Preparos: 10 minutos
Preparação: 25 minutos
Rende: 20 porções
Brasileira
Receita de Rabanada Salgada
Se alguém me dissesse que era possível transformar a clássica receita doce de rabanada em uma rabanada salgada, eu teria levado um tempo para acreditar – inclusive foi o que aconteceu. Afinal, na minha memória afetiva, as rabanadas sempre foram o destaque doce, principalmente nas tradições familiares.
No entanto, acredite em mim, essa versão de rabanada salgada é uma incrível surpresa que vai revolucionar seu cardápio de café da manhã ou da tarde.
A história da rabanada tem raízes na tradição portuguesa, mas com toques de variações inglesas e francesas. A origem desse prato remonta à necessidade inteligente de reaproveitar o pão amanhecido, transformando-o em algo extraordinário e evitando desperdícios. Uma verdadeira delícia culinária que atravessou fronteiras e se tornou um clássico apreciado em diversas culturas.
Se quiser se aventurar por outras variações de rabanada, no NaColher já compartilhei receitas de rabanada recheada e rabanada de panetone. Com as festas de fim de ano se aproximando, essas opções se tornam ainda mais especiais para compartilhar momentos deliciosos com a família.
Então, bora aprender uma das mais diferentes, que é a rabanada salgada?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, comece cortando os pães em fatias finas de mais ou menos 1,5 cm, quanto mais fina, mais gostoso ele fica. Quanto mais grosso, mais óleo será necessário para fritar a rabanada e pode ficar gorduroso - aqui, você pode usar a quantidade de pães que desejar, e pode ser o pão amanhecido, baguete, pão de leite ou o que preferir. Reserve.
- Em um recipiente, coloque o leite, os ovos, o queijo ralado, os temperos a gosto e o requeijão - para os temperos, eu utilizei ervas finas, orégano e sal. E o requeijão deixa mais cremoso e gostoso, mas é opcional ou também pode ser substituído por creme de leite ou nata.
- Com a ajuda de um fouet, bata bem até a mistura ficar bem homogênea.
- Depois, passe as fatias do pão nessa mistura, cobrindo todos os lados. Coloque-as em uma forma até finalizar todas as fatias - é importante saber que o pão não deve ficar muito tempo na mistura do leite, é jogo rápido apenas para cobrir com a mistura, senão ela pode ficar mole.
- Se você quiser uma versão de rabanada salgada recheada, você pode fatiar o pão em fatias mais grossas de, aproximadamente, 3 cm e fazer um corte superficial no meio dela sem cortá-la completamente. E então, você pode rechear com presunto, queijo, requeijão e o que preferir, depois seguir os mesmos passos da rabanada salgada tradicional.
- Leve uma frigideira grande ao fogo e adicione a manteiga, óleo ou banha de porco até cobrir todo o fundo, mas sem fazer com que as fatias fiquem submersas - você também pode optar por fazer na airfryer ou no forno.
- Assim que a gordura estiver quente, coloque as fatias banhadas em leite alinhadas, sem que uma fique por cima da outra.
- Quando as laterais começarem a dourar, vire as fatias com uma espátula para não quebrá-las. Assim que ela tostar do outro lado, é só retirá-las em papel toalha e está pronto!
- Uma deliciosa rabanada salgada para aproveitar. Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 3 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 65 g
Calorias | 159 kcal |
Gorduras | 6,13 g |
Carboidratos | 20,02 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar essa deliciosa rabanada salgada!