Preparos: 60 minutos
Preparação: 120 minutos
Rende: 15 porções
Argentina
Receita de Alfajor Argentino
Já imaginou fazer um doce internacional na sua casa para surpreender todos na sua casa? Então, vem comigo aprender a fazer o Alfajor Argentino! Eu posso dizer com toda a certeza de que realmente essa receita realmente é idêntica a um alfajor argentino.
Sabe por que? Em 2019, fiz uma viagem para Buenos Aires e lá experimentei o famoso doce de leite, que dizem ser o melhor do mundo (confesso que já provei melhores rs) e o tão famoso alfajor. E você não vai acreditar! Depois que voltei para o Brasil, descobri que minha tia que é confeiteira, já fazia essa receita de Alfajor Agentino para vender.
E eu não poderia deixar essa oportunidade passar, não é mesmo? Então, aproveitei que estava passando uns dias na casa dela e, obviamente, já pedi para que ela me ensinasse como fazer!
Posso dizer que esse, sim, é o melhor Alfajor Argentino (feito no Brasil) que eu provei. Super macio, cremoso e que derrete na boca. Então, bora aprender essa MARAVILHA? Continue lendo essa receita e prepare hoje mesmo! Eu tenho certeza que até quem não está na sua casa, vai querer fazer uma visitinha para provar esse doce, que eu tanto amo!
Lista de Ingredientes Massa
Modo de Preparo Massa
- Em uma tigela grande, comece pelos ingredientes secos da receita. Coloque o açúcar refinado (não opte pelo açúcar cristal, pois a massa seria comprometida devido ao tamanho do grão), o fermento em pó químico, a farinha de trigo e o amido de milho. Misture todos os ingredientes bem. Reserve.
- Em outra tigela, acrescente a manteiga - ela deve estar fora da geladeira cerca de 30 minutos antes de iniciar a receita, ou seja, deve estar em ponto pomada - e os ovos. Nesta parte, é de extrema importância você colocar a medida correta dos ovos. Eu coloquei 5 gemas de ovos para ter uma ideia da quantidade, mas o ideal é que seja pesado exatamente 100 g ok? Se você não tiver uma balança, coloque 1/2 xícara de gemas, aproximadamente.
- Se quiser, você pode acrescentar também raspas de limão ou 2 colheres (sopa) de conhaque na massa. Fica à seu critério. O importante é mexer bem os ingredientes até tudo ficar homogêneo.
- Agora, coloque a mistura da manteiga e dos ovos na tigela dos ingredientes secos e misture com as mãos um pouco. Cuidado para não desenvolver o glúten da massa. Quanto menos mexer a farinha de trigo, melhor. Manuseie com cuidado e sove a massa.
- Em seguida, coloque a massa em uma bancada limpa e comece esfarelando os ingredientes com os dedos. Isso vai ajudar a desfazer a gordura e unir aos ingredientes secos, para alcançar uma massa homogênea.
- Trabalhe bem a massa, amassando com as mãos, até ficar lisa e macia. Se preferir, separe a massa em duas para ficar mais fácil movimentá-la com as mãos e, assim que tiver bem lisinha, junte-as novamente.
- Coloque a massa em um saquinho ou plástico filme e faça movimentos com as mãos para apertar a massa e modelar, em formato quadrado. Leve para a geladeira, por cerca de 2 horas.
- Agora, coloque a massa entre o papel alumínio para começar a abrir. Use uma garrafa de vinho ou copo (devidamente higienizado e seco) para ajudar a abrir uma massa com espessura homogênea. Você também pode usar um rolo e papel manteiga, se preferir. Ao abrir a massa, não deixe muito fina. A ideia é ficar com cerca de 5mm de espessura.
- Depois de abrir toda a massa, pegue um copo para usar como molde e pressione na massa, a ponto dela cortar e formar uma bolacha em formato redondo. Repita esse processo em toda a massa. Se você quiser, também pode usar um cortador profissional.
- Caso a massa venha a rachar um pouco, mas não influencie no formato redondo, não tem problema. Mas se a massa perder o formato, leve novamente ao congelador, por cerca de 10 minutos, e você conseguirá retirar com mais facilidade o formato que precisa para fazer o alfajor. Coloque em uma forma as bolachas de alfajor, com uma distância de uma entre o outro.
- Leve ao fogo, pré-aquecido a 180º, por cerca de 10 a 15 minutos. O grande segredo é retirar do forno assim que a massa começar a dourar.
- Retire do forno e deixe o alfajor esfriar na grade do fogão. Vamos agora aprender a fazer o recheio e a cobertura? Huuum!
Lista de Ingredientes Recheio e Cobertura
Modo de Preparo Recheio e Cobertura
- O recheio é super simples! Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado. Em seguida, coloque a lata na panela de pressão com água, por cerca de 30 minutos. Desligue a panela de pressão e deixe esfriar, até sair a pressão. Coloque na geladeira ou deixe esfriar em temperatura ambiente.
- Caso prefira, pode fazer esse processo enquanto prepara a massa do alfajor ou comprar o doce de leite pronto.
- Já para fazer a cobertura, corte em pequenos pedaços ou use um ralador 400 g de chocolate ao leite. Em seguida, coloque em uma travessa e leve para o micro-ondas, por cerca de 20 segundos. Misture o chocolate e repita esse processo, até o chocolate ficar derretido e homogêneo.
- O chocolate não pode ficar muito quente, ok? Por esse motivo você precisa repetir o processo gradativamente.
- O chocolate vai ficar perfeito quando ele apresentar uma textura brilhante e homogênea.
- Agora vamos para a montagem! Com o alfajor já frio, una dois discos com uma camada de doce de leite, retirando o excesso com os dedos.
- Agora banhe as bolachas de alfajor com o chocolate. Use uma colher para ajudar no processo.
- Coloque em uma forma forrada com papel alumínio (ou papel manteiga) e deixe secar.
- Depois é só se deliciar com o alfajor argentino, feito na sua casa!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: NãoGeladeira: 10 dias Freezer/Congelador: 2 mesesNotas: Em uma tigela com tampa.Informação Nutricional
Porção de 200 g
Calorias | 200 kcal |
Gorduras | 7,51 g |
Carboidratos | 31,1 g |
Colesterol | 19 mg |
Fibras | 0,5 g |
Proteinas | 2,63 g |