NaColher / Receitas / Bolos

Bolo de Areia

Preparos: 15 minutos
Preparação: 35 minutos
Rende: 2 porções
Brasileira

Receita de Bolo de Areia

Se você gosta de uma comidinha caseira, fique atento a essa receita de bolo de areia. Fácil, econômica e deliciosa, essa receita é muito antiga, peguei ela do caderno da minha vó. Ela sempre fazia para mim e meus irmãos quando íamos visitá-la e, como todas as suas receitas, era um sucesso com a família toda. E agora, vou compartilhar com você!

Muito tradicional, o bolo de areia tem este nome porque sua massa é tão fofa e macia que chega a desmanchar na boca. Se você perguntar para seus pais e avós, com certeza eles vão lembrar com carinho dessa sobremesa deliciosa. Este bolo é perfeito para acompanhar aquele cafézinho da tarde ou até um chá quentinho.

receita de bolo areia

O melhor de tudo é que o bolo de areia é super fácil de fazer. Na época da minha vó, todos os bolos eram feitos com a clara em neve, então, eu lembro dela batendo as claras na mão usando apenas um garfo. Hoje em dia, temos a batedeira para facilitar nosso trabalho. Outra curiosidade é que antigamente se usava manteiga para fazer qualquer bolo, pois a massa fica mais aveludada, mas hoje em dia as pessoas costumam usar óleo. Nessa receita, vamos manter a tradição e usar manteiga para preparar um bolo ainda mais macio e fofinho.

Outra vantagem do bolo de areia é que ele agrada todos os públicos. Ele pode ser consumido apenas a massa, ou misturar com chocolate em pó para fazer um bolo mesclado, ou até com algum recheio (geleia, chocolate, doce de leite, vai da sua preferência).

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Em uma batedeira ou no liquidificador, coloque a manteiga ou margarina e o açúcar, e bata por cerca de 5 minutos até formar um creme bem pastoso. creme pastoso de manteiga e açucar
  2. Adicione os ovos, em temperatura ambiente, um por um para não coalhar. Enquanto estiver batendo, adicione o sal para realçar o sabor do bolo. Deixe bater por 3 minutos - se o ovo estiver com “pele”, bata por 5 minutos para evitar o cheiro de ovo.
  3. Coloque o leite na massa e adicione a farinha de trigo aos poucos para a massa não criar grumes, enquanto mistura com um fouet. misturando farinha de trigo aos poucos
  4. Quando colocar toda a farinha, adicione o amido de milho, sempre mexendo com cuidado e leveza, até ficar uma massa homogênea. Adicione o fermento em pó e misture.
  5. Unte uma forma com margarina e farinha e coloque a massa.
  6. Em forno pré-aquecido a 180° C por 5 minutos, asse o bolo a 200° C por 35 minutos - lembrando que o tempo pode variar de acordo com o tipo de forno, por isso, sempre faça o teste do palito.
  7. Ao final do tempo, basta desinformar e servir!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 3 diasGeladeira: 6 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Dentro de um recipiente com tampa ou envolto em papel alumínio.

Anotações

Você pode fazer tudo usando um liquidificador, a massa ficará com uma textura um pouco diferente, mas ainda sim ficará uma delicia.
Você pode peneirar todos os ingredientes secos, exceto o açúcar, para evitar grumes na massa.
Para fazer um bolo mesclado, você pode misturar uma parte da massa com cacau em pó e, para garantir a maciez, colocar meia colher (chá) de bicarbonato de sódio.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 bolo

Calorias4248 kcal
Gorduras194,85 g
Carboidratos615,03 g
Proteinas29,80 g

Como Fazer Bolo de Areia

Neste vídeo, Lilian do canal “Qualquer um pode cozinhar” ensina a fazer um bolo de areia com a massa super fofa e saborosa.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *