Preparos: 10 minutos
Preparação: 150 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira
Receita de Pavê de Paçoca
Vem comigo que hoje eu vou te ensinar uma receita incrível: pavê de paçoca! Sabe aquele doce que é a cara do Brasil? Então…
Você sabia que o pavê é uma sobremesa brasileira inspirada lá na França? O nome dela vem da palavra pavage, que em francês quer dizer pavimento. Imagina só, como se fosse uma estrutura de pedras e concreto, mas no caso do pavê, são camadas de creme e biscoitos. Eu achei super interessante quando descobri isso.
Esse pavê de paçoca que a gente vai fazer hoje é super fácil, e eu te garanto que é sucesso garantido em qualquer ocasião. E eu falo isso com propriedade porque toda vez que eu levo para uma festa, alguém me pede a receita. E o melhor é que pavê é aquele tipo de sobremesa que dá para fazer para um montão de gente, e tem vários sabores também!
Inclusive, se você quiser algo mais refrescante, pode experimentar o Pavê de Abacaxi, que eu já ensinei aqui no NaColher.
Mas hoje, o foco é no pavê de paçoca, e eu estou aqui para te mostrar o passo a passo dessa maravilha! Você vai amar, tenho certeza. Então, bora lá aprender?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, vamos começar a fazer o creme de paçoca. Então, em uma panela grande, com o fogo ainda desligado, adicione o leite condensado e o amido de milho, e misture bem até o amido de milho se dissolver bem.
- Depois, acrescente o leite e as paçocas esfareladas - você pode utilizar menos ou mais paçocas, dependendo de quanto você quer que o sabor dela se sobressaia.
- Leve a panela ao fogo médio e mexa até o creme atingir uma consistência mais grossa. Assim que o creme engrossar, abaixe completamente o fogo e, sem parar de misturar, cozinhe por mais 3 minutos.
- Após esse tempo, desligue o fogo e, por fim, adicione o creme de leite e mexa até todos os ingredientes incorporarem e o creme ficar bem homogêneo.
- Para a montagem, escolha um recipiente grande e um pouco mais fundo - eu utilizei um refratário de vidro de 17 cm x 24 cm.
- Então, comece colocando um pouco de creme no fundo da travessa. Depois, molhe a bolacha maizena no leite e forme uma camada de bolacha por cima do creme - quando você alinhar as bolachas e ficar alguns espaços vazios, você pode quebrar alguns pedaços menores e encaixar para garantir que toda a camada ficará coberta.
- Então, coloque mais creme, espalhe bem, e depois mais uma camada de bolacha molhada no leite, creme novamente e bolacha.
- Finalize com uma camada de creme. Agora é só levar para a geladeira até ela ficar bem geladinha.
- Depois é só decorar como preferir - com paçoca triturada e inteiras - servir e aproveitar. Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 10 diasFreezer/Congelador: 150 diasNotas: Armazenar em potes com tampa, na geladeira.Você sabia? Outras informações
Dicas para preparar o melhor Pavê de Paçoca:
Molho para as bolachas: Ao molhar as bolachas maizena no leite, certifique-se de não deixá-las tempo demais para não amolecerem demais. A textura ideal é aquela em que as bolachas absorvem umidade o suficiente para amolecerem levemente, mantendo sua estrutura.
Opções de acompanhamentos para o Pavê de Paçoca:
Amendoim triturado: Polvilhe amendoim torrado e triturado sobre o pavê para uma textura crocante e um sabor extra de frutos secos.
Calda de caramelo: Uma generosa porção de calda de caramelo por cima do pavê complementa o sabor da paçoca e adiciona um toque de doçura caramelizada.
Informação Nutricional
Porção de 60 g
Calorias | 263 kcal |
Carboidratos | 34 g |
Proteinas | 3 g |
Como Fazer Pavê de Paçoca
Aprenda a fazer um delicoso pavê de paçoca com o canal da Carla Tataro!
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar esse pavê de paçoca maravilhoso!