NaColher / Receitas / Entradas

Brusqueta de Tomate

Preparos: 5 minutos
Preparação: 15 minutos
Rende: 8 porções
Italiana

Receita de Brusqueta de Tomate

Brusqueta ou bruschetta? Na verdade, é quase que indiferente a forma que a escrevermos, ambas são preparadas da mesma maneira. A diferença é que bruschetta com ‘CH’ a escrita em Italiano, já a Brusqueta com ‘Q’ é a forma de escrita em Português, como já imaginam aqui no Brasil a maioria das pessoas a conhecem como brusqueta, servida tradicionalmente na ceia de natal ou na ceia de ano novo.

Essa semana vieram alguns amigos em casa e como ainda não havia ido ao supermercado, não tinha muitas opções disponíveis em minha geladeira. Foi então que lembrei-me dos conselhos de minha mãe – quando não se sabe o que fazer e estamos com pouco tempo, algumas fatias de pão tostadas na frigideiras e servidas com vinagrete podem salvar o dia. Foi exatamente o que eu fiz, preparei em apenas alguns minutos uma receita de brusqueta de tomate e servi com uma limonada caseira, ficou perfeito.

O passo a passo da brusqueta de tomate assado é bem simples e fácil de fazer. A brusqueta tradicional é feita à base de pão, tostado na grelha com azeite e depois esfregado no alho amassado e servida com tomate picado. Já existem diversas variações da brusqueta com tomate, hoje é possivel encontrar bruschetta com queijo, brusqueta de tomate com manjericão, brusqueta com abacate, brusqueta com salmão…mas hoje eu vou te ensinar como fazer brusqueta simples de tomate.

Sabe o que realmente faz toda a diferença em uma boa brusqueta de tomate? Os detalhes!
Você tem que caprichar no tempero do tomate, tostar levemente o pão sem deixar queimar e dar aquela boa esfregada com o dente de alho. Em menos de 15 minutos você terá uma deliciosa opção de lanche para servir. Sem falar que servir bruschetta é chique!

Uma receita que pode ser preparada em qualquer época do ano, ela serve como entradinha para a ceia de natal ou até mesmo para um jantar em família, super rápida e fácil de preparar.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Comece lavando os tomates, seque e corte em cubinhos pequenos. Se preferir retire a polpa. Transfira os tomates para um recipiente, junte as folhas de manjericão e regue com um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente. Reserve; Brusqueta de Tomate1
  2. Descasque o dente de alho. Corte o pão italiano em fatias de aproximadamente 1 cm. Unte uma frigideira com azeite e leve para aquecer em fogo baixo. Disponha as fatias de pão e deixe doura até que as bordas fiquem levemente tostadas. Vire e deixe fazer o mesmo do outro lado; Brusqueta de Tomate3
  3. Para montar as brusquetas comece esfregando o dente de alho sobre cada torrada, coloque uma porção do tomate temperado e rale o queijo parmesão sobre todas as fatias; Brusqueta de Tomate5
  4. Regue com um fio de azeite e sirva a seguir.
Observações e dicas:
Pode ser utilizado qualquer tipo de pão, até mesmo o pão de trigo;
O queijo pode ser colocado antes ou depois do tomate;
Pode ser utilizado qualquer tipo de queijo;
As fatias de pão podem ser tostadas na frigideira ou assadas no forno por 10 minutos a 180° C.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 uni

Calorias107 kcal
Gorduras3 g
Carboidratos17 g
Fibras1,4 g
Proteinas3 g
Godura Saturada0,4 g
Sódio274 mg
Açúcar0,8 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *