Preparos: 10 minutos
Preparação: 360 minutos
Rende: 1 porções
Brasileira
Receita de Cupim na Churrasqueira
Eu amo churrasco e você? Assar a carne com carvão (ou até lenha) deixa tudo mais gostoso! E hoje nós vamos preparar um delicioso Cupim na Churrasqueira.
Muita gente reclama que às vezes essa carne fica dura. Mas, olha, eu vou revelar agora para você aquela técnica simples e que faz toda a diferença. Quando você for ao açougue, peça para que retirem aquela capa que geralmente vem com a peça. É essa capa que pode acabar com todo o paladar e até tornar o cupim um alimento difícil para mastigar.
Quando eu comecei a fazer receitas, quem me ensinou essa técnica foi um amigo, que fazia churrasco todo final de semana. Gostou? Depois compartilha conosco se você também tem algum segredinho para deixar o cupim mais saboroso.
São poucos ingredientes que eu utilizei no Cupim na Churrasqueira e você também pode escolher os de sua preferência. Mas não deixe de usar uma boa manteiga, tudo bem? E nem cogitei colocar margarina, pois o sabor seria totalmente diferente.
O preparo é um pouco demorado, mas vale a pena! Você vai se surpreender com o sabor! E eu tenho certeza que o Cupim na Churrasqueira vai se tornar um dos pratos especiais aí na sua casa. Depois de pronto, é só servir com aquela farofa especial e o arroz soltinho (também, tem receita deles aqui no Na Colher para você). Vamos lá?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Em uma tábua ou uma forma, coloque o cupim inteiro e faça furos na peça com uma faca. Isso vai ajudar os ingredientes e manteiga a darem mais sabor na carne, ficando mais fácil de entrarem na peça.
- Depois, tempere com sal e pimenta. Nessa receita eu usei sal de parrilla, que é uma delícia! Mas você pode colocar o tempero que preferir.
- Agora coloque o cupim em um espeto para churrasco ou na grelha. O primeiro passo na churrasqueira - depois de acesa - é selar o cupim.
- Lembrando que precisa ser dos dois lados ok? Você pode deixar cada lado por cerca de 2 a 5 minutos, sempre olhando. Lembre que esse processo é só para selar a carne e não assar.
- Em uma bancada limpa ou tábua forre com papel alumínio ou celofane e coloque o cupim que foi selado e comece a passar a manteiga em toda a peça.
- Em seguida, enrole o papel alumínio ou o celofane em volta de toda a carne. Eu usei papel celofane e amarrei com barbante. Mas você pode usar os dois modos que a receita dá super certo.
- O importante é ter certeza que fechou certinho, tá? Isso vai ajudar a cozinhar e depois assar a carne. E, lógico, garantir aquele sabor todo especial.
- Leve para a churrasqueira e agora o segredo é controlar o fogo e cuidar do cupim. O preparo total aqui em casa durou cerca de 6 horas.
- Eu virei a peça sempre que necessário e se for preciso, coloque um pouco mais de manteiga para a peça não ficar seca no fim do processo.
- Agora chegou a melhor parte! A dica é servir com uma farofinha e aquele arroz bem soltinho. Bom apetite!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 dias Freezer/Congelador: 3 meses Notas: Em uma tigela com tampaInformação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 290 kcal |
Gorduras | 24,24 g |
Colesterol | 69 mg |
Proteinas | 16,74 g |
Godura Saturada | 10,19 g |