NaColher / Receitas / Prato Principal

Arroz com Suan

Preparos: 15 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 4 porções
Brasileira

Receita de Arroz com Suan

O arroz já é um alimento base da alimentação brasileira, mas que tal inovar um pouco com o arroz de suan? Para quem ainda não conhece, o suan (ou suã) é o espinhaço do animal, ou seja, é o corte que sobra da retirada da costela e do lombo do porco. Quando junto com parte da costela, ele se transforma na famosa bisteca.

Apesar de parecer ter mais osso que carne, o suan é muito saboroso. Talvez seja por fazer parte ou estar bem próximo à coluna do animal. Mas isto é uma vantagem! Pois, já que tem uma baixa proporção de carne em relação ao osso, trata-se de um dos cortes mais baratos que você vai encontrar no açougue. Por isso, o arroz com suan é um prato econômico!

Além disso, o arroz com suan é um prato histórico brasileiro, sendo muito popular na culinária caipira. Tanto que não se sabe ao certo afirmar sua origem específica, pois alguns dizem ser de Goiás, outros de Minas e outros do interior de São Paulo. Mas é correto afirmar que a receita é sucesso em vários estados brasileiros.

O melhor de tudo é que o preparo é super fácil e rápido! Ficou interessado? Confira aqui o passo a passo do arroz de suan!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Coloque o suan em uma vasilha e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, cominho, folhas de louro amassadas, colorau, cachaça e qualquer outro tempero que desejar.
  2. Misture tudo muito bem com as mãos e, de preferência, deixe a carne temperando por cerca de 2 horas. Reserve.
  3. Em uma panela grande, coloque a banha e o suan temperado, Refogue bem em fogo médio ou baixo - lembre-se de colocar todo o tempero que ficar na vasilha.
  4. Enquanto isso, descasque e corte em pedaços bem pequenos os pimentões, a cebola e os tomates e as pimentas - para isso, você pode utilizar o processador.
  5. Quando o suan estiver bem tostado, adicione os vegetais picados na panela e misture bem. Quando começarem a grudar no fundo, adicione o extrato de tomate e continue misturando.
  6. Quando a carne estiver bem escura, coloque o arroz e refogue bem, para o arroz ficar bem temperado.
  7. Cubra tudo com água e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos - o tempo pode variar dependendo do ponto que você preferir o arroz.
  8. Ao final, se desejar, adicione coentro, salsinha e cebolinha picados para dar mais sabor. Misture bem e está pronto para servir!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Dentro de um recipiente com tampa.

Anotações

Para deixar do jeito que você gosta, pode escolher os temperos que você preferir!

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 150 g

Calorias252 kcal
Gorduras9,69 g
Carboidratos31,56 g
Colesterol77 mg
Fibras1 g
Proteinas8,98 g
Godura Saturada2,108 g
Sódio450 mg
Açúcar1,06 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *