Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 1 porção
Francesa
Receita de Creme Belga
Hoje vou te apresentar uma receita que vai transformar suas sobremesas em verdadeiras obras de arte. E o melhor de tudo: mesmo sendo a receita original, é super prática e rápida de fazer! A maravilha que conquistou meu coração e também vai conquistar o seu é o creme belga.
Ele é um creme super sofisticado e, ao mesmo tempo, super simples. Costuma ser usado como sobremesa, em si, mas também pode ser um recheio ou cobertura de um bolo (com massa branca, fica maravilhoso!). Por isso, o creme belga é uma daquelas descobertas gastronômicas que a gente não cansa de saborear e de se orgulhar de fazer.
Essa receita deliciosa também é cheia de história. Vocês sabiam que esse creme tem origem na Bélgica, mas foi adaptado pelos franceses e se tornou um clássico da confeitaria mundial? Pois é, eu também não sabia até pesquisar um pouco mais sobre essa sobremesa que eu amo desde criança. E sabe quem me ensinou a fazer o creme belga? A minha avó, que era uma cozinheira de mão cheia e tinha um caderno de receitas antigas que ela guardava com muito carinho. Ela me contava que aprendeu a fazer o creme belga com uma amiga que morou na Europa e trouxe a receita de lá. Ela dizia que era um creme muito versátil, que podia ser usado em bolos, tortas, éclairs e até mesmo puro, com frutas ou biscoitos. Eu adorava passar as tardes na casa dela, ajudando-a a preparar o creme belga e ouvindo as suas histórias. Era um momento muito especial que eu guardo na memória com muito amor. Lembro-me que ela chamava de creme dos anjos, e para mim, ele realmente tinha um toque divino. Cada vez que íamos à casa dela, ela nos surpreendia com uma sobremesa deliciosa, recheada com aquele creme dos anjos. A textura era tão suave e o sabor tão marcante que, até hoje, consigo sentir o gosto e o carinho que ela colocava em cada colherada.
Anos se passaram, e hoje que adoro me aventurar na cozinha, sempre estou fazendo o delicioso creme belga. Não sei dizer se realmente é a receita original de creme belga, mas minha vó diz que é, rs. Fiz tantas vezes e usei de tantas maneiras que virei craque nesse preparo. E hoje eu vou te mostrar todos os segredos de como fazer creme belga para recheio de bolo! Vamos lá?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Antes de começar a preparação do creme belga, é preciso um cuidado com um dos ingredientes: as gemas. Não podemos deixar aquela pelinha da gema no meio do creme, então, depois de separar as claras, peneire as gemas. Basta colocá-las em uma peneira e, com a ajuda de uma espátula ou colher, mexer ate que o líquido se separe da pele.
- Em uma panela, adicione o leite condensado, o leite, o amido de milho, a essência de baunilha e as gemas. Não ligue o fogo ainda! Mexa bem todos os ingredientes, para que vire uma mistura homogênea deixando o creme bem lisinho.
- Depois que os ingredientes virarem uma mistura homogênea, leve o fogo alto. Vá mexendo com cuidado, sem esquecer dos cantos, para não queimar.
- Quando levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até engrossar. O ponto ideal do creme belga é quando você pega um pouco com a colher, deixa cair novamente na panela e ele fica marcado, como na imagem.
- Se você quiser o creme belga simples, está pronto.
- Transfira o creme para outro recipiente, espere amornar e cubra com plástico filme, deixando o plástico totalmente em contato com o creme para que não crie uma película.
- Espere o creme esfriar totalmente até atingir uma temperatura ambiente.
- Separadamente bata o chantilly gelado, ou creme de leite fresco até atingir ponto de neve. O ponto certo, é quando você vira o recipiente e o chantilly não cai.
- Retira o plástico do creme, mexa ele novamente, e aos poucos acrescente o chantilly batido. Misture delicadamente de baixo para cima, até que tudo fique homogêneo e cremoso. Está pronto.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 4 diasFreezer/Congelador: 3 mesesAnotações
O que é Creme Belga?
O Creme belga é um creme delicioso feito com leite condensado, leite, gemas, amido de milho e baunilha. Ele é inspirado no creme de confeiteiro francês, mas tem um sabor mais doce e suave. Ele pode ser usado para rechear bolos, tortas, pavês e outras sobremesas. Você gosta de creme belga? Você pode usar o creme belga para rechear e cobrir diversas sobremesas, e por ter um sabor doce e suave, ele combina bem com frutas, chocolate, coco, nozes e outros ingredientes. O creme belga é uma sobremesa deliciosa que tem origem na Bélgica, mas que também é muito popular no Brasil. Não se sabe ao certo como surgiu o creme belga, mas acredita-se que ele seja uma invenção de chefs belgas no século 17, que colocaram açúcar caramelizado no creme de leite e ovos francês. Na França, essa sobremesa se chama crème brûlée, que quer dizer “creme queimado”, mas na Bélgica ela é conhecida como Brussels cream, em referência à sua capital.
Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 336 kcal |
Gorduras | 26,79 g |
Carboidratos | 21,91 g |
Colesterol | 237 mg |
Fibras | 0 g |
Proteinas | 3,38 g |
Godura Saturada | 15,823 g |
Sódio | 32 mg |
Açúcar | 19,87 g |
Como Fazer Creme Belga
Aprenda hoje a fazer uma deliciosa receita de creme belga! Quem ensina é a Patrícia Goedert.
Sugestão de Cardápio
Veja algumas ideias para acompanhamento do seu creme belga.