar e um sabor nostálgico. E ela ainda pode ser encontrada em diferentes versões em todo o país, tanto doce como salgada, embalada em palha, em folha de bananeira ou até em embalagens mais modernas e práticas.
Quero deixar uma dica de ouro também. Para aquecer sua pamonha doce depois que ela já estiver gelada, você pode fazer de duas maneiras. A primeira seria submersa em água, dentro de uma panela e levar para ferver. A outra é bem mais simples e rápida. Coloque-a dentro de uma tigelada funda, coloque água até a metade da pamonha e leve ao micro-ondas por 1 minuto, se necessário deixe mais 1 minuto.
Mas, aqui, eu vou ensinar a versão raíz, uma pamonha doce caseira repleta de tradição. Uma ótima escolha, inclusive, para festas juninas e qualquer outra comemoração com amigos e família! Então, bora fazer?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, comece descascando a limpando bem as espigas de milho, retirando as palhas sem quebrá-las - porque vamos utilizar para embalar a pamonha - e retirando todos os cabelinhos do milho. A dica que eu dou é, ainda com a casca, corte um pedaço do lado maior do milho para que as palhas saiam com facilidade e inteiras.
- Para fazer uma ótima pamonha, o ideal são as espigas de milho bem amarelas, com os milhos grandes e granados. Evite utilizar os milhos mais verdes e com os milhos mais branquinhos.
- Com a ajuda de uma faca, corte os grãos do milho e evite cortar o sabugo para não dar um sabor amargo para a pamonha. Depois de cortar todos os lados, você pode utilizar uma colher para raspar todo o restante dos grãos sem desperdiçar nada e sem que venha o sabugo junto. Repita isso com todas as espigas.
- Depois que todos os milhos estiverem cortados, adicione uma pequena porção dos grãos em um liquidificador para começar a triturar e soltar o suco do milho - caso esteja muito difícil triturar essa primeira parte, adicione o leite para facilitar.
- Assim que os primeiros grãos foram triturados e estão em uma consistência mais líquida, adicione, aos poucos, o restante dos grãos cortados. Processe até chegar em uma consistência mais líquida e uniforme, mas não precisa virar um suco, com líquido ralo - se não entrar tudo de uma vez no liquidificador, retire um pouco da massa batida, mantendo uma quantidade suficiente para bater mais milho sem precisar adicionar leite. Repita isso com todo o milho.
- Depois, para garantir uma pamonha bem cremosa e lisinha, passe a massa por uma peneira para retirar somente o suco do milho - pode prensar bem para retirar todo o caldo mesmo, as peles dos grãos ficam até secas na peneira, assim você aproveita todo o caldo - para 10 espigas de milho, vai dar, aproximadamente, 650 ml de caldo.
- Após retirar todo o caldo, adicione o açúcar - você pode calcular, aproximadamente 12 g de açúcar a cada 100 ml de caldo - e misture bem.
- Para montar as pamonhas, lave bem as palhas do milho e deixe em água fervente por, mais ou menos, 5 minutos, deixando-as higienizadas e mais maleáveis.
- Depois, sobre a palha em um formato de cone e depois dobre a ponta final quase até a metade para que o líquido não derrame.
- Adicione a massa da pamonha quase até o topo e finalize a embalagem com outra palha, fazendo a mesma dobra do outro lado - eu gosto de colocar um pedaço de queijo dentro que fica bem gostoso também.
- Assim que dobrar de ambos os lados, passe um elástico na largura para segurar as dobras e depois com outro elástico no comprimento para fixar a embalagem. Repita com todo o caldo para que todas as pamonhas sejam cozidas imediatamente.
- Leve uma panela com água para ferver e, assim que a água começar a ferver, adicione as pamonhas, tampe a panela e deixe cozinhar por exatos 40 minutos.
- Desligue o fogo e retire as pamonhas da água.
- E está pronta, uma deliciosa pamonha doce para aproveitar! Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 6 diasFreezer/Congelador: 180 diasNotas: Armazenar embalada na palha. Caso esteja aberta, colocar dentro de algum pote com tampa.Informação Nutricional
Porção de 1 unidade
Calorias | 267 kcal |
Gorduras | 3,86 g |
Carboidratos | 59,63 g |
Proteinas | 3,13 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas que combinam com a pamonha!