Preparos: 10 minutos
Preparação: 60 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira
Receita de Canjica Salgada
Se você é brasileiro raiz, com certeza já comeu a canjica doce clássica, mas será que você já provou uma canjica salgada / mungunza salgado?! Pois bem, é a receita que vou te ensinar hoje! Um prato delicioso e super simples de fazer.
Nela, você pode utilizar a proteína que quiser como: frango, carne ou até mesmo costelinha de porco, para ficar bem saborosa. Independente da sua escolha, eu tenho certeza que vai agradar todos os paladares e em qualquer refeição. Afinal, você pode servir a canjica salgada no almoço, na janta ou até uma pequena porção para aquela ceia tarde da noite. O tipo de receita com um sabor único e intenso, capaz de aquecer os corações.
Além de ser deliciosa, você sabia que ela também traz benefícios para o nosso organismo? O milho de canjica utilizado na receita é rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento do sistema digestivo e prolongando a sensação de saciedade.
E sem contar que a canjica traz com ela muita história, pois a teoria mais aceita é que sua versão doce foi inventada no Brasil pelos africanos escravizados no período colonial. E, com ela, outras versões foram surgindo utilizando a mesma iguaria, como a canjica salgada!
Então, bora lá aprender a fazer essa receita deliciosa e super fácil que todo mundo vai amar!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Para o preparo, lave e deixe a canjica de molho de um dia para o outro. Também deixe a carne de porco em pedaços cozida - aqui você pode utilizar a proteína de sua preferência, podendo ser frango, carne seca ou até costelinha de porco - essa última opção é a mais saborosa.
- Em uma panela de pressão, acrescente o milho e a água até cobrir uns 3 dedos acima. Espere pegar a pressão, e deixe cozinhar por 40 minutos e desligue o fogo para que a pressão saia sozinha.
- Em uma outra panela grande, com um pouco de óleo, fritar o bacon picado - se você gostar de bacon, pode colocar mais, ok? - Depois adicione a linguiça calabresa, tampe e mexa de vez em quando. Deixe fritando até a linguiça e o bacon estarem bem cozidos.
- Acrescente os dentes de alho triturados, a cebola e os temperos a gosto - eu utilizei orégano e pimenta do reino - o sal eu deixo para acertar por último, porque todos os ingredientes utilizados até agora já são salgados.
- Adicione a carne de porco em pedaços já cozida, misture, e acrescente o milho de canjica escorrido e cozido.
- Coloque o molho de tomate e mais ou menos 100 ml de água, até cobrir. Para dar um toque especial, coloquei uma colher de chá de pimenta líquida, mas esse passo é opcional.
- Deixe ferver, experimente com cuidado para não queimar a boca e acerte o sal a gosto. Adicione o cheiro verde e misture.
- Prontinho, uma deliciosa canjica salgada para aproveitar com toda a família!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Armazenar a canjica na geladeira somente depois que estiver fria, em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 150 g
Calorias | 260 kcal |
Gorduras | 5,3 g |
Carboidratos | 46 g |
Proteinas | 7,4 g |
Sódio | 406 mg |
Sugestão de Cardápio
Confira algumas receitas para acompanhar a sua canjica salgada