NaColher / Receitas / Lanche

Pamonha no Saquinho

Preparos: 15 minutos
Preparação: 35 minutos
Rende: 7 porções
Brasileira

Receita de Pamonha no Saquinho

Se você assim como eu ama receitas com milho, principalmente pamonha, irá amar essa receita de pamonha no saquinho.. Relaxa, vou ensinar doce e também como fazer ela salgada.

O nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente o local de origem, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, lá é possível encontra essa delicia em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e no meio das rodovias.
A pamonha também é muito popular em vários outros estados brasileiros, tais como São Paulo e Minas Gerais, essa maravilha pode ser encontrada na versão doce e salgada. Já no Nordeste, a opção doce e feita com leite de coco deixando-a ainda mais saborosa.

receita de pamonha no saquinho

Para preparar a pamonha no saquinho vamos utilizar a receita tradicional, ou melhor dizendo, a minha receita. Aqui não iremos acrescentar flocos de milho e nem fubá, pois foi esse o maior motivo pelo qual eu procurei aprender como fazer pamonha no saquinho, claro que o fato de não encontrar aqui no Sul milho na palha, também influenciou muito, rs.

Se você nunca tentou fazer pamonha em casa por não querer modelar na palha de milho, saiba que agora você não irá precisar de nenhuma técnica ou prática, aprenda de um jeito simples e rápido como fazer pamonha de saquinho. Parece estranho né? Mas pode apostar que essa receita básica de pamonha vai dar super certo e você também pode fazer pamonha com milho de lata.

Depois que fiz a primeira vez, virou meu lanche preferido. E o melhor de tudo, você pode usar aquele plástico de levar ao freezer/microondas, ou usar saquinho de geladinho, ou um saquinho próprio para pamonha.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Comece retirando o milho da espiga (debulhando) - ou utilize 2 latas de milho escorridas (sem a água). Lave o milho e retire os fiapos se ainda houver, coloque-o em pé sobre uma tabua e com a ajuda de uma faca, retire todos os grãos de milho cortando de cima até embaixo. Ralando o milho para preparar a pamonha
  2. Em seguida transfira os grãos de milho para um liquidificador, junte o leite (pode ser de coco), a manteiga e o açúcar - se desejar fazer pamonha salgada, adicione mais 2 colheres de manteiga + 100 ml de leite, retire o açúcar e adicione 50g de queijo ralado opcional e um pouco mais de sal. Bata tudo até ficar homogêneo - a massa não pode ficar muito liquida, caso contrario adicione mais milho. juntando os ingredientes dentro do liquidificador
  3. Transfira a mistura do liquidificador para saquinhos próprios de pamonha, ou para saquinhos que possam ir ao freezer/micro-ondas no tamanho que desejar. Adicione um pouco e amasse bem. colocando a pamonha no saquinho
  4. Encha uma panela com água, mas não até a borda. Leve ao fogo e espere ferver. Assim que a água começar a borbulhar coloque os saquinhos, um a um.
  5. Deixe cozinhar por 35-40 minutos. Desligue o fogo e cuidadosamente retire os saquinhos da água e transfira para outro recipiente. Deixe esfriar completamente, por cerca de 20-30 minutos ou mais. esperando a pamonha de saquinho esfriar dentro de uma forma de vidro
  6. Abra o saquinho e retire sua pamoha. pamonha no saquinho fria
  7. Sirva quente ou gelada.
Dicas e Subsitituições
Se desejar preparar sua pamonha recheada, adicione o liquido do saquinho e em seguida acrescente um quadradinho de queijo ou goiabada, fica incrível!

Você pode...
Para a doce: menos açúcar e 50g de coco ralado adoçado.
Para salgada: Retire o açúcar, adicione ao invés de leite de coco, use 400 ml de leite integral, um pouco mais de sal e se desejar queijo ralado, até 50g para essa receita.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 251

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 112 g

Calorias185 kcal
Gorduras8 g
Carboidratos25 g
Proteinas2,6 g

PAMONHA NO SAQUINHO , FÁCIL e RÁPIDO

Veja com a Ediane como é simples preparar uma pamonha no saquinho em tamanho familia.

Sugestão de Cardápio

Veja outras receitas deliciosas para servir com sua Pamonha de Saquinho

7 comentários em “Pamonha no Saquinho

  1. Conseguir fazer,só que elas ficou com um gostinho não agradável de pamonha não não sei se foi porque amarrei os saquinhos com borrachinha de por em dinheiro,ou se foi porque coloquei a pressão!

    Aguardo a resposta.
    Mais não vou desistir não.kkk
    Obg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.