Preparos: 4320 minutos
Preparação: 420 minutos
Rende: 20 porções
Brasileira
Receita de Requeijão de Corte
Você sabia que o requeijão é uma invenção brasileira? E que o requeijão de corte é mineiro e, muitas das suas versões, demora dias para serem produzidos? E, nessa receita dupla, eu vim ensinar como fazer uma versão de requeijão de corte simples e uma tradicional, o requeijão de corte da roça!
Preparar o requeijão de corte simples é surpreendentemente fácil, e com este passo a passo, você estará pronto para impressionar seus amigos e familiares com sua habilidade culinária. Já o requeijão de corte da roça é aquele raiz, feito com o leite fresco da vaca, com o tempo mais longo, de dias, inclusive, mas que vai trazer aquele sabor original do requeijão de corte que todos amam!
Independente da versão, o requeijão de corte é perfeito para combinar com café fresquinho, bolo feito na hora e uma boa conversa sem fim ao redor da mesa. Além disso, ter a capacidade de fazer seu próprio requeijão de corte significa que você pode desfrutar dessa delícia sempre que a vontade bater à sua porta.
Portanto, prepare-se para explorar uma receita simples, mas repleta de sabor, que vai elevar o seu café da manhã, lanche ou até mesmo a sua sobremesa a um novo patamar de prazer gastronômico. Bora aprender como fazer requeijão de corte!
Requeijão de Corte Simples
Nessa versão de requeijão de corte simples, você vai aprender a fazer um requeijão caseiro em um tempo curto e praticidade no preparo! Então, vamos aprender como fazer um delicioso requeijão de corte simples!Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, leve uma panela grande ao fogo e adicione os litros de leite integral. Deixe esquentar até o ponto que o leite começar a levantar fervura - quando ele começar a formar bolhinhas, fique de olho, porque assim que ele começar a levantar fervura, desligue o fogo.
- Logo em seguida, adicione o vinagre e misture bem.
- Deixe o leite com vinagre descansar até ele talhar - o meu ficou, aproximadamente, 10 minutos descansando para o soro se separar completamente da massa talhada.
- Coloque um pano de prato limpo por cima de um escorredor. Passe toda a mistura pelo pano e escorredor para coar a massa por completo.
- Então, adicione a massa bem coada no liquidificador, adicione o sal, o queijo mussarela e a manteiga - neste caso, o ideal é utilizar a manteiga. A margarina não deixa o requeijão de corte tão gostoso.
- Bata bem todos os ingredientes até formar uma massa homogênea - se começar a ficar muito pesado para o seu liquidificador, adicione um pouquinho de leite integral para ajudar. Eu utilizei, aproximadamente, 100 ml de leite para ajudar a bater.
- Transfira todo o creme para uma panela, leve ao fogo alto e misture sem parar até a massa ficar bem cremosa e começar a desgrudar do fundo da panela.
- Assim que começar a ferver, continue mexendo sem parar até toda a massa se juntar e começar a desgrudar do fundo, por completo - o meu processo levou, mais ou menos, 12 minutos de cozimento.
- Assim que desgrudar completamente, transfira a massa para um pote untado com um pouquinho de óleo e espalhe e amasse bem para formar o requeijão de corte.
- Passe um plástico filme por cima, em contato com o requeijão e leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas.
- Por fim, é só desenformar do pote, cortar como preferir e aproveitar esse delicioso requeijão de corte simples!
- Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 15 diasNotas: Armazenar somente na geladeira em potes herméticos.Requeijão de Corte da Roça
Essa receita de requeijão de corte da roça vai trazer o verdadeiro sabor do requeijão, gostoso e saudável, sem aditivos químicos que comprometem a qualidade dos alimentos. E por este mesmo motivo, ele leva um tempo mais longo para ser produzido, mas já te adianto que vale muito a pena! Então, venha aprender como fazer o requeijão de corte da roça!Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Em uma panela bem grande, adicione o leite da vaca fresco coado e deixe descansando em temperatura ambiente por uns 3 dias para que ele fique coalhado naturalmente - a quantidade vai depender do quanto de requeijão você quer, mas o processo é o mesmo independente dela.
- Depois desse tempo, o leite estará coalhado, e por cima dele vai formar uma camada amarelada de manteiga. Retire-a e reserve, pois vamos usar mais para frente.
- Já sem a camada da manteiga, leve a panela ao fogo e misture levemente para quebrar a massa da coalhada.
- Deixe no fogo até a mistura aquecer, mas não deixe ferver - ela quente torna o processo de separar a massa do soro mais fácil.
- Assim que estiver quente, desligue o fogo e vamos coar toda a massa. Você pode escolher utilizar uma peneira grande, pano de prato limpo ou um escorredor.
- Retire bem todo o soro e passe a massa para uma outra panela.
- Leve a panela com a massa para o fogo e adicione leite fresco até cobrir toda a massa - esse processo se chama “lavagem”.
- Misture de vez em quando e deixe até aquecer e o leite talhar - ele fica mais amarelado e com um líquido menos branco.
- Depois, escorra a massa novamente através de uma peneira ou escorredor - esprema bem para não sobrar quase nada de leite na massa.
- Volte a massa para a panela e adicione leite fresco até cobri-la para realizar uma segunda lavagem. Então, ligue o fogo, misture de vez em quando e deixe até o leite talhar novamente.
- Assim que ele mudar de cor, desligue o fogo e coe novamente, tirando todo o excesso do leite. É necessário repetir esse processo de lavagem até a massa não ficar mais com gosto de azedo e o leite não talhar e mudar de cor - eu fiz, aproximadamente, quatro vezes todo esse processo de lavagem.
- Assim que escorrer a massa pela última vez, passe-a para uma panela e ligue o fogo baixo.
- Adicione a manteiga que foi reservada lá no começo da receita e deixe fritar até a manteiga ficar amarelinha.
- Assim que ela começar a dourar, adicione sal a gosto e continue misturando até a manteiga clarificar um pouco.
- Acrescente toda a massa e misture bem até a massa e a manteiga se incorporarem. Durante esse processo, vá colocando um pouco de leite aos poucos e misturando - ele vai ajudar a mexer.
- Continue mexendo e adicionando o leite aos pouquinhos até o requeijão mole começar a se formar - o ponto ideal é quando ele desgruda do fundo da panela e ele fica com uma textura de chiclete, com bastante liga.
- Passe o requeijão para o recipiente que preferir e acerte a superfície para deixar retinho.
- Leve para geladeira até esfriar completamente - quanto mais frio, melhor.
- Agora é só desenformar e aproveitar esse delicioso requeijão de corte da roça. Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 15 diasNotas: Armazenar somente na geladeira em potes herméticos.Informação Nutricional
Porção de 30 g
Calorias | 99 kcal |
Gorduras | 8 g |
Carboidratos | 0,8 g |
Proteinas | 6 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar esse delicioso requeijão de corte, tanto o simples quanto o da roça!