NaColher / Receitas / Saladas e Molhos

Molho de Tomate Caseiro

Preparos: 15 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 1 porção
Italiana

Receita de Molho de Tomate Caseiro

Molho de tomate! Todo mundo já comeu, fez ou usou em algumas receita durante a vida. Mas será que você sabe como fazer molho de tomate caseiro?

Como sempre digo aqui no Nacolher, existem dezenas de milhares de maneiras de se preparar uma receita, tal porque, podemos alterar os temperos, o modo de cozinhar, retirar ou adicionar algum ingrediente, e assim por diante. No entanto, toda receita teve sua origem de algum lugar usando tais ingredientes para sua criação, mas nem sempre sabemos sua procedência exata.
Porém, fala serio, atualmente temos bem mais opções de ingredientes, temperos e técnicas culinárias quando comparados com séculos atrás, então porque focar no antigo, se podemos preparar algo novo e melhor?
Relaxa, hoje vou te ensinar como fazer molho de tomate caseiro simples, de modo tradicional, mas também vou lhe ensinar outras duas opções, sendo uma receita de molho de tomate de liquidificador bem temperado (receita minha), e outra de molho com tomate assado, uma receita de família – obvio que essa já existe, mas aprendi com minha tia avó.

molho de tomate

Que tal um pouco mais de informação? Você sabia que somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em grande escala? Inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha. As primeiras espécies exportadas logo foram batizadas de pomodoro. Hoje em dia, temos disponíveis em diferentes tipos: Carmem ou ‘Longa vida’, tomate caqui, Débora, cereja, holandês, italiano, sweet grapes…dezenas de espécies.

O molho de tomate foi criado pelo chef da corte espanhola Antonio Latine, que usou o fruto misturando tomates, cebolas e óleo de oliva – essa seria a receita original. Em seu livro publicado pouco tempo depois, Latine mencionou utilizar em sua receita, tomates sem pele ou sementes, temperado com salsinha, cebola e alhos picados, sal, pimenta, azeite e um pouco deixando o molho ainda mais acido.

molho de tomate simples

Chega de aula por hoje, porque temos muita receita de molho de tomate caseiro para ver por aqui. E acredite, molho de tomate é algo bem simples e fácil de preparar, seja lá qual receita você escolher, irá amar com certeza.

Depois de escolher o seu molho de tomate use-o para compor pratos como molho de pizza, macarrão ou lasanha, mas também você pode ser incrementar preparos como recheios, ensopados, adicionar ao arroz com feijão e preparar ovos para dar um toque todo especial. Depois que você aprender como fazer molho de tomate caseiro simples, nunca mais irá deixar faltar em sua geladeira ou no congelador: é um item básico por aqui.

Molho de tomate Caseiro Simples

Existem varias maneiras de fazer molho de tomate caseiro, mas que tal aprendermos primeiro do jeito simples? Fica maravilhoso, leve e com sabor neutro para usarmos em massas num geral.
Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Comece retirando a pele e as sementes dos tomates. Para isso leve uma panela com água ao fogo, espere ferver. Enquanto isso, lave bem os tomate, retire o talinho e com uma faca, faça um corte leve em forma de cruz na parte de cima do tomate. Assim que a água começar a ferver, adicione os tomates e conte dois minutos. Retire com uma escumadeira, e com a ajuda de uma faca, puxe a pele dos tomates. Corte os tomates em quatro partes e reserve.
  2. Em seguida, descasque as cebolas, o alho e pique em cubinhos. Lave a ervas e pique também.
  3. Dentro de uma panela, coloque bastante azeite, acrescente a cebola e o alho. Leve ao fogo médio e deixe refogar.
  4. Abaixe o fogo, junte o manjericão, a salsinha, mexa e entre em seguida com os tomates, salpique sal, pimenta e o vinagre se desejar - se preferir um molho menos acido, não adicione o vinagre e adicione 1 pedaço pequeno de cenoura para quebrar a acidez.
  5. O tomate vai começar soltar água. Em fogo bem baixo, mexa as vezes para não pegar no fundo da panela - se estiver pulando muito molho para fora da panela, use uma tampa entreaberta.
  6. Cozinhe até que os tomates derretam, deixando o molho reduzir, e atingir a consistência desejada.
  7. Desligue o fogo e corrija o tempero - deixe o sal para colocar na hora que for utilizar.
  8. Sirva o molho com pedaços, ou passe por uma peneira de furos largos para retirar os pedaços maiores pressionando com uma colher.

Observações e dicas

Você também pode adicionar a salsa e o manjericão no final do preparo.
Se for congelar deixe para finalizar o molho com o manjericão ou a salsa após descongelar.
Guarde o molho de tomate em um pote de vidro fechado na geladeira por até 8 dias, ou no congelador por até 90 dias.

Molho de tomate de Liquidificador Sem Acidez

um molho bem temperado e coringa, para usar em qualquer receita: o molho fica super delicioso e demanda pouquíssimo trabalho. É um molho de tomate caseiro fácil de fazer. Você vai apenas:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Lave os tomates e se desejar retire a pele e as sementes como ensinei na receita anterior.
  2. Descasque a cebola, pique grosseiramente, descasque também o alho e corte em 4 partes. Lave a cenoura, pique em cubos, lave o pimentão, retire as sementes a parte branca e fatie em tiras fininhas.
  3. Dentro de uma panela de pressão, adicione azeite a gosto e refogue a cebola e o pimentão fatiado. Em seguida adicione os tomates cortados em quatro partes, o alho, a cenoura, o manjericão, as folhas de louro, os temperos, sal e pimenta a gosto - usei páprica como tempero.
  4. Adicione a água se desejar, tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo assim que a panela pegar pressão e deixe cozinhar por 10 minutos. Deslie e espere a pressão sair normalmente.
  5. Retire as folhas de louro. Transfira os ingredientes sem a água para um liquidificador, bata por aproximadamente 3 minutos ou até virar um molho encorpado.
  6. Volte o molho para a panela e deixe cozinhar por mais 5-8 minutos em fogo médio. Acerte o sal, pimenta e sirva.

Observações e dicas

Pode ser congelado em forminhas de gelo para usa-lo em porções menores.
Você também pode adicionar o manjericão no final da receita.
Guarde o molho de tomate em um pote de vidro fechado na geladeira por até 10 dias, ou no congelador por até 3 meses.

Como Fazer Molho de Tomate Caseiro Assado

Assar os tomates ajuda a intensificar o sabor do molho, fica uma delícia. Você pode usar qualquer tipo de tomate. Gosto de tomates do tipo italiano, pois ele contêm menos água.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Lave os tomates, e se desejar retire a pele e as sementes (aqui não irei retirar). Depois corte cada um dos tomates em quatro partes iguais (ou em duas, caso eles sejam pequenos). Descasque a cebola e corte em quatro partes iguais. Descasque os dentes de alho e corte em duas partes.
  3. Dentro de uma assadeira, junte os tomates, a cebola, os dentes de alho, o sal, pimenta-do-reino, o azeite de oliva e o a cenoura (caso opte por usar). Misture tudo, espalhe pela assadeira sem deixar a parte aberta dos tomates virada para cima, e em seguida, leve ao forno.
  4. Asse por cerca de 40 minutos a 1 hora, ou até que os tomates estejam murchos e macios. Na metade do tempo, adicione as ervas frescas (salsinha e manjericão).
  5. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e, depois, transfira para um liquidificador ou processador de alimentos - caso queira um molho de tomate com pedaços, use a função pulsar por poucas vezes.
  6. Está pronto para usar.

Observações e dicas

Guarde o molho de tomate em um pote de vidro fechado na geladeira por até 10 dias, ou no congelador por até 3 meses.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 inteira

Calorias540 kcal

Como Fazer Molho de Tomate Caseiro

Molho de tomate caseiro, sem duvidas o melhor que eu já fiz! Não é receita de família, não é receita da amiga ou da sogra, essa receita pode até ter na internet ou você já ter provado na sua casa, mas eu juro de dedinhos que eu simplesmente fui modificando a receita de tomate da minha mãe e adicionando coisas que gosto até obter esse resultado incrível. Agora eu adiciono ela em praticamente tudo!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.